08/02/2016

Resenha | Beleza Perdida

Beleza Perdida 
  • Autor: Amy Harmon
  • Editora: Verus
  • Páginas: 336


Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.



Ei gente! Quis aproveitar as férias de início de ano para dar uma lida naqueles livros que eu queria muito, mas que não havia tido tempo de fazê-lo no ano passado. No caso de Beleza Perdida - da Amy Harmon - eu apenas o havia comprado, mas mesmo assim o coloquei na frente de outras leituras. Principalmente pelo fato de todos elogiarem o trabalho da autora. Alguns dizem que esse é seu melhor livro, então qual a melhor maneira de conhecê-la a não ser lendo Beleza Perdida? E ele foi realmente tudo isso que diziam.



Fern é apenas mais uma jovem no colegial tentando se encaixar. Tirando o fato de que é apenas comum e que não é dona de uma beleza extraordinária, ela cuida de seu primo Bailey - que possui uma doença em que seus músculos se enfraquecerem. Ao contrário dela, Ambrose é lindo, popular e um grande lutador da escola. E amor platônico durante muito tempo de Fern. Ela nunca esperava ter uma chance com o rapaz, até que seu retorno após a ida na guerra muda toda sua visão. Em cima de perdas e escolhas, a beleza muda de formas e transforma pessoas.

Eu me senti extremamente conectada e na pele de Fern. Acho que muitas leitoras também. A passagem da vida dela - vivendo um amor platônico e esperando ser amada, apesar de suas inseguranças - acontece com várias pessoas. Mas não foi só isso que me fez entendê-la. Por trás de toda normalidade, ela é extramamente forte e amorosa, mesmo nas dificuldades. A vida dela foi moldada para cuidar de seu primo e sua bondade transborda. Tudo que ela transmite é muito verdadeiro e passa ao leitor. 

Ambrose é menos cativante, mas de forma alguma ruim. Ele passa por muitos momentos ruins e isso o molda. Exatamente por esses momentos que ele não mostra realmente como é. Parece que sempre está faltando algo. E ele é um dos personagens que mais crescem no decorrer da narrativa. Todo o sofrimento que passa em decorrer de suas escolhas, o transformam a cada página. Mesmo com esses dois bons protagonistas, o livro não seria a mesma coisa sem Bailey. Ele é que dá o tom merecido ao livro. Ele é o que muitas vezes mostra o lado bom, o divertimento e o conselho - apesar de parecer a figura mais frágil presente no enredo. No fundo, ele é o mais forte dali. Mesmo sem poder mostrar fisicamente.

Amy Harmon tem um trabalho lindo em suas mãos. Beleza Perdida me tocou de uma forma que poucos livros fizeram. Ele é belo em formas diferentes - assim como cada um de seus personagens e cada uma de suas situações. É verídico em mostrar como a vida pode ser difícil. E como crescemos apesar das dificuldades. Tudo isso sendo narrado em terceira pessoa, envolvendo ponto de vista diferentes e trabalhando com flashbacks nos momentos exatos. 

Com certeza me tornei fã do trabalho da autora, mesmo tendo lido somente um de seus livros. O jeito como ela escreve conquista até mesmo o mais difícil leitor, e creio que seus outros trabalhos também mostram isso - talvez não marcando tanto quanto Beleza Perdida. Foi uma leitura em que o romance foi o principal, mas que o crescimento foi fundamental. Não só dos personagens, mas também meu como leitora.


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Realmente não há forma melhor de conhecer uma autor(a) senão lendo sua mais famosa obra. Beleza Perdida está na minha lista de desejados, sou louca por este livro. A história me encantou em tudo, Fern é uma personagem fantástica, apesar de não ser considerada bela, ela é linda a seu modo, e ver um personagem como Ambrose se tornar uma pessoa melhor deixa a obra ainda mais bonita. Esta obra me faz lembrar um pouco a Bela e a Fera. Enfim, eu amei sua resenha, me deixou ainda mais empolgada para conferir a obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem curiosa. Começando por ser uma releitura de A Bela e a Fera, um dos meus contos de fadas preferidos. E também pelo que você falou na resenha, sendo Fern uma garota com a qual nos conectamos, e Ambrose crescendo durante a narrativa. Vai pra minha lista de desejados com certeza.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler, a história parece ser bem emocionante, com uma escrita e narração ótimas. A resenha me deixou ainda mais curioso, já que todo mundo fala tão bem :) Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro esse ano e posso dizer que foi uma escolha acertada. Fico feliz em saber que ele te tocou bastante, pois ele se tornou um dos meus livros favoritos. A escrita da Amy Harmon é muito sensível, adorei o jeito que ela descreveu a história. Você deveria ler Infinito + Um, também é dela e é um livro incrível, acho que você vai gostar! beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Quero muito ler esse livro, faz um tempo que li sobre a historia e depois de ler tantos comentários positivos fiquei ainda mais curiosa parecer ser um livro linda e muito emocionante e ele está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada em releituras de clássicos! A beleza tá tão em pauta nesse seculo que o livro acaba sendo perfeito para nos dar uma lição.. Gostei muito da resenha, pretendo ler o livro. Não posso deixar de falar que a capa me chamou muito a atenção, está linda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo