21/04/2015

Resenha | Garota Online

Garota Online
  • Autor: Zoe Sugg
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 308
Penny tem um segredo. Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.

Ei gente! Quem nunca se surpreendeu com um livro que aparentemente não merecia tanta atenção, mas que acabou sendo uma leitura bem divertida? Foi exatamente isso que aconteceu comigo ao pegar o livro Garota Online da Galera Record para ler. Ele foi escrito pela Zoe Sugg, uma youtuber britânica bem famosa - confesso que eu não a conhecia antes do livro. Sabia que iria encontrar um infanto-juvenil, mas não que ele seria tão bacana e gostoso de ler.


Penny é uma adolescente inglesa não tão comum assim. Ela possui um blog em que - anonimamente - conversa com seus leitores sobre suas experiências e opiniões sobre a vida. Envolvida no meio tecnológico, ela acaba sendo vítima de um acontecimento não tão bacana na escola, além de sua família não estar nada bem financeiramente. Mas, para mudar essa maré ruim, um convite inesperado aperece e ela embarca para Nova York. Lá ela esquece seus problemas e se encanta por um jovem guitarrista que esconde um segredo que pode abalar sua vida. E seu anonimato.

Eu fiquei com um pé bem atrás para ler Garota Online. Não sei porque, achei que o livro seria mais infantil e talvez por isso eu não fosse curtir tanto. Mesmo assim, a capa e a sinopse me fizeram tirá-lo da estante e dar uma chance. E eu gostei muito de todos os momentos que a leitura me proporcionou. É claro que Garota Online não é um livro que mudou - ou possivelmente - mudará a vida de muitas pessoas. Ele é inteiramente entretenimento. Apesar disso, esse entretenimento que ele oferece é muito gostoso de se passar.

A narrativa oferecida pela Zoe Sugg é muito leve e dinâmica, trazendo capítulos no tamanho certo para que a leitura seja fluida. Os personagens não possuem uma carga emocional enorme, mas conseguem noa trazer cenas que nos envolvem e que nos fazem rir em diversos momentos. Além de Penny, que é uma protagonista adolescente na medida certa com seus dramas, indecisões - mas que acaba não sendo aquele esteriótipo chato que algumas protagonistas do gênero tem - quero frissar a participação fundamental do seu melhor amigo Elliot que foi responsável por boa parte dos melhores momentos no livro.

Além dos capítulos na medida certa - narrados em primeira pessoa por Penny - nós também somos apresentados as postagens da jovem em seu blog em alguns momentos fundamentais na trama. Eles fazem um papel importante a tudo o que está ocorrendo "na vida real" dos personagens. Fique de olho. Ah! Não posso me esquecer de falar do romance, que foi fofo na medida certa e que não tomou conta de todo o livro. Ele começa a se desenvolver bem lá na frente, quando a trama já está bem construída.

Em suma, Garota Online me surpreendeu positivamente, apesar de ser uma leitura que não precise pensar tanto. Ele é perfeito para aqueles momentos em que você precisa extravassar das leituras mais pesadas, mas que também trás momentos bons aos leitores. Zoe Sugg acertou e provavelmente irá surpreender mais gente por aí.

  

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Aline!
    Leituras descontraídas e que nos fazem rir são as melhores, principalmente depois que lemos enredos pesados.
    Imagino o quanto o blog de Penny deve ser movimentado, porque até seus participantes se tornam personagens secundários no livro.
    “A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.”(Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. olá Line <3

    só posso dizer uma coisa: Não estava com tanta vontade (mesmo estando um pouquinho) de ler Garota Online, e essa sua resenha aumentou mais a minha vontade de ler a obra. Juro. Adoro livros que eu não precise pensar muito (já faço isso no dia a dia), então quanto mais leve e dinâmica for a leitura, pra mim é melhor.

    muito ansiosa para que o meu exemplar chegue.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. De primeira impressão esse livro não me interessou, mas vi cada resenha resenha positiva sobre ele que quero muito ler. O romance eu achei que seria mais bobinho, mas pelo visto não é tão bobinho assim, e o tema de vida de blogueiro é ótima <3

    ResponderExcluir
  4. Eu já li tantas resenhas positivas desse livro que lendo mais a sua só me animou. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Não sabia que era de uma youtuber britânica, mas acho que isso não é tão relevante assim né?! O bom é que o livro agrada. E eu espero gostar ainda mais que voc~e.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo