26/09/2014

Resenha | Scarlet

Scarlet
  • Autor: Marissa Meyer
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 480
  • Compre aqui: Saraiva | Submarino

Depois de Cinder, estreia de sucesso de Marissa Meyer e primeiro volume da série As Crônicas Lunares, que chegou ao concorrido ranking dos mais vendidos do The New York Times, a autora está de volta com mais um conto de fadas futurista. Scarlet, segundo livro da saga, é inspirado em Chapeuzinho Vermelho e mostra o encontro da heroína ciborgue que dá nome ao romance anterior com uma jovem ruiva que está em busca da avó desaparecida. Em uma trama recheada de ação e aventura, com um toque de sensualidade e ficção científica, Marissa Meyer prende a atenção dos leitores e os deixa ansiosos pelos próximos volumes da série. 


Se você ainda não leu o volume anterior da série, essa resenha pode conter spoilers para você!

Olá pessoas! É sempre bom se surpreender com um livro. Expectativas baixas acabam fazendo com que uma história bem escrita passe a ser ainda melhor. Foi isso que aconteceu comigo ao ler Cinder, primeiro volume da série das Crônicas Lunares, escrita pela Marissa Meyer e publicada pela Editora Rocco. O primeiro volume teve uma finalização que me deixou de mãos atadas e louca esperando Scarlet, segundo livro - que me deixou tão contente quanto quando li Cinder.

Se você ainda não sabe, essa série é uma releitura bem diferente de contos de fadas. Primeiramente, fomos apresentados a Cinder - releitura de cinderela. E agora temos como foco Scarlet - releitura de Chapeuzinho Vermelho - uma jovem que mora em uma fazenda com sua avó, vendendo seus produtos aos comerciantes locais. Apesar da vida pacata, tudo muda quando Scarlet acredita que sua avó foi sequestrada - diferentemente das autoridades locais. Então, mesmo sem ajuda deles, Scarlet resolve investigar esse enigma e descobrir onde sua avó se encontra.

Além da própria história, Marissa Meyer me surpreendeu na forma como apresentaria as protagonistas e seus livros. Na minha mente, ela faria um livro de cada releitura e pararia com aquela ou aquele protagonista por ali. Ela fez exatamente o contrário. Em Cinder não tivemos uma conclusão em relação a personagem e isso se fez graças ao envolvimento dela em Scarlet e em todos os outros livros da série, acredito. Tudo se conecta e todos os personagens também. Outra ótima surpresa.

O foco em Scarlet é claro, está mais centrado na jovem que dá nome ao título, mas em diversos capítulos passeamos pela visão de vários outros personagens, como Cinder o Imperador e tantos outros que são chave para a trama. Isso enriqueceu demais a leitura, além de fazer encaixes perfeitos. Não há um ponto sem nó no enredo. Muitas das dúvidas que criei em Cinder foram respondidas em Scarlet ou me deixaram ainda mais ansiosa para saber suas respostas.

Vale ressaltar que a autora foi muito feliz em encaixar vários dos elementos de Chapeuzinho Vermelho na trama. A vovozinha está presente - não tanto como uma velhinha desamparada; o Lobo também é essencial a narrativa - sendo esse um apelido para um jovem lutador que me trouxe surpresas em diversos momentos (boas e ruins). 

Não apenas Cinder e o Imperador voltam em Scarlet, mas também a Rainha lunar - mais conhecida por mim como a Bruxa Má, porque olha - e todos os seus planos de dominar a Terra e se tornar rainha de ambos "reinos". Com a descoberta fatal no final de Cinder de que ela é a princesa perdida de Luna e a única que pode lutar contra a rainha, tudo indica que apesar dos livros a parte com outros contos e personagens, Cinder sempre será a protagonista da série.

Essa é mais uma daquelas séries que merecia muito mais destaque do que é recebida. Tem de tudo um pouquinho que faz com que um público muito grande de leitores se interessem pela trama. O terceiro livro já foi publicado lá fora e eu ainda não sei qual será a releitura, mas tenho certeza de que vou me surpreender ainda mais com o trabalho da autora.
 

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Que bom que a história foi além das expectativas. Gostei muito de ler Cinder e espero que este seja realmente tão bom como diz. Pois ficaria muito triste se não for o que espero desta continuação. ansiosa pra conhecer. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante de Cinder, e adorei saber que Scarlet é tão bom quanto o primeiro. Sobreviveu à maldição do segundo livro com estilo, se superando em envolver as personagens do outro livro como os novos que aparecem agora. Fiquei com receio que Cinder e a Rainha Lunar não fossem aparecer, uma vez que a protagonista é diferente, mas fico contente em ter me enganado.
    Vou já colocar na minha lista de desejados!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Li a resenha por cima para não pegar muitos spoilers porque me interesso por essa série! E que bom que ela não segue maldição do segundo livro! hahaha
    Lembrei da série Once Upon a Time que eu adoro lendo a resenha.
    E as capas dessa série são maravilhosas!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha, não li nem um e nem outro, mas vontade tenho e muito.
    Já conhecia a série e fiquei bastante feliz em saber que agradou à você, sinal de que é realmente boa.
    Ainda irei ler todos os livros, daqui pro final do ano o/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Sou fã de boas releituras e fiquei bem curiosa quando li sobre o primeiro livro dessa série, mas ainda não comecei a ler... Os livros parecem ter tudo para prender minha atenção, sem contar que as capas são lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Line, que legal . Eu fazia uma pequena ideia do que era a história, mas não sabia que parecia ser tão legal. As releituras estão aparecendo bastante, e acho que junto com a escrita intrigante, pode ser bem interessante. Achei super legal, e já quero ler <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Fiquei tão feliz quando soube da publicação de Scarlet, porque sonho em ler os livros da série e namoro Cinder já faz um tempinho!Sem contar as capas lindas. Só não comecei a ler o primeiro livro por saber das continuações e como sou muito ansiosa prefiro esperar que todos os livros sejam publicados para iniciar minha leitura, mas se eu ganhar esse livro, confesso que não sei se vou resistir esperar rsrsrsrs. Parabéns pelo blog e pela resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de releituras e fiquei muito feliz com a leitura de Cinder e muito curiosa pra ler a Scarlet, pra saber o que aconteceu e me deliciar como a história se desenrola, parece muito boa já que o terceiro sem saber do que será, ótima autora virei fã.As capas são muito lindas fiquei apaixonada no marcador de Cinder.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante do primeiro volume da serie e estou ansiosa para ler este, e os próximos :)

    Otima resenha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo