05/03/2016

Resenha | Depois de Você

Depois de Você
  • Autor: Jojo Moyes
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 320

Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Se você ainda não leu o primeiro volume, essa resenha pode conter spoilers para você

Ei gente! A autora Jojo Moyes começou a fazer sucesso aqui no país a um bom tempo, mas eu ainda não havia tido oportunidade de ler um trabalho dela. Até que fui convencida no início do ano passado por minhas amigas a ler Como eu era antes de você; e me apaixonei pela história e escrita dela. Confesso que depois desse livro, fiquei com pé atrás para ler outros de sua autoria - ele aparentemente é o melhor dela. Quando soube da continuação, fiquei muito incerta sobre o que iria encontrar, mas curiosa para ler Depois de você.


Depois da morte de Will, Lou viajou, mudou de casa, teve vários empregos. Mas ainda não o superou. Quando compra um apartamento em Londres, começa a trabalhar em um bar no aeroporto e não sabe seu próximo passo, tudo parece ficar ainda mais confuso. Primeiro, ela cai do terraço de seu prédio quando estava caminhando pela beirada dele; depois, conhece um belo paramédico que passa a frequentar vários momentos de sua vida. Só que Will insiste em estar presente, mesmo quando o assunto é um passado que nem ele mesmo sabia existir.

Não sou muito fã de continuações de livros que - na minha opinião - são suficientemente bons sendo únicos. Marcou de uma forma tão forte que uma continuação pode muito bem quebrar aquele encanto que o primeiro livro deixou. E foi isso que aconteceu comigo com a finalização da leitura de Depois de Você. Achei tudo muito desnecessário, principalmente o motivo central em que a narrativa circundou.

Lou prosseguiu com sua vida, mas nada a faz esquecer o que viveu com Will. É claro que isso seria extremamente difícil - para qualquer pessoa. Durante a leitura, presenciamos muitos momentos da lamentação por parte dela e como sua vida voltou a ficar sem rumo e sem perspectivas. Um livro basicamente disso não seria muito bacana de se ler, então a autora inseriu uma forma de o Will ainda está presente - mesmo não estando. E essa forma em alguns momentos, só fez Lou se afundar ainda mais.

Ela conhece novas pessoas, começa a frequentar um grupo de apoio e trabalha em um local muito ruim. Apesar de tudo isso, ela cresce - mesmo que na quarta parte final do livro. Dá para ver que ela se sentiu bem, mesmo por toda a dificuldade que passou nos dois livros. Esse para mim foi um dos pontos positivos. A narrativa da Jojo Moyes continua da mesma forma, um pouco menos envolvente - afinal, meu personagem favorito era Will e boa parte do envolvimento narrativo que tive foi por conta dele no livro passado.

É claro que eu não esperava um livro tão maravilhoso quanto Como eu era antes de você. Isso seria muito improvável. Mas não dá para se separar continuações. Afinal, são as mesmas pessoas. Histórias diferentes? Isso sim. Mesmo assim, acredito que muitos fãs da autora vão se sentir tão conectados quanto antes. Infelizmente, isso não aconteceu comigo.


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Quero muito ler essa duologia, uma pena o segundo livro não ser tão bom quanto o primeiro, acho que a história ser diferente perde um pouco o encanto da coisa mesmo. Enfim, mesmo assim a narrativa da Jojo parece conquistar. Ansioso para ter essa experiência! Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Que pena que você na curtiu tanto assim o livro, porque pelo o que acompanho das suas leituras há um bom tempo sei que é muito provável que a nossa opinião seja parecida.
    Vou ler o livro sim por pura curiosidade, já sabendo que de certa forma o encanto do primeiro livro que foi muito marcante para mim possa ser um pouco quebrado.

    beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://www.mundoplatonico.com/

    ResponderExcluir
  3. Também me apaixonei por Como eu era antes de você, ele acabou comigo e destruiu meu coração de todas as formas possíveis. E confesso que fiquei feliz quando ela anunciou que ia ter uma continuação (nunca pensei que ela ia fazer isso). É claro que não ia ser a mesma coisa do primeiro livro, mas a minha curiosidade pra saber o que a Lou iria fazer com sua vida, despertou uma enorme curiosidade dentro de mim. Eu ainda não li Depois de você, e estou tentando não criar expectativas, para justamente não me decepcionar. E é uma pena que ele não te agradou tanto assim.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Não tive coragem de ler a continuação,pode parecer egoísmo mas eu não quero ler e descobrir que ela vai ser feliz, que vai superar o Will, eu sei que ele está morto e ela tem que seguir em frente, mas o problema maior do livro foi o primeiro jamais quis que ele morresse, mesmo quando ele disse que faria isso la na viagem e ela foi em bora tive aquela pequena esperança de que um milagre acontecesse, ele descobrisse um tratamento e se curasse, sei que isso é muito fantasioso, mas poxa eu leio um livro para fugir da realidade, para poder ouvir aquela vozinha dentro da minha cabeça dizendo "Ei relaxa tudo vai dar certo !". Fantasioso da minha parte ? Sim. Sabe apesar de tudo esse livro mudou a minha maneira de ver o mundo, ele me destruiu completamente, chorei horrores, chorei de raiva, de dor, de amor pelo livro. Mas agora eu penso e se fosse eu ? Eu acho que faria a mesma coisa que ele fez sem pensar duas vezes. Esse livro me lembrou uma citação de outro livro que serviria perfeitamente para ser usado nessa historia, a citação é a seguinte "Amar é destruir e ser amado é ser destruído".

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, ainda não li o primeiro.. Mas pela resenha pude ver que o segundo não é tão bom. Que pena! Porém ainda sim quero ler os dois livros. Li tantas resenhas positivas sobre a autora que não tem como não conhecer o trabalho dela.

    ResponderExcluir
  6. Hey!
    Já vi que muita gente que leu o livro achou que este foi um livro meio que desnecessário.. O Will foi um personagem muito impactante pra gente e claro pra Lou.. Então o pensamento de substituição é complicado..apesar de que me falaram que o Sam é maravilhoso..Aindaa estou curiosa pra lê-lo,mas não tanto como antes é claro ^^
    Bjos :D

    ResponderExcluir
  7. Pensa numa pessoa que tem medo de ler essa "continuação"?! Eu!
    Mesmo assim a curiosidade não me deixa, e morro de vontade de ler...
    Como procede?

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esses livros e estou aguardando ler o primeiro para depois ler esse, porque já vi que esse continua a história do outro. Tenho lido algumas resenhas e comentários sobre ele e pelo que li, tem agradado bem aos leitores. Gostei da resenha

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler esse livro, amei o Como eu era ante de você, curto muito a escrita da Jojo Moyes , parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa continuação dessa história maravilhosa.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Comecei a me interessar por Como eu era antes de você também depois que uma amiga me falou sobre o livro e ainda não tive oportunidade de ler mas ele está na minha lista de leitura e quando soube dessa sequencia fiquei curiosa pra poder ler !!

    ResponderExcluir
  11. Olá....
    Eu simplesmente me apaixonei por "Como eu era antes de Você". Um dos melhores livros que já li até hoje... E estou super ansiosa para ler "Depois de Você"... Gostei bastante da sua resenha e preciso urgente ler esse livro que aposto que também vou me apaixonar...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Vi muita gente criticando esse livro e como você mesmo disse nada vai se comparar ao primeiro livro, e essa expectativa acabou fazendo com que algumas pessoas não gostassem da continuação. Ainda não li o primeiro livro, mas espero ler antes do lançamento do filme, e pretendo ler o segundo, to muito curiosa para saber como a personagem principal vai lidar com a perda, e com o novo amor.

    ResponderExcluir
  13. Claro que eu to doidinha pra ler esse livro ne.. Li o primeiro e me apaixonei. Nem todos estão falando bem desse livro, fico com um poquinho de medo de me decepcionar..
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Não sei ainda o que vou sentir a ler essa continuação, sempre fiquei pensando em como ia ficar a história de depois de acabar a leitura, e agora tenho essa chance, não sei se vai ser boa como imagino mas vou tentar apesar de varias pessoas terem achado desnecessária.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li Como era antes de você, por isso não vou ler a resenha, medo do spoiler rs
    Estou esperando o momento ideal para ler, por que sei que vou sofrer como todo mundo e pelo que vi de comentários de que já leu Depois de você, parece que vale a pena.
    Quer ler Depois de você já na sequência, quem sabe não sofro menos rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo