10/11/2014

Resenha | Ser Feliz é Assim

Ser Feliz é Assim
  • Autor: Jennifer E. Smith
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 400

A vida — assim como o amor — é cheia de conexões inesperadas e enganos oportunos. Uma ligeira mudança no curso pode gerar consequências surpreendentes. Afinal, às vezes, o desvio, o atalho é o verdadeiro caminho. A estrada que deveríamos ter escolhido desde sempre... Se pelo menos tivéssemos a coragem de fazer do coração nossa bússola. Graham Larkin e Ellie O'Neill não poderiam ser mais diferentes. O rapaz é um ídolo adolescente, um astro das telas de cinema; uma vida calcada na imagem. O cotidiano constantemente sob o escrutínio dos refletores. Agentes, produtores, RPs, assessores... Já Ellie passou a vida escondida nas sombras, fugindo de um escândalo do passado enterrado em sua árvore genealógica. Mas, mesmo sem aparentemente nada em comum, os dois acabam se conhecendo — ainda que virtualmente — quando Graham envia a Ellie, por engano, um e-mail falando sobre o porco de estimação Wilbur. Esse primeiro contato leva a uma correspondência virtual entre os dois, embora não saibam nem o nome um do outro. Os dois trocam detalhes sobre suas vidas, esperanças e medos. Então Graham agarra a chance de passar tempo filmando na pequena cidade onde Ellie mora, e o relacionamento virtual ganha contornos reais. Mas será que duas pessoas de mundos tão diferentes conseguirão ficar juntas? Será que o amor é capaz de vencer — mesmo — qualquer obstáculo? E mais importante... é possível separar ilusão de realidade quando o coração está em jogo?

Olá pessoas! Ano passado tive a oportunidade de conhecer o trabalho da autora Jennifer E. Smith através do livro A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista. Apesar das boas avaliações, iniciei a leitura sem esperar muito e acabei em encantando com o que encontrei. Assim, logo que Ser Feliz é Assim - publicado pela Galera Record - foi lançado, fiquei empolgada com o que iria encontrar. E como me surpreendi com o primeiro trabalho que li da autora, acabei criando expectativas. O que não é nada bom.

Ser Feliz é Assim conta a história de Ellie, uma jovem que mora com sua mãe em uma cidade praiana afastada dos centros. Ela e sua mãe vivem tranquilamente e logo no início temos a sensação que morar lá não foi escolha do acaso, mas sim algo para deixar o passado para trás. Apesar da vida pacata na cidade, tudo se transforma quando um filme começa a ser rodado por lá e a trazer vários astros de cinema, como o mais novo famoso talento Graham. Mesmo vivendo em mundos tão diferentes, os dois acabam se conhecendo por engano em mensagens por email, e a partir disso o encontro deles na cidade é inevitável.

A autora Jennifer E. Smith me conquistou com seu primeiro trabalho publicado aqui simplesmente porque sua escrita, apesar de não ter nada de excepcional, fez com que uma história muito pequena me tirasse sorrisos e fizesse indicações para os outros. Exatamente por isso, achei que Ser Feliz é Assim iria me conquistar. Mas mesmo com esse trunfo, achei que a trama foi um pouco menos do que ela poderia ter sido.

Ellie e Graham são protagonistas ok que tem muitas características que já encontrei em outros livros. Ela, uma jovem responsável que sabe do seu passado e que o evita ao máximo, mas que precisa de mudanças em sua vida. E ele um astro do cinema que mesmo recente, quer conhecer alguém que esteja com ele acima de sua fama. Sem muitas surpresas, tirando o fato do segredo de Ellie. 

Mesmo com alguns pontos não tão positivos, a escrita da autora permanece tranquila e fluída. Aquele livro sem pretensões, que você lê rápido e que é um bom passatempo. Gostei da forma que ela retratou esse segredo da protagonista, principalmente da finalização. Algumas pessoas provavelmente não vão gostar exatamente desse ponto, mas achei que mesmo tendo sido algo meio "raso" eu entendi que esse assunto se estenderia demais. E livros podem deixar pontas soltas e ser mais verossímeis, para que o próprio leitor responda algumas das questões em sua mente. Ou que não responda. Afinal, ninguém na vida real conseguiria resolver algo tão as presas e ser feliz para sempre.

Existem passagens divertidas, como o porco de estimação de Graham. Ou também as partes em que o tema amizade fica mais central na narrativa, sendo ela feita em terceira pessoa intercalando os pontos de vista de Ellie e Graham. Alguns outros personagens secundários são importantes para o desenrolar do livro, como a mãe de Ellie e sua melhor amiga (que me deixou irritada em alguns momentos).

Mesmo com todo o clichê de astro se encontrando e possivelmente se apaixonando por uma jovem anônima, as situações e decisões reais em diversos pontos trouxeram mais lados positivos para a trama, que tem todo um tom mais jovem adulto. A leitura é recomendada basicamente para o público mais jovem e para quem gosta de enredos nessa categoria. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. "A leitura é recomendada basicamente para o público mais jovem e para quem gosta de enredos nessa categoria. " . Sou nova e gosto desse enredo. Lerei. kkkk
    Enfim, você destruiu qualquer expectativa sobre que eu tinha sobre essa obra, mas quando ela chegar a minha mesa, vou ler porque sim. Espero não me decepcionar - tanto -.

    Sempre que tem ator e gente normal, eu gosto.. tipo Idolo Teen da Meg Cabot. Eu simplesmente AMEI esse livro. Li quatro vezes já. kkkkk
    Então já provei que gosto desses tipos de histórias.

    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Pausa Para Um Livro

    ResponderExcluir
  2. Não é um livro que me interessou muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline,
    sempre quis ler os livros "A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista" e "Ser Feliz é Assim", da Jennifer E. Smith. As capas são tão fofas e vejo bastante comentários positivos sobre eles (vou tentar ler sem tanta expectativa, pra não me decepcionar).
    Eu fiquei bem curiosa pra saber qual é o segredo de Ellie, e espero gostar do livro...
    Ótima resenha! Beijos :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo