11/02/2015

Resenha | Anexos

Anexos
  • Autor: Rainbow Rowell
  • Editora: Novo Século
  • Páginas: 366
Anexos - Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas. Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser “agente de segurança da internet”, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers – e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonado por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?

Olás! O que você faria caso trabalhasse em uma empresa em que todos os seus emails são monitorados por outro funcionário em mando do seu chefe? É exatamente essa a proposta que a autora Rainbow Rowell trás para os leitores no livro Anexos, publicado pela Editora Novo Século. A autora já ficou bem conhecida aqui no país pelos seus livros mais adolescentes - young adults. Mas nesse volume, a intenção da autora foi investir em personagens mais velhos. Mas talvez com as mesmas inseguranças.


Lincoln foi contratado por um jornal na virada do século XX para o XXI para ler os emails dos funcionários da empresa. Essa não era sua ideia de emprego perfeito, mas foi o que conseguiu com um bom salário na época. Então, qualquer email que não tenha a ver com o jornal, que contenham dados pessoais ou piadas sujas, vão para sua pasta de fiscalização. Em contrapartida, Beth e Jennifer sabem da "espionagem", mas permanecem mandando seus emails pessoais e Lincoln acaba se envolvendo com as história de ambas, até demais. E isso não o deixa denunciá-las. Mas será que isso foi certo da parte dele?

Eu não sabia do que se tratava Anexos quando o solicitei para leitura e resenha. Apenas queria conhecer um pouco mais da autora Rainbow Rowell depois de tantos elogios. Li Fangirl, achei um livro ok e ainda estou esperando para ler Eleanor e Park. Quando peguei Anexos para ler percebi que o foco iriam ser personagens mais velhos, então uma ótima oportunidade para conhecer um lado um pouco diferente da autora. Só que eu realmente achei que a personalidade - principalmente de Lincoln - não transpareceu esse crescimento.

A armação da narrativa foi muito bem feita. Os capítulos são intercalados pela vida de Lincoln e os emails que Beth e Jennifer trocam, e que o protagonista masculino lê. Essa dinâmica foi bem colocada e acabou deixando a leitura rápida e leve. Confesso que as partes que mais gostei eram os emails de Beth e Jennifer, que acabam sendo engraçadas e sarcásticas em vários momentos. As narrações de Lincoln acabam sendo mais sem sal exatamente - acredito eu - para transmitir como a situação de vida dele está no momento: Um homem, que ainda mora com a mãe e que não trabalha em algo que gosta. Combinou, de certa forma.

A história toda é muito surreal. Lincoln acaba se ligando de tal forma pelas histórias de Beth e Jennifer que passa a viver em cima da vida de ambas, e até mesmo se envolve emocionalmente. Parece tudo muito maluco para a época em que o livro foi retratado, início da era dos computadores em massa. Hoje em dia todos tem acesso a vida de todos, dependendo da forma em que a pessoa se porta na internet. Mas eu me coloquei na pele das mulheres e me senti bem assustada com alguém lendo tudo e sabendo da minha vida. Mesmo elas sabendo de tudo.

O livro me mostrou mais uma das facetas da autora, apesar de não ter me conquistado totalmente. Acredito que o ponto forte do livro foi o trabalho em cima de como isso seria mostrado aos leitores, mas não me senti conectada com o protagonista. Talvez isso tenha me desanimado. Apesar disso, fãs do gênero, da autora e da temática podem se encantar com Anexos.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Oi,
    não conhecia o livro, mas pelo que você comentou parece ser mto bom. Add agora na minha listinha do skoob.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Nunca havia lido nada sobre esse livro, nem a capa eu conhecia hahaha
    Interesse-me pela história, mas lendo sua resenha não me animei muito pela leitura, acredito que terei a mesma opinião que a sua e este livro se torne dispensável.
    Quero muito ler Eleanor e Park!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro da Rainbow Rowell, nunca me interessei muito por eles, mas Anexos me chamou bastante atenção pela premissa, eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e você me deixou com um pé atrás da orelha em relação ao livro, vou procurar mais e decidir se ele via ou não pra minha wishlist.

    Bjs, Pâm.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da premissa do livro e quero muito ler Anexos, já conheço a autora pelos livro Fangirl e Eleonor e Park, esse último eu adorei.
    Espero gostar bastante de Anexos, e dar uma boas risadas com os email dessas garotas! kk

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Já li Eleanor & Park e achei um livro bonitinho. Gostei dos personagens e da forma como a autora escreve. Ela me conquistou nesse primeiro livro que li. Anexos não tenho lido resenhas tão positivas, mas não tem como não querer ler com essa capa, aliás, acho todas as capas lindas. <3 Mas então, achei bem interessante ela intercalar os capítulos com os e-mails trocados pelas amigas. Estou curiosa para saber onde essa espionagem vai dar. Já imagino, mas ok. haha
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline!
    Li os dois primeiros livros da autora que foram traduzidos e gostei bastante das histórias, então estou curiosa sobre a história, mas vou tentar não começar a leitura com grandes expectativas para não me decepcionar... Achei a temática bem diferente, só espero que o livro consiga prender minha tenção tanto nos e-mails quanto na vida do protagonista...
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline

    Estou morrendo de vontade de ler essa obra, e sua resenha não atrapalhou porém não ajudou a me decidir quanta coragem que eu tenho de comprar. kkkk Eu gosto da Rainbow, adoro a escrita dela e o jeito como desenrola a história, sempre. E mesmo sabendo que o protagonista não é tão legal, eu tenho uma tendência a gostar de protagonistas masculinos então *-------------*

    Espero que você possa gostar de Eleanor e Park (eu AMEI) e Telefone ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá Aline,
    tenho muita vontade de ler um livro da autora Rainbow Rowell... Gostei do livro "@mor" (de Daniel Glattauer) que é todo em emails, então acho que iria gostar de "Anexos". Quero ler os emails engraçados e sarcásticos que Beth e Jennifer trocam. Uma pena que o livro não te conquistou totalmente, espero que comigo seja diferente :D.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei Eleanor e Park, mas ainda não o li. Lerei ele primeiro para ver se gosto da escrita, e aí vou atrás desse =) Mas pelas resenhas, ambos os livros parecem muito bons.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo