25/11/2014

Resenha | Quatro

Quatro
  • Autor: Veronica Roth
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 271
Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. 





Olás! Quando ocorreu a finalização da trilogia Divergente, eu não sabia que a autora Veronica Roth tinha mais uma carta na manga sobre o mundo distópico que criou para lançar a seus leitores. Quando foi anunciado o lançamento pela Editora Rocco do livro Quatro - um extra da trilogia - em que a autora aborda um pouco mais sobre a vida do Tobias e tudo o que ele passou para chegar até a audácia, fiquei bem interessada em saber essas ideias, principalmente por conta do final não tão convincente de Convergente.

Em Quatro, temos contados em quatro capítulos - coincidência? - sobre um pouco da vida antes, durante e depois da entrada de Tobias a Audácia, sua cerimônia da escolha, sua iniciação, além de um pouco mais de sua relação conturbada com o pai. Além disso, também temos um pouco das passagens dentro desses quatro capítulos do personagem já como treinador dos iniciandos, na época em que Tris aparece. Temos também 3 cenas exclusivas retiradas de Divergente sendo narradas pelo ponto de vista de Quatro, muitas delas com a presença de Tris - claro.

Posso dizer que a autora foi muito feliz em nos apresentar em um livro separado um pouco mais sobre Tobias. Sua visão rápida em Convergente não me convenceu e eu achei que o personagem merecia mais destaque em narrações em primeira pessoa, principalmente na sua vida antes de se tornar da Audácia. Sua relação com o pai não é tão aprofundada quanto eu esperava, apesar de termos vislumbres de sua vida na abnegação. O foco é realmente sua entrada na audácia.

O que posso frisar é que foi muito bacana entender o funcionamento por trás da Audácia antes mesmo do conflito que ocorreu em Divergente, tendo toda a influência com a Erudição. Além do foco e de conhecermos mais sobre Tobias, sabemos sobre personagens ao seu redor como Erik e alguns comandantes importantes dentro da facção. Quatro passa a realizar decisões muito importantes que tem consequências lá na frente, principalmente no tempo de Divergente.

Os quatro capítulos focando sua vida tomam quase todo o livro, uns bons 90%. As três cenas exclusivas de divergente na visão de quatro são muito pequenas, coisa de 2 ou 3 páginas cada. São vislumbres mesmo de alguma ou outra parte em que já lemos no primeiro livro, mas com um foco narrativo diferente e, levando em consideração outros pontos.

É um livro muito rápido de se ler por ser pequeno e por também conter uma história que no meu ponto de vista, a autora foi bem feliz em publicar. Para quem gosta do Tobias na trilogia e quer conhecer mais sobre o personagem em si e seu crescimento, é muito bacana ler Quatro. Você passa a a entender mais um pouco sobre ele e sobre as atitudes que tomou nos três livros. Quem curtiu a trilogia com certeza vai gostar desse volume extra. 

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Fico impressionada como eu não amo, nem chego a "gostar muito" de Divergente. As personagens não me cativaram, e tô louca pra reler os livros pra assim poder ler Convergente e saber o que aconteceu. Mas quando isso acontecerá? Eu não sei! Mas sei que também só lerei Quatro depois disso, rs.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline,
    fiquei um pouco "boiando" com sua resenha, pois ainda não li a trilogia Divergente. Mas pretendo, e se eu ficar com a mesma sensação que você, de um final não tão convincente, vou ler "Quatro" também, para conhecer mais sobre Tobias :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Estou louca louca louca para ler Quatro . Meu pai comprou pra mim em inglês, e eu estou terminando a leitura, mas pra mim ficou um pouco complicado ainda fazer a leitura do mesmo, porque não sou 100% inglesa kkkkk Eu adorei também esse livro por ter mais de Tobias um pouco... Em convergente eu gostei muitos dos capítulos narrados por ele, e ter um pouco mais disso me deixou feliz. Conhecer ele mais, saber o que se passou... Enfim, tive essa sensação. Fico feliz com sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu desconhecia a existência do livro Quatro e também fiquei bastante surpresa ao saber do lançamento.
    Que bom! Mas, agora estou ansiosa para conhecer as entrelinhas da trilogia e buscar respostas para algumas perguntas que ficaram no ar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi aline, tudo bem?
    Eu ja ouvi falar desse livro e os contos parecem ser ótimos. Adoro contos. Não cheguei a ler a trilogia da Veronica Roth, mas ja assisti o primeiro filme e me impressionou bastante. Estou louco para ler a trilogia e sem dúvidas louco para conhecer um pouco do Quatro com esses contos.
    Adorei sua resenha, e só fez com que aumentasse mais ainda minha curiosidade para lê-lo

    ResponderExcluir
  6. AINDA NÃO LI,E NEM ASSISTI AOS FILMES,,MAS O TRAILLER DO ULTIMO FILME ME DEIXOU MAIS FASCINADA AINDA.LOUCA PRA VER E OU LER.

    ResponderExcluir
  7. Eu não li ainda a trilogia, só acompanho pelas resenhas, e não vejo a hora de conhecer. Muito bom este volume extra.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. eu sou fa do tobias. e para mim, seria uma honra poder ler "quatro" pois, conta com os pensamentos do personagem.

    ResponderExcluir
  9. Amei o primeiro livro da série e o filme ficou muito bom!
    Me encantei pelo casal e o Theo James é o Four mais perfeito que poderiam ter escalado!
    A Shai também arrasou.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler a trilogia e foi puro amor!
    Espero poder ler Quatro em breve... beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo