13/12/2014

Resenha | O Diário Secreto de Lizzie Bennet

O Diário Secreto de Lizzie Bennet
  • Autor: Bernie Su | Kate Rorick
  • Editora: Verus
  • Páginas: 364
Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto.


Olás! Cá estou eu para falar - só para variar um tiquinho - sobre um dos meus livros favoritos de todos os tempos, Orgulho e Preconceito. Não necessariamente dele, mas sim de uma adaptação mais recente baseada nele, O Diário Secreto de Lizzie Bennet - publicado pela Verus Editora e escrito por Bernie Su e Kate Rorick. Para quem é leitor do blog, viu que a algum tempo atrás (bastante tempo) eu indiquei uma websérie incrível sobre Orgulho e Preconceito de uma forma moderna. Então, é exatamente dessa websérie - The Lizzie Bennet Diaries - que o livro foi baseado.

Como projeto para a finalização de sua faculdade, Lizzie Bennet resolve gravar vídeos mostrando sua vida e suas opiniões a respeito de tudo o que ocorre no decorrer dela. Inicialmente, a jovem não tem pretensões de que sua vida se torne tão conhecida, mas a partir do momento em que dois amigos ricos chegam a pacata cidade das irmãs Bennet, os vídeos passam a ter tantas visualizações que ela mal pode contar. E como nem tudo pode ser contado nas câmeras, o único modo de Lizzie desabafar é em seu diário. Que agora não é tão secreto assim.

Quando conheci a websérie The Lizzie Bennet Diaries fiquei mais do que feliz. Era um outro modo de ter uma das minhas histórias favoritas na minha vida mais uma vez. O receio em ter isso adaptado e transformado passou rapidinho quando assisti ao primeiro episódio e ao me deparar com uma Lizzie tão decidida e forte quanto a que encontrei nas páginas da Jane Austen. Se você também é fã de Pride and Prejudice, provavelmente vai adorar a forma como tudo foi apresentado. E a propósito, é bacana que você veja os episódios da websérie no youtube antes ou durante a leitura de O Diário Secreto de Lizzie Bennet. 

Não pense que o livro é apenas uma "cópia" do que encontramos nos vídeos. Existe muita informação extra do que nos foi dado em frente as telas. Fiquei bem surpresa com algumas revelações. Além disso, temos a participação dos pais das meninas em vários momentos - além de outros personagens -, fato que não ocorre na websérie. Gosto de pensar que o livro complementou aquilo que assisti. E que me fez matar mais uma vez as saudades do clássico. Deu vontade de assistir tudo de novo.

Para quem está preocupado com a narrativa, ela está tão boa quanto um livro desse pode pedir. Complemente fluída e gostosa de se ler. Assim como nos vídeos, o ponto de vista narrativo é em primeira pessoa, todo centrado da Lizzie - formato em que um livro proposto como diário deve seguir. Mas, é claro que fiquei pensando: seria interessantíssimo um pouco do ponto de vista de outros personagens. Principalmente do Darcy. Claro, sempre o Darcy!

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é - como já disse - um livro muito saudosista para os fãs de Jane Austen. E é exatamente para esse público que ele é indicado. E se você ainda não conhece os próprios livros da autora em que essa adaptação foi baseada, esse livro é uma ótima porta de entrada para você se apaixonar por Orgulho e Preconceito.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oláá
    Sua resenha está ótima, muito bem escrita viu?
    Eu infelizmente não li nada da Jane Austen ainda, mas pretendo em breve, imagino que a narrativa seja bem diferente. E tbm não li esse livro apesar de ter vontade, espero ler em breve tbm e gostar bastante assim como tds que estão elogiando.
    Ótima dica


    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/12/resenha-delirio-lauren-oliver.html

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu também sou fã de Orgulho e preconceito e estou bem curiosa sobre esse livro. Acho que vou gostar da história, até comecei a assistir a web série, o problema é que meu inglês não é muito bom e eu acabo me perdendo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei muito pelo livro, mas tenho certeza que muitos fãs vão adorar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li nada da Jane Austen :(
    Bem, eu achei a ideia do livro muito bacana e agora preciso saber mais deste tal Darcy que deixa várias blogueiras por ai suspirando.
    Acho que será bom eu iniciar pela Jane antes de me aventurar neste livro. Corre o risco de eu perder alguns elementos importantes.
    Curti a protagonista... bem estilo Blogueira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Minha dúvida antes de ler este livro é se eu devo/preciso ler os livros de Jane Austen antes ou se é ok deixar para ler depois.

    ResponderExcluir
  6. Não sou saudosista, mas gostei da premissa.
    Parece bem gostosinho de se ler.

    ResponderExcluir
  7. Aline
    Acredito que me encaixo pois sou uma das fãs de Jane Austen. Só não sei se estou com tempo agora para este tipo de leitura.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo