16/12/2015

Austen Day | 5 motivos para ler Jane Austen


HAPPY JANE AUSTEN DAY! Todo mundo aqui já está careca de saber que uma das minhas autoras preferidas de todos os tempos é a maravilhosa Jane Austen, que entrou na minha vida em formato de Orgulho e Preconceito e não saiu mais. Sempre que posso, faço um post especial relacionado a autora ou as adaptações vindas de seus livros. E como o dia 16 de dezembro é o aniversário dela e o Jane Austen Day, É CLARO que eu não poderia deixar de fazer algo especial para fazer com que mais pessoas conheçam o quão brilhante ela é.

Dessa forma, faço aqui - um Top Top de certa forma - uma lista com 5 motivos para você ler Jane Austen. 

1 - Tudo o que ela escreve é atemporal. Exatamente por se tratarem de clássicos, essa expressão cai como uma luva para todos os livros da Jane sou amiga íntima dela. Os temas retratados - mesmo com a linguagem um pouco mais rebuscada por se tratar da época em que se passam - são múltiplos e servem para vários tipos de leitores. 

2 - Não é mais um romance água com açúcar. É claro que o foco da Austen é o romance. E ele é muito bem construído, muito mais verdadeiro e verídico do que muitos dos livros do gênero atuais. Muitas das situações que acontecem podem ainda acontecer em cenários diferentes. E o romance é rico. Faz você ter diversas emoções e se sentir conectada e querer desesperadamente vivenciar um.

3 - Homens, Austen não é só para mulheres. Mas é claro que não! Austen deveria ser lido por todos, pelo menos para vocês conhecerem a escrita dela. Mesmo o romance sendo o centro, a autora sabe trabalhar conflitos familiares, escolhas importantes. E é claro - que mulher não se encantaria em um rapaz que já leu Jane Austen e aprecia o trabalho da autora? Acho muito bacana vocês meninos tentarem ler Orgulho e Preconceito lá vem eu como sempre puxando sardinha ou Persuasão. Ou qualquer um.

4 - Protagonistas a frente de seu tempo e com personalidades diferenciadas. Eu me identifico demais com Elizabeth Bennett. Personalidade forte, sabe o que quer, mas ao mesmo tempo comete tantos erros de julgamento. Ela é humana. Não só ela, como todas as suas protagonistas. Algumas são mais avoadas. Outras mais pé no chão. Mas o que todas almejam é a felicidade. O reconhecimento como mulher e, porquô não, o romance.

5 - O aprendizado é constante. Mesmo eu lendo continuamente e repetidamente os trabalhos da Jane, eu sempre aprendo algo diferente. Seja como pessoa ou como provável escritora quem sabe um dia? não dá para não sair com pelo menos uma lição de cada livro dela. Seja essa lição sendo romântica ou não. Sendo ela simples ou complexa. Jane Austen não se cansa de me ensinar. 


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Com certeza lerei Jane Austen após este post. Eu estava interessado em Orgulho e Preconceito após muitos bons comentários desde sempre. Mas, não há como não se render à Não é mais um romance água com açúcar e Protagonistas a frente de seu tempo e com personalidades diferenciadas.

    ResponderExcluir
  2. Aline, adorei o post! Ainda não li nada de Jane Austen, mas quando vi na Black Friday uma boa promoção de Orgulho e Preconceito, comprei sem pensar duas vezes. Não chegou, mas assim que estiver em minhas mãos, ele será um dos primeiros livros que lerei. E seus motivos me fez ficar ainda mais ansiosa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Bom, ainda não li nada da Jane Austen, mas em decorrência dos diversos comentários positivos que leio em relação aos livros dela, tenho diversos em minha lista de leituras, adorei esse post, pretendo ler Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Jane Austen também é uma das autoras que mais gosto.
    Já li três livros da Jane Austen, Orgulho e Preconceito, Emma e Razão e Sensibilidade. Orgulho e Preconceito é meu livro preferido, ele foi o primeiro livro que comprei e li por iniciativa própria.
    Concordo com todos os motivos listados, todos deveriam ler Jane Austen.

    ResponderExcluir
  5. Assim como você, Jane Austen entrou na minha vida literária por Orgulho e Preconceito. Primeiro o filme, depois o livro. Além desse, li Persuasão e Razão e Sensibilidade, e quero muito ler Emma. Mas meu preferido é Orgulho e Preconceito, disparado. Super concordo com você: os romances dela são muito bem construídos e verossímeis. Pense numa coisa pra eu detestar em livro ou em filme é romance relâmpago!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Diferentemente da maioria das pessoas, o primeiro e, até agora, único livro da Austen que eu li foi "A Abadia de Northanger" por ela satirizar com os romances góticos e eu ser uma entusiasta dos mesmo, hahaha, mas eu simplesmente AMEI a experiência, com certeza pretendo ler mais da autora, possivelmente o próximo será "Razão e Sensibilidade" pois já tenho aqui na minha coleção :)
    Adorei o post e os motivos que você enumerou!
    Estou seguindo e amando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com/ :)

    ResponderExcluir
  7. Nem sei por onde começar falando do meu amor por Jane Austen <3 Só li dois livros da autora "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão", mas já sei que ela vai ser uma das minhas autoras favoritas pra vida inteira.

    Amo que as personagens dela são diferentes do que é esperado da sociedade e como não se apaixonar por seus mocinhos? Sofro com Mr Darcy hahaha.
    E como você disse o que ela escreve é atemporal mesmo. Apesar de ser escrito há tanto tempo você se identifica constantemente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii Aline...
    bom e triste dizer isso mais nunca li um livro da Jane...é my friends triste realidade....kk...mas pretendo ler e começar com Orgulho e Preconcei...pois todos babam esse livro...mas tenho medo de ir com muita espectativa...mas sao otimos motivos....bom post...bjsss..

    ResponderExcluir
  9. Até hoje nao tive a oportunidade de ler nenhum livro da autora infelizmente, mas espero que em 2016 eu consiga ler. Todos falam super bem de suas obras <3

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Sempre tive muita vontade de ler Jane Austen mas acaba que nunca leio, ela já está no topo da minha lista de 2016 e realmente quero conhecer sua escrita vejo as pessoas falarem muito dela e mesmo se passado tantos anos seus livros ainda encantam as pessoas pois suas historias são atemporal !!

    ResponderExcluir
  11. Jane Austen com certeza é e sempre vai ser uma referência quando se trata de literatura de boa qualidade. Li os livros da autora pela primeira vez quando estava no ensino médio ainda, e de lá para cá em todas as leituras que faço descubro algo mais para levar a vida inteira. Como tu disse, a autora não cansa de nos ensinar. Além disso, as mocinhas de personalidade que ela constrói são diferentes e mais interessante que aquelas com as quais estamos acostumados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo