22/09/2014

Resenha | Pó de Lua

Pó de Lua
  • Autor: Claire Freire
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 192
  • Compre aqui: Saraiva | Submarino
Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Entre eles, estão personalidades como a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Ticiane Pinheiro. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.

Olás! Sabem aqueles dias em que apenas poucas linhas de um livro ou poema fazem com que sua semana melhore consideravelmente? Pó de Lua da autora Clarice Freire publicado pela Intrínseca fez exatamente isso comigo. É um livro completamente diferente, que em cada página possui versos e ilustrações. Aquele livro de cabeceira, que dá vontade de ler uma página por dia. A resenha será um pouco diferente - com fotos - já que o livro merece que vocês conheçam cada detalhe maravilhoso que possui.

Antes de virar um livro, Pó de Lua era - e ainda continua sendo - uma página no facebook criada pela autora para compartilhar seus pensamentos e criatividade em pequenas frases chave que revelam sentimentos confusos ou fantásticos. A ideia do título tem ligação com a divisão em que o livro possui. Ele é dividido em quatro partes, sendo elas as quatro fases da lua. As caligrafias lindas e diferenciadas, além das ilustrações simples, mas coloridas e motivadores fazem com que qualquer um se apaixone pelo livro.


Preciso dar parabéns a Editora Intrínseca pelo trabalho incrível na diagramação do livro. Cada página foi pensada, cada detalhe chama atenção. Até mesmo a lombada é colorida de azul, combinando com o ritmo e a intenção do livro. A Clarice combina fatos ou sentimentos cotidianos e os coloca no papel de uma forma sutil e linda, fazendo com que toque o leitor. Não se passa um dia desde que li o livro em que eu não o abra em uma página e leia um dos versinhos.


Confesso para vocês que esse livro chegou em uma hora muito propícia na minha vida. Às vezes, pequenas histórias - ou no caso, pequenos versos - nos tocam de uma forma que não é fácil esquecer. E isso aconteceu comigo quando li Pó de Lua. Muitas das páginas pareciam que eram escritas para mim naquele momento e acredito que muita gente vai se sentir - ou se sentiu - assim durante a leitura. É fantástico o poder que poucas palavras tem de nos fortalecer ou nos fazer sorrir.

Minha leitura foi feita em 30 minutos e assim que eu o finalizei, tive vontade de fechar, voltar para a capa, abrir e começar tudo de novo, como em um ciclo. Já o li mais de uma vez. Mesmo sendo tão rápido de se ler, dá vontade de o reler na mesma velocidade. Voltar em uma ou outra página. Ficar refletindo. Observar os detalhes.


Pó de Lua é um livro extremamente visual, tocante e alegre. Dessa forma, eu aconselho a todos vocês a quando estiverem em uma livraria a procurarem o livro e darem uma olhada. Vocês vão se encantar assim como eu fui fisgada pelas palavras e pela beleza que esse livro transmite. Eu o indico a todos, independente de idade. É tudo tão bem feito que parecem aqueles livros que nós rabiscamos quando crianças ou adolescentes com nossos pensamentos e confusões. Me trouxe bons momentos e acho que vai trazer a todos.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Bem,
    fico extremamente feliz que tenha gostado. Acompanho o trabalho da Clarissa desde quando ela tinha o facebook, e simplesmente adoro o trabalho dela. Então dizer que eu estou louca pelo livro não é nenhuma novidade , né?
    Bem, acho os textos dela lindos, e a minha mãe os lê muito quando está deprimida. Ela diz que acalma, que é como um abraço apertado, segurando a dor. Por isso eu pedi um pra ela, do livro. Tenho certeza que ela vai adorar de ter um pedaço das mensagens que ela adora em casa, pra ler e reler.

    Amei as fotos, mostrou muito sobre o livro.

    ResponderExcluir
  2. O dia que vi esse livro na papelaria fiquei encantada com o trabalho e o com a delicadeza que foi feito. As ilustrações são lindas!
    Beijos
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  3. Esse livro e lindo!
    Melhor saber que a autora e daqui de Recife!
    Amei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser muito perfeito, amo livros deste tipo. Acompanhava de vez em quando a página do livro no Facebook, mas nunca pensei que todas aquelas frases lindas um dia se tornariam um livro, parabéns para a autora! Parabéns pela resenha!

    Abraços! Teens in Wonderland

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Pó de Lua é tudo de bom, como você também o li na hora certa! Mas, agora cheguei a conclusão que não te hora certa para Pó de Lua <3 <3
    Super indico para todos!!!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho esse livro tão fofinho, conheço a page da Clarice desde o seu começo e sempre achei seus desejos e frases lindos.
    Fiquei super feliz quando ela anunciou o lançamento do seu livro

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Não conhecia o livro nem a página, mas fiquei bem curiosa com a sua resenha e as fotos. Acho que se eu tivesse ele na minha estante também ia querer ficar lendo frases soltas todos os dias, ainda mais com essa edição linda!

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo