20/07/2016

Resenha | Coração?

Coração?
  • Autor: Gail Carriger
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 320
Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação.Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?

Se você ainda não leu os outros volumes da série, essa resenha pode conter spoilers para você

Ei gente! Que a série da autora Gail Carriger - O protetorado da sombrinha - me trás momentos muito bons durante a leitura, eu já cansei de dizer por aqui. É uma das poucas séries steampunk que me conquistaram e que me fazem querer ler ainda mais sobre o gênero. A cada livro, Alexia se mete em uma situação diferente e trás um enredo bem diferente do livro anterior. Coração? tem uma história muito bacana - coisas que ainda não tinham sido comentadas - mas que não tirou o posto do primeiro livro como meu favorito da série.


Pela primeira vez, Alexia não é o centro das confusões. É claro que ela está inserida nelas, mas toda a problemática não gira em torno somente dela. Grávida de 8 meses e com o conflito com os vampiros aparentemente resolvido, ela insiste em fazer descobertas na situação delicada que se encontra. Ainda mais quando o nome da Rainha da Inglaterra está envolvido, uma vez que ela é a muhjah de confiança; Com o passado do seu marido em cheque; E sua irmã Felicity tentando dar novos rumos à sua vida; e o nascimento iminente do seu filho. É, a vida de Alexia é mais agitada que a de qualquer outro morador de Londres. 

Alexia é uma protagonista que não decepciona. Mesmo em sua atual situação, ela mergulha fundo em qualquer mistério que aparece em sua frente. Com ou sem a ajuda dos outros, para desespero de seu marido. E isso é o que a série continua tendo de melhor na minha opinião. A autora não deixa a peteca cair em nenhum momento relacionado a personalidade de Alexia. Ela vai atrás do que quer saber e faz o necessário para a felicidade de todos. Mesmo isso não estando tão aparecente.

A narrativa da Gail Carriger mudou ligeiramente aqui. Confesso que minha leitura ficou um pouco mais lenta com essas mudanças. Até a terça parte da história, achei tudo mais descritivo do que nos outros volumes. Isso não é um ponto negativo, de forma alguma. Somente trás menos dinamismo a leitura. Esse fator é sobrepujado para inserção da importância de alguns personagens secundários - que eu realmente não imaginava que iriam se destacar e também pelos diálogos maravilhosos entre Lady e Lorde Maccon. 

Acredito que esse foi o volume em que o steampunk foi mais trabalhado. Invenções são inseridas e elementos que o leitor nem imagina fazem com que esse gênero de segundo plano seja bem enriquecido. Além disso, vários questionamentos recebem respostas, nos fazendo compreender fatos passados e a escolha feita por alguns personagens.

Complexidade, humor e surpresas descrevem bem o que encontrei em Coração?. Apesar da finalização não ter deixado um grande cliffhanger, fiquei na curiosidade com algumas decisões tomadas e o que eu posso esperar do próximo volume que - creio eu - será lançado ano que vem. Mal posso esperar para entender ainda mais sobre a história de Alexia.


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Achei interessante a mudança desse. Talvez seja bom pra diferenciar um pouco, dar uma ideia geral da trama, adicionar mais...
    Ainda não li nenhum, então não sei muito bem o que achar disso. Mas torço pra ser bom. A série vale mesmo a pena e não vejo a hora de ler. Alexia é uma dessas personagens que ficam no coração e impressionam.

    ResponderExcluir
  2. Quando tivemos o evento no Clube do Livro sobre a série eu fiquei curioso por se tratar de um ambiente steampunk e envolver seres misticos, mais quando a historia principal parece envolver mais um romance que qualquer coisa eu desanimei, queriia algo mais para a aventura/ação e se no meio disso tivesse um romance tudo bem.
    A mudança com a narrativa ficar mais descritiva é boa para os leitores ficarem mais imersivos na história

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sempre li resenhas positivas dessa série, mas nunca comprava o primeiro livro, Alma?.
    Até que esse mês o consegui por troca no skoob, e finalmente li.
    Gostei tanto que já comprei o segundo volume, Metamorfose?.
    Ao ler a resenha, fiquei mais animada para continuar a série. Você escreveu que sentiu mudanças nesse livro em relação aos outros, mas acho isso importante, pois serão seis livros, a autora muda para dar uma diferenciação na série, não ficar sempre nas mesmas questões.
    Gostei muito da resenha, estou curiosa para saber como terminará a história de Alexia.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Essa é uma serie que quero muito ler, gostei bastante da historia dessa serie e adorei saber que a autora não perde o ritmo mesmo sendo uma serie longa, também gostei muito da Alexia ela parece o tipo de personagem que conquista o leitor e não consegue ficar fora de confusão, com certeza irei ler essa serie !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo