23/03/2015

Resenha Especial | A Música do Silêncio

A Música do Silêncio
  • Autor: Patrick Rothfuss
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 144
Debaixo da Universidade, bem lá no fundo, há um lugar escuro. Poucas pessoas sabem de sua existência, uma rede descontínua de antigas passagens e cômodos abandonados. Ali, bem no meio desse local esquecido, situado no coração dos Subterrâneos, vive uma jovem. Seu nome é Auri, e ela é cheia de mistérios. A música do silêncio é um recorte breve e agridoce de sua vida, uma pequena aventura só dela. Ao mesmo tempo alegre e inquietante, esta história nos oferece a oportunidade de enxergar o mundo pelos olhos de Auri. E nos dá a chance de conhecer algumas coisas que só ela sabe.

Resenha Especial por Marcos Graminha

Antes de começar essa resenha, quero fazer minhas, as palavras do escritor: "Primeiro: Se você não leu meus outros livros, melhor não começar por este! Segundo: Se estiver esperando a continuação de meus outros livros, este não é o seu lugar! Mas, se quer conhecer melhor os meandros do meu mundo... este livro é pra você"


Ser recebido com um prefácio feito pelo autor é uma experiência única, mas encontrar além do prefácio, as notas do autor no fim do livro, me senti absolutamente especial. Foi como se estivessemos conversando e tivesse o maior carinho do mundo para explicar cada detalhe.

Claro que sou muito suspeito, pois eu li O Nome do Vento e O Temor do Sábio (ambos publicados pela editora Arqueiro) e considero como a melhor literatura de fantasia que já li em minha vida. Ao saber da publicação deste livro, realmente senti desejo de voltar a encontrar os personagens de Patrick Rothfuss, porém o que encontrei foi algo sensacional.

O livro conta a história de Auri, um personagem que faz parte da série O Matador de Reis, cujos livros, são citados acima. Auri, é uma personagem misteriosa e vive nos Subterrâneos da Universidade onde o personagem principal estuda. Nos livros da série, há poucos encontros entre o personagem e Auri, então, fica sempre um ar enorme de mistério, e aquela tentativa de compreender quem é Auri, o que ela faz nos Subterrâneos, como vive essa criaturinha estranha.

Acho que todos que leram o livro pensam isso, querem respostas. O que encontrei em A Música do Silêncio, não foram respostas. Encontrei muito, muito mais. É dificil explicar em palavras. Não é um livro que você lerá e achará uma história fantástica e coerente. São 6 dias na vida de Auri, com todas as coisas mais absurdas do mundo. Ela não vê como vemos, não compreende como compreendemos. Na verdade, acho que ela sim vê tudo da forma como deveriamos ver, porém somos cegos demais para enchergar.

Sei que pode parecer completamente sem sentido, mas adoraria que todas as pessoas lessem o livro, para ver como elas se sentiriam ao final. Gostaria de saber quem sente e quem não sente a vida da personagem tocar a alma. Sim. Foi o que senti.

Ao final do livro, nas notas do autor, algo me emocionou demais. A frase que abre esta resenha. Patrick Rothfuss merece meus aplausos de pé e realmente, ao meu ver, é uma das maiores expressões da literatura de fantasia que surgiu no mercado últimamente. Se você leu os livros dele, leia este. Se não leu, mas gostaria de se aventurar dentro da mente de um personagem muito estranho, com manias muito estranhas, então mantenha sua mente escancarada e leia esse livro. 


MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite". Contato: marcos.graminha@gmail.com


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Já ouvi falar muito bem da série O matador de reis, do autor, mas ainda não li nenhum, infelizmente, pois a histórias parece ser muito boa. Quanto ao livro resenhado, fiquei bastante curiosa para lê-lo, pois amo personagens com mentes e pensamentos estranhos, que beiram ao incompreensível. haha Essa capa ficou muito bonita, me chamou logo a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza Desculpe a demora em responder. Saiba que a Crônica do Matador de Reis, figura lá fora, como um dos 10 melhores romances de fantasia já escritos, na frente de Crônicas de Gelo e Fogo e Senhor dos Anéis. Quando digo que é um dos melhores livros que já li em minha vida, não estou brincando, pois realmente leio muito... ahahaha Me surpreendeu muito a historia de Auri... Realmente, quase foi como ler material de Neil Gaiman... totalmente fantástico... Espero que vc já tenha lido o livro, se sim, venha conversar ou fale comigo no Facebook... fácil me encontrar!!! Abraços e obrigado por ler minha resenha.

      Excluir
  2. Não li nenhum dos livros, então imagine minha curiosidade em relação a isto. Logo que foi lançado já sabia que o queria para mim,mas isto ainda não deu.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose... lei a Crônica do Matador de Reis... Se vc ler apenas a história de Auri, vc provavelmente não vai gostar, pois é bastante sem sentido. Bjs e obrigado por ler minha resenha!

      Excluir
  3. Faz algum tempo que quero ler "O Matador do rei" mas ainda não o fiz, - shame on me -. Mas esta sua resenha sobre a personagem citada me deixa ainda mais curiosa sobre o mesmo. Acho que todos nós ficamos felizes quando encontramos notas e textos do autor além do livro em si. E esse prefácio ?! Juro, aumentou minha curiosidade em milhões. Acho que essa série (E este livro) estará pulando lugares.

    Bjs bjs
    E parabéns Marcos, deixou o Memórias mais lindo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamiris... Antes de mais nada, desculpe a demora em responder. Espero que já tenha lido a Crônica do Matador de Reis e a História de Auri... ahahahaah se não, Por favor... LEIA!! AHAHAHAAHAH vc vai adorar com absoluta certeza. Bjs pra vc e se ler, venha debater comigo, fácil me achar no Facebook!!! Obrigado por ler minha resenha!

      Excluir
  4. Esse livro não está entre as minhas prioridades, mas tenho que dizer que tô adorando ver as opiniões tão divergentes do pessoal! Realmente, ou a pessoa ama ou odeia a obra. Por mim, queria que o Rothfuss terminasse a trilogia, isso sim... embora talvez gostasse desse aqui, porque amo a escrita toda poética dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lissandro... se vc não leu ainda... Leia meu amigo. Eu ainda estou em êxtase com a leitura desse livro e estou realmente desesperado pela continuação.... que já está chegando!!! ahahahah Abraço e obrigado por seguir minha resenha!!!

      Excluir
  5. Nunca li nada do autor, mas só ouço falar bem da série O matador de reis. Tenho muita vontade de ler. As capas são belissimas. Gostaria mesmo que ele terminasse de lançar todos os livros para ter certeza que vale mesmo a pena começar essa série. Não tenho problemas com "livros avulsos", ainda mais se eles vem para retratar algum personagem que quero conhecer melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana.... realmente eu devia ter feito como vc... e esperado para lançar todos... mas a verdade é que, eu abri a primeira página e quando me dei conta estava terminando o segundo livro da Crônica do Matador de Reis... isso já faz quase 2 anos e agora, em 2016 vem o terceiro livro... ahahahaah talvez até um quarto... ahahaahahah de qualquer jeito... não deixe pra depois... leia, duvido vc não se apaixonar absolutamente!! Obrigado por ler minha resenha... Abraços

      Excluir
  6. Oi!
    Tenho muita curiosidade sobre essa série, espero conseguir ler logo e não vou deixar A música do silêncio fora da minha lista. Como ainda não conheço a protagonista desse livro não posso escrever muita coisa, mas essa forma diferente de compreender o mundo só me deixa mais curiosa.
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelise... realmente recomendo a leitura das Crônicas do matador de Reis... vc não vai se arrepender!!! Quando fizer isso, venha debater comigo, é facil me achar no Facebook!! Abraços e obrigado por ler minha resenha!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo