28/08/2015

Resenha | Encruzilhada

Encruzilhada 
  • Autor: Kasie West 
  • Editora: Seguinte 
  • Páginas: 304 
A vida de Addison Coleman é um grande “e se…?”, graças à sua habilidade especial: Investigar Destinos. Addie é capaz de prever duas possibilidades de seu futuro toda vez que precisa tomar uma decisão. Quando os pais dela anunciam o divórcio, a garota deve escolher se vai morar com o pai entre os Normais ou se prefere ficar com a mãe no Complexo Paranormal. Para ter certeza do que a espera, Addie resolve Investigar. Em uma alternativa, ela conhece Trevor, um Normal sensível com quem logo sente uma conexão. Na outra, se envolve com Duke, o garoto mais popular da escola Paranormal. E agora, em qual futuro Addison estará disposta a viver?

Oi gente! Como é incrível ter a oportunidade de escolher um livro para a leitura - sem dar absolutamente nada por ele, nem saber do que se trata - se surpreender e até torná-lo favorito. Encruzilhada escrito poe Kaise West me deu esse maravilhoso presente em 2015. Escolhi um livro que é muito além do que sua capa bonita e que me trouxe momentos muito agradáveis durante a leitura. Publicado pela Companhia das Letras aqui no país, ele é muito mais do que vocês imaginam.


Addison é uma adolescente classificada como paranormal, uma sociedade que vive distante e as sombras do mundo normal. Como dom, a jovem tem o poder de investigar destinos - mais precisamente o seu próprio. Quando surge uma dúvida e ela precisa escolher entre dois caminhos, ela pode viajar durante as duas escolhas e escolher aquela que a mais agrada. Parece ser um poder muito bom, até ela precisar decidir escolher viver em dois mundos, após o divórcio de seus pais: ou continuar dentro do complexo com sua mãe e seus amigos ou ir para o mundo normal com seu pai e fingir que nada do que viveu até aquele momento é real. O problema é que sua decisão pode acabar interferindo em vidas além da sua.

Sabe aquele livro que não tem um só defeito que você possa pontuar? Exato. Encruzilhada foi o grande acontecimento literário de 2015 para mim. Kasie West trouxe uma história que a princípio você pode achar se tratar de um tema batido - afinal, quantos livros já não retrataram poderes sobrehumanos? Apesar dessa primeira impressão, logo nas primeiras páginas notei que iria encontrar até o final dele mais surpresas e menos clichês. Toda a trama do livro é extremamente amarrada até sua finalização. Isso porque existe um segundo livro. Ela consegue deixar um cliffhanger, mas ao mesmo tempo dá os nós necessários para que o leitor se satizfaça.

Os personagens são todos muito bem feitos. Não somente a protagonista e aqueles que são mais aparentes, como também os secundários. Você vai se apegando a cada um deles, entende suas ações - concordando ou não - e passa a compreender melhor. A autora conseguiu fazer o que poucos autores conseguem: fazer personagens adolescentes amadurecerem e aprender com todas as ações cometidas. É claro que alguns mais que outros - afinal a própria vida é assim. O realismo no meio da ficção é peça chave. Addison também é fundamental para que eu tenha gostado da leitura. Protagonista curiosa e perceptiva, que vai nortando o leitor em meio as descobertas.

A divisão de capítulos dos livros é feita de forma perfeita para a fluidez da leitura, sendo que toda a história é feita em primeira pessoa no ponto de vista de Addison. A partir do momento em que Addison precisa "visitar" suas duas opções de vida, os capítulos acabam sendo intercalados entre o que ela viveria caso ficasse e o que ela viveria caso fosse embora. É sensacional essa jogada de planos. Parece que vai te confundir e dar um nó em toda sua cabeça, mas que no fundo dá super certo e dá mais pontos positivos.

Acho que recentemente, Encruzilhada foi o livro com a escrita que mais gostei. Kasie West sabe muito bem o que está fazendo, como está fazendo e para onde ela vai levar tudo isso. Lendo seu livro eu realmente pensei "nossa, parece que foi fácil escrever tudo isso" de tão fácil e prazerosa que a leitura é. Como disse anteriormente, o livro tem uma continução - é uma duologia - que já me disseram ser ainda melhor e mais surpreendente que o primeiro. E como eu posso com isso? Se você gosta de uma boa ficção, momentos de escolhas e personagens que fazem a diferença, Encruzilhada é mais do que indicado. Me resta agora esperar e torcer para que sua continuação seja mesmo tão boa quanto o que eu fui apresentada.


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Tanto a capa quando o título do livro me chamaram bastante atenção. Lendo sua resenha, percebi que gostei muito do tema abordado. Sempre fui fã de livros com uma pegada sobrenatural ou que tenha personagens com poderes interessantes, e achei bem interessante o de Addison por poder escolher seu destino.
    Fiquei curiosa para saber que rumo ela tomou, e espero ler em breve ;)
    Bjs Aline!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline. Encruzilhada foi um livro que não me conquistou pela capa. mas, lendo sua resenha pude perceber que a estória deste livro traz uma proposta bem legal. Fiquei feliz, também em saber que foi uma das melhores escritas, para você. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline! :)
    Achei essa capa muito sedutora e lendo a sinopse, achei bem sugestiva também, assim como o título.
    Pela sinopse e por esta resenha me bateu uma curiosidade, hein. Kkk
    Adorei sua opnião! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! :)
    Achei essa capa muito sedutora e lendo a sinopse, achei bem sugestiva também, assim como o título.
    Pela sinopse e por esta resenha me bateu uma curiosidade, hein. Kkk
    Adorei sua opnião! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline! :)
    Achei essa capa muito sedutora e lendo a sinopse, achei bem sugestiva também, assim como o título.
    Pela sinopse e por esta resenha me bateu uma curiosidade, hein. Kkk
    Adorei sua opnião! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Aline!
    Tão bom quando um livro tem um enredo fascinante, personagens bem descritos e uma escrita envolvente.
    Realmente parece perfeito.
    Como gosto de ficção, ainda mais quando envolve poderes das personagens, gostaria de ler sim.
    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não tinha muita curiosidade sobre Encruzilhada, mas sua resenha fez o livro ir direto para a lista de desejados! Gosto muito de livros que envolvem poderes sobrenaturais e agora quero muito saber se também vou gostar da escrita da autora e do universo que ela criou.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo