01/06/2016

Resenha | Não Fuja!

Não Fuja
Não Fuja!
  • Autora: FML Pepper
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 384

Vida. Morte. O que há entre elas? Antes e depois delas? Dois universos tão distintos e intimamente ligados. Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida? Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte? O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida, embebida de escuridão? A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção; a vida, uma batalha; a morte, uma bênção.


Se você não leu os outros volumes da trilogia, essa resenha pode conter spoilers para você

Ei gente! Cá estou eu para falar um pouquinho com vocês de uma das trilogias nacionais que mais gostei de ter lido. Não só pelo conteúdo em si, mas também por conta da simpatia da FML Pepper, autora de Não Pare! Quando terminei a leitura de Não Olhe! - segundo volume e meu favorito - mal podia esperar para ler a finalização e saber qual tinha sido o desfecho para Nina e Rick. Não Fuja! então foi lançado pela Editora Valentina esse ano e pude conferir mais do que depressa as respostas.


Nina possui uma decisão em suas mãos que pode mudar completamente o mundo como vimos; o nosso e os dos zirquinianos. Tudo o que descobrimos ao longo da história - assim como Nina - começa a fazer todo o sentido. E também a mostrar o quanto a jovem é importante, tanto para o bem quanto para o mal. Mesmo com dúvidas, ela só tem duas certezas: ir atrás de uma informação que pode levá-la a sua mãe e ao mesmo tempo que não pode viver sem Richard. Mesmo em um mundo repleto de traições.

Não Fuja! começa exatamente da onde o segundo volume da série parou. Achei muito válido isso, uma vez que o clímax todo estava nas últimas cenas do livro anterior. Apesar desse ponto positivo, a Pepper vai inserindo elementos e personagens desconhecidos em uma grande quantidade. Isso porque o alto escalão do poder zirquiniano passou a se envolver nos assuntos da trama - coisa que ainda não havia acontecido tão fortemente nos outros livros. Confesso que fiquei bem confusa no início por conta dos nomes e novidades, mas logo consegui me centrar na narrativa. 

Além desse início bem movimentado, temos um flashback - que acontece em alguns capítulos no início - muito importante para que o leitor descubra elementos envolvendo o passado de Nina. Ficamos sabendo um pouco sobre sua mãe, seu pai e o que aconteceu para que ela tivesse uma vida tão instável. Gostei que a autora trouxe isso para o leitor, ainda mais com a surpresa contida nele. Só achei que a divisão e a passagem do flashback poderia ter sido mais suave com relação aos capítulos do presente.

Nina e Richard cresceram bastante como personagens - principalmente ela. Deixou de ser uma adolescente até um pouco irritante como no primeiro livro, para amadurecer e mostrar ao que veio nos dois outros volumes. Richard não deixa de ser encantador, mesmo nos momentos mais tensos e nos cenários mais difíceis de se estar. O laço dos dois é realmente bonito e os transforma em pessoas melhores. 

Fiquei um pouco surpresa nos últimos capítulos, mas achei que a finalização foi no ponto e bacana para todas as perguntas que tinha em minha mente. O grande trunfo da Pepper - além do romance que nos faz suspirar - é a ambientação. Como ela cresceu na escrita e principalmente nesse ponto até esse terceiro livro. Fico realmente muito feliz de conseguir enxergar isso nos autores que acompanho. E me deixou com vontade de querer ler mais trabalhos dela - espero que não estejam muito longe de serem publicados. 

Finalizo a resenha com a certeza que nosso cenário nacional só tem ganhado com os livros fantásticos e YA. Espero que isso seja mais combustível para muitos outros aparecerem.


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi, Aline!
    Como ainda não li os livrosf anteriores e pretendo ler, achei melhor não arriscar em ler a resenha. ^^ Li só esse último trechinho em que você diz que gostou da finalização e da ambientação. Pelo que li da sinopse do primeiro livro, também gostei muito de todo esse universo criado pela autora. Histórias em que os personagens desconhecem seus poderes e não sabem quem são e suas origens, me deixam sempre bastante curiosa! Quero muito poder ler logo todos os livros da trilogia!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma série de livros que sempre é recomendada no Clube do Livro aqui no ES, e pelo que já vi a autora realmente é muito simpática.
    Adoro literatura fantástica mais o meu medo com essa série é de o romance sobrepujar a aventura fantástica.
    Talvez no futuro eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo fala que essa trilogia é fantástica e que a autora tem muito talento, sem contar que ela é super simpática, mas acredita que ainda não tenho?? Meu Deussssssssss....preciso comprar urgentemente
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo