30/06/2017

Resenha | O Sol Também é uma Estrela

O Sol Também é uma Estrela
  • Autor: Nicola Yoon
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 288
Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história. Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois. O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?


Ei gente! Hoje eu vim conversar um pouquinho com vocês sobre o que eu achei do livro O Sol Também é uma Estrela da Nicola Yoon - publicado pela Editora Arqueiro. A Nicola já era conhecida aqui no Brasil pelo seu livro Tudo e Todas as Coisas, mas eu ainda não havia tido oportunidade de conhecer seu trabalho. Como o burburinho a respeito da sua primeira publicação estava grande - já que teria uma adaptação para o cinema - eu resolvi conhecê-la através desse segundo livro publicado. E não me arrependi.


Natasha é uma menina extremamente centrada e que sabe muito bem o que quer da vida. Quer permanecer nos EUA, entrar para uma universidade e fazer aquilo que acredita ser sua vocação. Mas tudo isso acaba indo por água abaixo quando ela descobre que sua família será deportada de volta para a Jamaica, seu país de origem. Ela tem exatas 12 horas para tentar reverter e nesse meio tempo ela acaba conhecendo Daniel, um jovem que faz tudo aquilo que sua família espera dele, mesmo não sendo exatamente aquilo que deseja. Ela acredita que o destino o fez encontrar Natasha e tornar tudo tão extraordinário. Já ela mantem a razão em primeiro lugar sempre. 

Esse livro foi uma caixa de surpresas para mim. Primeiro me surpreendi com a forma da narrativa gostosa de se ler. Depois, que todo o livro era dividido em pontos de vista - principalmente entre Natasha e Daniel. Mas não só eles. Qualquer personagem pertinente a história naquele exato momento recebia seu capítulo. Mesmo sendo uma funcionária de algum local em que os protagonistas iam. Se seu ponto de vista era importante, ela recebia um ponto de vista. Achei isso muito bom, porque todo e qualquer ponto nessa história faz sentido. Talvez não imediatamente, mas lá na frente fará diferença.

Sem querer ser clichê - mas já sendo - Natasha e Daniel são personagens que se completam em diversos momentos e situações. Exatamente por ela ser tão racional e ele ser tão sonhador, seus caminhos acabam sendo aprendizados para ambos. É gostoso acompanhar o quão eles - inconscientemente - refletem sobre a opinião de cada um. E, é claro, sobre como essa história é um romance, mas nem só isso. Ela tem camadas sutis de diversos outros temas e a autora faz isso de forma leve e positiva para o leitor.

Não se engane. Eu disse ali em cima que o livro é um romance - e é mesmo - mas no fundo ele é bem mais que isso. Ele fala sobre mudanças de vidas. De várias. Preste atenção em cada detalhe da história, em cada pessoa que interage. É uma surpresa muito bonita pensar em como esse livro, aparentemente "mais um na sua estante" pode ser surpreendente de uma forma que você não esperava. Gostei muito do trabalho da Nicola e fiquei ainda mais curiosa para ler seu outro livro publicado aqui no Brasil. Espero me encantar e me surpreender mais uma vez.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Aline,
    Sempre tive muita vontade de ler Tudo e Todas as Coisas, primeiro livro da autora. Tentei ler antes do filme, mas não foi possível. O filme só me fez querer ler ainda mais o livro. Dizem que O Sol Também é uma Estrela consegue ser ainda melhor. Quero muito ler os dois livros da autora.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo