13/08/2015

Resenha | Segredos de uma noite de verão

Segredos de uma noite de verão  
  • Autor: Lisa Kleypas 
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 288

Apesar de sua beleza e de seus modos encantadores, Annabelle Peyton nunca foi tirada para dançar nos eventos da sociedade londrina. Como qualquer moça de sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar alguém, mas, sem um dote para oferecer e vendo a família em situação difícil, amor é um luxo ao qual não pode se dar. Certa noite, em um dos bailes da temporada, conhece outras três moças também cansadas de ver o tempo passar sem ninguém para dividir sua vida. Juntas, as quatro dão início a um plano: usar todo o seu charme e sua astúcia feminina para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle. No entanto, o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle, o rico e poderoso Simon Hunt, não parece ter interesse em levá-la ao altar – apenas a prazeres irresistíveis em seu quarto. A jovem está decidida a rejeitar essa proposta, só que é cada vez mais difícil resistir à sedução do rapaz. As amigas se esforçam para encontrar um pretendente mais apropriado para ela. Mas a tarefa se complica depois que, numa noite de verão, Annabelle se entrega aos beijos tentadores de Simon... e descobre que o amor é um jogo perigoso.

Ei gente! Tive oportunidade de ler o primeiro trabalho da autora Lisa Kleypas publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro e gostei bastante do que vi. Quando foi anunciado que uma nova série de livros da autora seria lançada no Brasil, me empolguei por conta da premissa e dos títulos remetendo a estações do ano. E minha surpresa ao ler o volume inicial de As Quatro Estações do Amor foi tanta que eu já o preferi aos livros anteriores que li dela. 


Em Segredos de uma noite de verão, conhecemos Annabelle, que apesar de ser uma moça de beleza admirável, não consegue um bom partido para o casamento. Isso porque a jovem não faz parte de uma família com muitas poses ou sequer faz parte da nobreza. Mesmo com esse impedimento, ela não desiste - até porque se sente na função de arranjar um bom marido para ajudar sua família que já passa por necessidades. Em um evento da sociedade londrina certa noite, ela conhece outras três jovens que compartilham da mesma situação: a solteirice. Juntas, elas resolvem unir forças e achar um par para cada uma sem medir esforços. Mas é claro que existe um homem poderoso - Simon Hunt - que tem como seu maior objetivo fazer de Annabelle sua amante. E para isso, a jovem não pode se casar.

Assim que soube o formato e o enredo que encontraria nessa nova série da Lisa Kleypas, me empolguei muito. Um grupo de jovens que se une para arranjar casamentos para todas? Eu já imaginava as cenas extremamente engraçadas que eu poderia encontrar. Não foi muito bem o caso que Annabelle e Simon me ofereceram nesse volume inicial, mas isso não prejudicou o livro de forma alguma. Com objetivos e tramas diferentes dos livros de época que venho lendo recentemente - mesmo com os clichês - Lisa fez a lição de casa e me deu muitos momentos bons acompanhando os protagonistas.

Annabelle - assim como qualquer jovem de sua época - deseja se apaixonar e casar com um bom homem. Mesmo com esse desejo, no fundo ela sabe que não poderia ser possível para ela e isso me fez a admirar muito. Ela tem os pés muito firmes no chão e tudo o que faz é voltado para o bem estar de sua família necessitada. Ela faz o possível e o impossível para que sua família venha em primeiro lugar, mesmo seu coração dizendo para ela seguir outros caminhos. Simon é o típico homem com poses e dinheiro que faz de tudo para ter o que quer. Diferentemente dos outros protagonistas masculinos que li, ele veio de linhagem mais pobre e se tornou burguês e rico. Não tão bem aceito na sociedade nobre londrina, mas suportável. Exatamente por esse ponto, ele acaba tendo sentimentos e momentos diferentes dos outros, que me fizeram gostar demais dele. Principalmente de suas tiradas sarcásticas e engraçadas.

Não posso deixar de ressaltar as personagens secundárias que foram alvos de minhas risadas constantes. Líllian, Daisy e Evie preenchem o quarteto que darão vida aos outros três volumes da série e cada uma tem sua particularidade que me fez ficar ansiosa para a leitura de sua história. Principalmente a Líllian, posso dizer. A mais sarcástica e que definitivamente não leva desaforo para casa. Sinto muitos momentos engraçados vindo dela, já que nesse livro ela que me ofereceu isso.

A narrativa do livro é feita em terceira pessoa, intercalando os pontos de vista em Annabelle e Simon quando necessário - como comumente é feito em livros de época. Já disse que acho esse formato o mais adequado para o gênero. Além disso, a escrita da Lisa me pareceu mais gostosa de ser lida nesse volume. Notei uma melhor fluidez e dinâmica que não observei tanto na sua outra série. Ponto positivo pelo crescimento e pelos capítulos bem divididos.

Posso dizer sem dúvidas que essa série se tornou mais uma do gênero Romance de Época que me conquistou. Já disse e repito: mesmo sendo um gênero receita de bolo, com seus clichês e romances, acho incrível a capacidade de algumas autoras incluir elementos diversificados em casa trama. E a Lisa fez isso muito bem em Segredos de uma noite de verão. Já posso esperar o bastante para os futuros livros.


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Adorei esse livro!!! E capa então nem se fala <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Eu ainda não li nenhum romance de época, mas quero tanto!! E você só fala de seus queridinhos de época, então quero muito ler este livro.
    Eu ainda não li nada da autora - o que é óbvio, já que não li nenhum de época -, mas quero muito. E pretendo começar com esta série, já que você gostou tanto!
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro sem sombra de dúvidas está na minha lista de desejados e eu estou namorando muito essa serie. Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas vontade não falta.
    A historia me pareceu muito gostosa e fluida de ler. Esses romances de época são bem interessantes, pois podemos tomar como aprendizado muitas coisas que aconteciam no passado.
    Me deixou ansiosa a sua resenha.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, infelizmente ainda não li este livro, e acho ótimo as resenhas já estarem saindo e serem positivas. Como você mesma disse, apesar da receita de bolo ser a mesma, são os pequenos detalhes que tornam estes livros nossos xodós.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Segredos de uma noite de verão é um livro que não me interessa. O gênero romance de época, para mim, não nos compões em nada, sempre com seus romances e citações clichês das épocas passadas. Porém, li um comentário seu sobre alguns autores surpreender no quesito clichê e sair um pouca do modismo para o surpreendente. Daria uma chance à todos os romances que fossem dessa forma.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu ainda não li esse livro, mas gostei da sinopse e estou muito curiosa sobre a história, que parece ser mesmo ótima! Eu também me surpreendo com a forma como as autoras conseguem criar romances únicos, mesmo seguindo vários clichês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bem Aline!
    Amo os romances de época e amo a forma como a Lisa Keyplas escreve e nos envolve em seus livros.
    Não li ainda essa série, mas com toda certeza o farei.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo