11/08/2015

Artigo | Por que bloggar?


Lembro quando tinha os meus 12/13 anos e que internet e computador não eram tão comuns assim quanto são hoje. Ainda era naquele esquema de entrar só no sábado à tarde e domingo o dia todo, porque se não ocupava o telefone e a conta vinha muito cara. Então, em meus sábados e domingos livres - além de jogar muito no site do cartoon network - eu blogava. Tinha blogs em formato de diário mesmo e de bandas. E é desde essa época um pouco "remota" que eu venho utilizando blogs como forma de expressar minha opinião a respeito de algum assunto.

A literatura sempre esteve presente me minha vida. Nos meus gibis quando era nova, nos meus livros do Pedro Bandeira, da Coleção Vagalume, dos livros da Meg Cabot e até os dias de hoje. Logo, foi mais do que o normal eu unir duas coisas que eu gostava, até porque eu ainda não tinha muitos colegas/amigos para conversar a respeito desse universo que eu tanto gostava. Bloggar virou uma forma de comunicação com todas as outras pessoas que estavam em diversas partes do mundo que gostavam do que eu gostava. E isso me fazia - e me faz até hoje - muito bem.

Então, o blog - Memoirs and Books/Memórias Literárias - existe em minha vida a um pouco mais de 5 anos e através dele eu pude trazer muitas experiências a minha vida e eu nunca imaginei que poderiam ser feitas. Fiz muitos amigos virtuais e que se tornaram reais. Pude viajar - sim! Viajar! Lembro que sempre quis ir em uma Bienal do Livro, mas que nunca tive oportunidade até em 2013 em que fui ao Rio e tive uma experiência inesquecível. Pude conhecer novas opiniões. Pude me conhecer e transformar minha opinião. Pude mostrar o que eu pensava.

Hoje bloggar qualquer assunto se tornou até mesmo uma fonte de renda e profissão - não para mim, mas para várias pessoas ao redor do mundo. Não interessa o assunto - moda, beleza, música, cultura pop, livros. Sempre existe algo para se dizer, algo para se aprofundar. Algo para conhecer. E que maneira melhor do que fazer isso através das palavras? Desde o início e até hoje bloggar para mim é um hobby e uma paixão, que acabou se tornando mais sério ao longo dos anos e do meu comprometimento. Apesar da seriedade e da responsabilidade, ainda é minha válvula de escape para tudo o mais que me cerca. Às vezes cansa? Às vezes dá vontade de jogar tudo para o alto? Claro! Assim é o ser humano, sempre vivendo inconstâncias e dúvidas. Eu não seria diferente.

Mesmo assim, acho que bloggar se tornou profisssão, paixão, hobby e - o mais importante - conhecimento. Acho super válido toda forma de expressão e opinião. Então, se você está aí com a pulguinha da dúvida atrás da orelha, não se acanhe: Faça! Sem medos ou dúvidas. Experimente! Você pode se surpreender com o que a vida de bloggar pode te trazer. E eu tenho certeza que aquela menina lá trás de 12/13 anos ficaria chocada e - porque não - orgulhosa do que consegui hoje fazendo isso. 

Leitura indicada com o tema envolvido


 


Esse artigo faz parte de uma sessão do blog Memórias Literárias. Seu objetivo é conversar um pouco com os leitores a respeito do assunto proposto, além de ter a - ousadia, talvez - de ajudar e refletir. 


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Aaaah, que lindinha! Amei sua matéria. Muito interessante e parabenizo por essa história tão legal com os bloggs, e pela qualidade de seus conteúdos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Aline!
    Nossa, bloggar é uma válvula de escape pra mim também! :)
    Eu comecei um pouco mais tarde que você (meu blog tem só um aninho e 7 meses!), e nesse pouco tempo já pude vivenciar experiências incríveis também.
    Adorei o seu post e desejo muito sucesso pro seu blog!
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu tenho blog há tanto tempo que nem sei quantificar mais rsrs. Mas ele sempre foi um meio de desabafo pra mim, mais do que de comunicação. É um lugar onde eu faço uma das coisas que eu mais gosto: escrever. Nunca me profissionalizei, passei tempos afastadas, tomei abuso por conta desse boom que banalizou os blogs de forma ridícula, mas hoje tenho uma ligação mais simples e honesta com eles. Acho que é importante ter essa forma de interagir e buscar conhecimento.
    Adorei sua matéria!

    Abraços!

    Janne
    baguncinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Aline!
    Blogar realmente faz bem, principalmente para nós que fazemos com paixão, entregamos nosso sangue, suor, lágrimas e alegria para satisfazer os seguidores tão carinhosos.
    Comecei o blog para ocupar o tempo, estava prestes a fazer uma cirurgia e pirando. Nossa! Como era inexperiente e hoje, depois de 4 anos, vejo tantos seguidores fieis e que dão um feedback proveitoso.
    Como vale a pena!
    Uma semaninha mais que abençoada!
    “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.”(Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu não tenho um blog, mas admiro muito que o possui, pois sei que não é uma tarefa fácil. Mas ao mesmo tempo que não é fácil, também é divertido por estar fazendo algo que realmente goste.
    Enfim, parabéns por está a tanto tempo aqui, nos proporcionando conteúdos maravilhosos, nos fazendo sorrir e chorar e compartilhando suas leituras e afins.
    Adorei a matéria de hoje <3
    Bjs Aline!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Li!
    Bloggar é um pouco complicado e exige de muito esforço, mas é uma das melhores coisas - pelo menos para mim -, porque eu posso me expressar através disto!
    E parabéns pelos 5 anos! Seus posts são incríveis e cada dia mais me apaixono pelo Memórias Literárias <3
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Aline, fico bastante feliz quando há uma coluna reflexiva, como esta, em blogs de literatura. Já que expressamos nossas paixões e comentários literários, porquê também não escrever um pouco? A reflexão faz parte do nosso aprendizado como pessoa. Parabéns pelo lindo texto.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu conheci esse universo de blogs bem mais tarde e fiquei um tempo só acessando alguns deles antes de decidir criar o meu, mas que deveria ser com a participação de outras amigas.. Infelizmente o primeiro projeto não deu certo e criei o Sobre livros e Sonhos sozinha. Depois de 2 anos não me arrependi da escolha, amo escrever sobre os assuntos que gosto, sejam livros, filmes...
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo