23/08/2015

Resenha | O Mundo de Anne Frank

O Mundo de Anne Frank 
  • Autor: Jenny van Der Molen 
  • Editora: Rocco 
  • Páginas: 184 
Se o diário em que a jovem Anne Frank relata os dias vividos num esconderijo em Amsterdã com a família durante a Segunda Guerra Mundial dispensa maiores apresentações, o lançamento O mundo de Anne Frank, de Janny van der Molen, merece ser conhecido pelo leitor brasileiro. O título, que chega às livrarias em meio aos 70 anos do fim do conflito e da morte da jovem, é resultado de extensa pesquisa, feita com o apoio da Fundação Anne Frank, e recria a história da jovem judia de forma acessível para todas as idades, (re)contando a história de Anne Frank com sensibilidade, a partir de seu famoso diário e de informações históricas, fotografias e belas ilustrações.

Resenha feita pela colaboradora Pâmela Fardin

Vocês não imaginam a surpresa maravilhosa que eu tive enquanto lia essa história. O mundo de Anne Frank - Lá fora, a guerra é realmente uma achado, publicado recentemente pela Editora Rocco, no Selo Jovens Leitores. O volume conta uma adaptação da história descrita em O diário de Anne Frank, totalmente situada para ser lida - principalmente - por crianças. Sabemos que o clássico de Anne Frank pode ser considerado um livro pesado, por relatar a guerra de uma forma marcante. Porém, a autora Janny van der Molen escreve de forma simples, reunindo dados históricos, com muita pesquisa.


O livro de van der Molen é dividido em partes: brincadeira, família, guerra, normas, medo, diário, sobrevivência, paixão, traição e horror. Dentro de cada parte contamos com a descrição do contexto vivido na Europa durante aquele momento e em seguida, uma adaptação de cada fase da vida de Anne Frank. Ao contrário do livro original, temos uma narração em terceira pessoa, acompanhada por ilustrações belíssimas (feitas por Martijn van der Linden), que enriquecem demais a leitura, na minha opinião. A Editora Rocco também fez um trabalho belíssimo na diagramação. O livro foi publicado em folha especial, com brilho, que merece um cuidado especial e carinhoso. Segue abaixo algumas das ilustrações:


"Lá fora, a guerra. Dentro do anexo da casa, Anne Frank e sua família. Dia após dia, eles aguardavam em silêncio, escondidos, o final daquela terrível guerra.
Mal lembravam como era abrir a porta da frente e andar em plena luz do dia. Não podiam irr e vir pela rua, pegar um bonde, fazer o que bem entendessem...
O mundo lá fora se tornou o inimigo. O mundo lá fora era assustador."

Não posso comparar com o livro original, pois ainda não o li, mas posso dizer que essa adaptação me trouxe um misto de emoções. É singela, revoltante e impactante! Repito dizendo que a leitura foi uma surpresa maravilhosa. O mundo de Anne Frank só me acrescentou em conhecimento e me deu mais vontade ler o diário. Para todos aqueles que já conhecem a história e tem vontade de presentear alguém - principalmente crianças - é uma ótima opção! Junto com o Pequeno príncipe, acho essa uma linda alternativa de presente infantil (e para os grandinhos também, por que não?). Um exemplar recomendadíssimo de se obter! :)



Pâmela, capixaba, 21 anos e Estudante de Psicologia. Bookholic, apaixonada por músicas lindas. Maratonista de seriados de carteirinha, companion perdida do Doctor e seguidora de Sherlock Holmes, Patrick Jane e Cal Lightman. Pensa em um dia conhecer o Reino Unido e é fã de uns caras conspiradores que tocam em uma banda chamada Muse.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Pâmela, assim como você, também não li O Diário de Anne Frank, mas sempre tive curiosidade de conhecer essa garotinha que viveu tanto de uma época tão difícil. E acredito que esse livro será perfeito para mim saber mais um pouco de uma forma mais descontraída e simples.
    Por ser um livro tão recomendado por ti, essa criança aqui precisa ler =P
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é maravilhoso! Acho que você vai se encantar muito, como eu :)

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Pâmela. Confesso que ainda não li O Diário de Anne Frank. Mas, me encantei por esse livro, pelo motivo da sua trama que conta a história de quando Anne ainda era uma criança, e depois, claro, adolescente. O Mundo de Anne Frank é um livro que entrou nos meus desejados.

    ResponderExcluir
  3. Pâmela!
    Gosto demais dos livros passados em guerras e pós-guerra e ver Anne Frank, uma criança que passou horrores e tem seu livro anterior como clássico, através da visão infantil de tudo que passou e agora retratado até com ilustração, é maravilhoso!
    Gostei!
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu também ainda não li O diário de Anne Frank, mas fiquei bem curiosa sobre essa adaptação... A edição parece ser muito bonita, sem contar que gostei do cuidado da editora de trazer até um papel diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pâmela olá!
    Primeiramente amei seu blog!!! Lindo!!!
    Olha eu ganhei O diário de Anne Frank em 2013 e foi um livro que me tocou do início ao fim... Várias vezes me peguei torcendo por todos mesmo sabendo qual seria o final. Não foi um livro que chorei horrores mas me emocionei muito, fiquei pensativa por dias depois do fim da leitura. Enfim estou mais que ansiosa pra ler essa adaptação.E as imagens estão lindas <3. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo