31/12/2015

Melhores Leituras de 2015


BRASIL! Chegou aquele post do ano em que eu tenho a difícil missão de escolher os melhores livros que li. Sempre falo que vou fazer um Top 10, dou uma roubadinha e acaba virando Top 15 hahahaha. Mas esse ano, não é que foram exatamente 10 livros favoritos? Nada combinado nem previsto. No ano de 2015, eu li um pouco abaixo do que eu esperava - foram 62 livros lidos - e acabou que não completei minha meta no skoob por 4 livros. Eu não costumo fazer metas, mas eu queria muito ter chegado pelo menos nos 80 livros lidos. Enfim, o tempo não deu. Apesar disso, fiquei contente com tudo o que li. 

Então, bora dar uma olhadinha no meu Top 10 de 2015 e vejam se vocês concordaram com algumas das minhas escolhas - lembrando que elas não estão em ordem de preferência. Todas essas leituras me tocaram de alguma forma que não dá para medir. =D

1 - Como Eu Era Antes de Você

Quando eu terminei esse livro da Jojo Moyes - o primeiro que li da autora - me perguntei "Por que demorei tanto tempo para lê-lo?" Eu adoro sofrer em minhas leituras e esse livro é um prato cheio para aquele rio de lágrimas. E eu nem sou mantega derretida nem nada mentira claro que sou. E não são só as lágrimas que esse livro me trouxe. O toque de superação e de amor são tão sutis e belos. Fica difícil transmitir para alguém que gosta do gênero e ainda não o leu o quanto ele é bom. E agora eu estou com um pé - bem grande por sinal - atrás para ler qualquer outro livro da autora, porque eu sei que esse foi o melhor e provavelmente vou me decepcionar. Comecei o ano de 2015 muito bem na companhia dele.


2 - Por Lugares Incríveis

Mais um livro da série: eu não sabia que iria chorar. E não sabia que iria levar uma lição daquelas na minha cara. Por Lugares Incríveis não chamou tanto a atenção como deveria ter chamado no meio literário desse ano - talvez por ter sido lançado bem no início do ano. Mas ele é um livro que merece mesmo uma boa olhada. Que YA incrível e que história que nos faz pensar e pensar. Gosto de livros que ao serem finalizados, me façam ficar olhando para o teto para pensar e ver o que eu estou fazendo de diferente na vida. Esse foi um deles.
3 - A Lâmina da Assassina

Acho que essa é a primeira vez que um livro de contos entra no meus melhores do ano. Mas tem um motivo especial, por se tratar da série Trono de Vidro - minha queridinha entre tantas outras. Nesse livro, o passado da protagonista é mostrado e transforma a história dos outros livros. Tudo passa a fazer sentido e a se complementar. E mostra o quanto ela sofreu, o quanto caminhou para chegar onde está. Mais que indicado. 
4 - Sem Esperança

Um Caso Perdido é o meu livro favorito da Colleen Hoover e quando pude conferir essa história no ponto de vista do Holder - fora algumas partes extras relacionadas somente a ele - fiquei muito feliz com o que encontrei. A Colleen tem esse dom de escrever NA excelentescom temas pesados, mas de forma sutil. Em Sem Esperança tudo o que li anteriormente foi ainda melhor e mais informativo. 
5 - A Rainha Vermelha

A Rainha Vermelha fez um sucesso tremendo esse ano. E não foi à toa. O livro - apesar de seus aparentes clichês - trás uma protagonista ótima, com uma história de plano de fundo com tudo para dar certo. O que me fez colocá-lo no Top 10 foram as reviravoltas que encontrei e o quanto estou curiosa para saber o que a autora vai aprontar nos próximos volumes. 
6 - O Príncipe dos Canalhas

Esse foi definitivamente o melhor romance de época que li no ano. Não leve a mal, eu ainda amo a Julia Quinn e ela é minha autora preferida do gênero, mas o que a Loretta Chase apresentou aqui foi maravilhoso. Ri do início ao fim e não conseguia me conter. Fora que os protagonistas são sarcásticos e irônicos sem medir. A lembrança das cenas entre eles me trás risadas até hoje.
7 - Encruzilhada

Ahh esse livro! Foi a maior surpresa do ano para mim. Eu não esperava nada dele. Mais nada mesmo. E ele me surpreendeu de todas as formas. Um sobrenatural YA como eu ainda não tinha visto, mostrando como todas as nossas escolhas - mesmo em nosso mundo sem poderes - interferem na vida das pessoas ao nosso redor. E qual decisão tomar? O que fazer para que a minha escolha não atrapalhe ninguém que amo, mas que também não me deixe arrependida? Pois é. Leiam!
8 - Uma Curva no Tempo

O livro que chamou minha atenção pela capa, mas que em um primeiro momento eu deixei passar. Só depois de muitas pessoas me dizerem que era de tirar o fôlego que resolvi encarar. E olha... que livro, meus amigos. Que história que me fez refletir e pensar. Eu recomendo a quem ainda não leu, passar longe até da sinope. Todas as surpresas que ele trás são válidas e tem um sentido. Me marcou demais e deu um tapa bem dado na minha cara.
9 - Cress

As Crônicas Lunares já virou uma das minhas séries de livros favoritas. Mas Cress - terceiro volume - me conquistou de uma forma que eu não esperava. A releitura de rapunzel me emocionou bastante. Além, é claro, de ter trago novos rumos a história de uma forma geral e que me surpreendeu. Acho difícil o próximo livro da série tirar o trono desse como o melhor para mim. Vamos esperar.
10 - Corte de Espinhos e Rosas

Esse aqui saiu resenha essa semana e está fresquinho na mente de vocês. Um livro que eu esperava que fosse bom, mas não tanto quanto eu li. Mistura de subrenatural, com fantasia, com releitura de bela e a fera... claro que eu me apaixonei. E indico a Sarah J. Maas para todos os seres humanos que gostam de gêneros assim. Virou amorzinho!
E as leituras de vocês? 2015 foi um ano agitado? Me contem antes que 2015 acabe! hahaha

Um Feliz Ano Novo para todos vocês. Muito obrigada por acompanhar o Memórias Literárias por mais um ano! Sou eternamente grata!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Aline...
    bem concordo com pelo menos 7 livros...os outro nao sei pois nao li.....amei Cress...e A lamina assasina...e outros tambem mas esses dois....da vontade ne ler todos os dias...boas escolhas..e que o proximo ano venha mais leituras otimas....bjss...

    ResponderExcluir
  2. Bom, para mim não foi um ano muito produtivo no quesito leituras, mas estou satisfeita comigo mesma por ter lido mais que ano passado.
    Fico feliz em saber o quanto tem te conquistado estes livros, que por sinal A Rainha Vermelha, Como Eu Era Antes de Você, Por Lugares Incríveis e Corte de Espinhos e Rosas já estão em minha lista de leituras para 2016. Um sonho!!
    Bjs e feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Dos livros mostrados na sua lista li A rainha vermelha, Uma curva no tempo e Encruzilhada, todos foram boas leituras, mas em especial Encruzilhada foi um dos melhores livros que li esse ano, tomara que lancem logo a continuação.
    Tenho Como eu era antes de você e Por lugares incríveis,porém ainda não li, espero ler no ano que vem.
    Quero muito ler algum livro da Colleen Hoover,pois a maioria das resenhas que li sobre seus livros foram positivas e Corte de espinhos e rosas.
    Feliz Ano novo para você e sua família!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline. praticamente todos os livros citados estão na minha lista de desejados, e alguns em lista de metas, exceto por Sem Esperança e O Príncipe dos Canalhas. Não vejo a hora de ler ambas as séries da Sarah J. Maas, ler livros da Jojo Moyes, As Crônicas Lunares e todos os outros. Quero ♥.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    De todos só li A Lâmina da Assassina e A Rainha Vermelha que também foram uma das melhores leituras desse ano, mas ainda quero ler Corte de Espinhos e Rosas, O Príncipe dos Canalhas e a serie da Colleen Hoover !!
    Feliz ano novo !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo