18/08/2015

Resenha | Não Pare!


Não Pare!

  • Autor: FML Pepper 
  • Editora: Valentina 
  • Páginas: 280
Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes. Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.

Ei gente! Sempre gosto de conhecer vários talentos e novidades da nossa literatura nacional e torço muito para todos os escritores. Quando soube através de amigos do trabalho da FML Pepper, seu livro ainda estava no Amazon e era um grande sucesso. Então, fiquei muito feliz quando a Editora Valentina resolveu trazer essa história para o livro físico - o formato de leitura que preciso fazer, já que não posso ler nada muito extenso no computador e ainda não tenho leitor - me dando a oportunidade de conhecer um pouco mais da premissa de Não Pare!


Nina não é uma adolescente nada normal. Além do fato de se mudar praticamente toda hora em seus 16 anos, a jovem possui uma pupila vertical que até aquele momento não poderia ser justificada. Quando sua mãe resolve criar raizes em Nova York e deixar a filha ter a vida que tanto sonhou, acidentes e mortes estranhas acontecem a todo o momento rodeando Nina - além de lhe causar muitos efeitos colaterais. Mistérios e perguntas sem respostas fazem com que a jovem se questione do seu passado e o que o futuro lhe reserva.

FML Pepper criou uma mitologia bem construída e que eu ainda não havia lido anteriormente. No início fiquei tão confusa quanto Nina, mas isso fez com que eu me sentisse na pele da protagonista e aos poucos fui me inserindo e entendendo a trama. O ritmo imposto pela autora é bem gostoso de ser lido. Mesmo sendo uma adolescente e tendo todos os "porquês" para ter uma personalidade um pouco irritante, dá para compreender um pouco. A falta de amigos e de momentos marcantes em sua vida - a criação de raizes em um local - faz com que ela tenha diversas dúvidas e não pense com clareza. O amadurecimento de Nina é lento, mas ocorre de forma mais verídica. 

Além dela, outros personagens marcam uma presença grande no enredo. Na primeira parte do livro, sua mãe é uma chave importante para vários fatores na leitura. Posso dizer que quando a trama se fixa em Nova York ela se torna mais rica, muito por conta da inserção de novos - e impactantes! - personagens que fazem toda a diferença. Melly se torna a figura da amiga que Nina nunca teve. E, é claro que não poderiam faltar os personagens masculinos, sendo muito bem representados por Richard e Kevin. Mesmo o foco da autora tendo sido muito mais a fantasia, o romance foi na medida certa e aproveitei cada momento.

Quero ressaltar um ponto para você que vai ler Não Pare!: preste atenção a todos os detalhes e pessoas ao redor. Muitas coisas reveladas no início farão a diferença no final. A ligação de personagens e situações que você talvez possa ter dado pouca importância faz com o que a trama faça você pensar. Mesmo eu matando várias charadas envolvendo isso antes da hora, muitos leitores podem ser surpreendidos e isso fará diferença.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da protagonista. Os capítulos são divididos de uma forma boa de ser lida e a diagramação de cada início é muito bem feita. Em alguns momentos da leitura, senti alguns erros de continuidade que me incomodaram um pouco no início e que atrapalharam a fluidez do livro para mim. Mesmo assim, a FML Pepper fez seu papel muito bem.

O cliffhanger deixado para Não Olhe! me deixou bem curiosa para o que Nina vai enfrentar nos próximos volumes. Não quis abordar muito os pontos fantásticos da trama, pois eu acredito que será muito melhor cada um de vocês descobrirem com o quê a autora trabalhou e inovou. Espero muito poder conferir o crescimento dos personagens, da mitologia, da narrativa e de respostas para todas as minhas dúvidas - iguais a da Nina. A trilogia tem tudo para fazer ainda mais sucesso do que antes. 


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Uau, Aline!
    A resenha ficou linda!
    Beijos no coração,
    Pepper

    ResponderExcluir
  2. Recentemente ganhei esse livro, mas ainda não comecei a leitura, pois quero ter a trilogia completa, com a certeza de que vou gostar, por ter tantos elogios. Ele tem um pouco de tudo o que eu gosto, com suspense, amor, e aquele toque sobrenatural, como não gostar?
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Ultimamente venho gostando muito dos lançamentos da Editora Valentina. O livro Não Pare me conquistou assim que olhei para ele, e quando fui me aprofundando percebi o quão misterioso e envolvente ele é.

    ResponderExcluir
  4. Aline!
    Estou com esse livro aqui para leitura, mas ainda não tive oportunidade.
    Pelo visto terei de ler logo, porque amei a resenha e os destaques que deu.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu li Não Pare! antes de ser lançado pela Valentina e me apaixonei pela história. A Nina me irritou no início, mas me surpreendi com todo o universo que a autora criou e com certeza quero ter os livros físicos na minha estante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    esse lindo ta em minha lista de desejos a um tempinho e eu até agora não pude comprar, já lançou o segundo eu aqui rsrs
    Amei sua resenha só me fez ficar mais ansiosa espero poder ler em breve.
    Bjocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo