10/09/2014

Resenha | O Livro dos Vilões

O Livro dos Vilões
  • Autor: Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreun e Fábio Yabu
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 320
  • Compre aqui: Saraiva | Submarino
Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.


Olás! Quem nunca leu ou adora uma boa história de conto de fadas? E quem nunca torceu - secretamente, claro - para um vilão em especial? Ou talvez, quisesse saber mais um pouquinho sobre ele, mas não teve oportunidade? Foi por isso que 4 autores da Galera Record se uniram e organizaram um livro de 4 contos, mostrando para o público a verdadeira realidade dos vilões em alguns contos de fadas. E não é que muitos deles não são aquilo que nós esperávamos?

Acho conto uma forma de abordagem bacana para releituras, ainda mais sendo elas com o foco em somente um momento ou um personagem específico. O bacana desse formato também é que você pode ter o gostinho de várias histórias e várias opiniões/mundos diferentes de cada autor. Como são histórias pequenas, não quero dar muitos detalhes para não estragar uma ou outra surpresa.

O conto que abre o livro é o da autora Cecily von Ziegesar - autora de Gossip Girl. Ela resolveu embarcar no conto da Cinderela, mas especificamente nas duas irmãs malvadas da gata borralheira. Achei o conto da autora bem abaixo do esperado e muito confuso em diversas partes. Achei que ela poderia ter trago tantos elementos mais bacanas e infelizmente não foi o que encontrei.

O segundo conto é da Carina Rissi, então já imagina o quanto as minhas expectativas estavam altas. O primeiro conto não tinha sido lá essas coisas, mais um motivo para que esse conto elevasse meu ânimo para continuar a leitura do livro. E a Carina conseguiu que eu continuasse firme e forte na leitura, me resgatando com a releitura da Branca de Neve e a a Bruxa Má como protagonista - que no caso, seria a Malvina. O jogo que a autora mostrou fazendo com que a própria personagem conte sua história - como se fosse um depoimento em uma delegacia - para os leitores foi o ponto chave. Fora isso, a própria personagem cativou, não deixando espaços para a mocinha.

Com o pique renovado, iniciei a leitura do terceiro conto da autora Diana Peterfreund - que é muito elogiada, inclusive tenho livros dela aqui, mas ainda não tive oportunidade de lê-los. E foi o conto que mais gostei. A autora trouxe a releitura de A Bela Adormecida, tendo o foco na bruxa Malena. Apesar de ser um conto mais adolescente, gostei de como foi a abordagem da autora e de como ela o finalizou. Além é claro, de vários dos elementos da história original estar presente de uma forma mais atual.

E para finalizar, temos o conto do Fábio Yabu, que foi o mais diferente no livro. Ele não elegeu uma história apenas para uma releitura, e sim um personagem chave: o Lobo. São tantas as histórias em que ele faz parte que achei genial por parte do autor encaixar todo o mundo dos contos de fadas a cerca dele. E posso dizer que eu me surpreendi muito com a proposta dele e de como ele abordou esse vilão, que no final me agradou demais.

De uma forma geral, O Livro dos Vilões me rendeu uma boa leitura. Mesmo com baixos momentos em alguns pontos ou em vários em determinado conto, consegui me surpreender em outros. É um livro para quem gosta de relembrar contos de fadas e para o público que gosta de leituras sem pretensões ou aprofundamentos.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Aline! Quanto tempo! hahaha
    Nossa, tô louca pra ler esse livro! Confesso que tinha expectativas muito altas pelo Livro das Princesas, mas a leitura não fez jus a elas. Espero que com o dos vilões seja melhor!
    Nem li o livro ainda, mas já esperava que o da Cecily não fosse lá essas coisas... Li um livro dela sem ser da série de GG que é simplesmente deplorável, muito muito ruim mesmo. Fora que fiquei sabendo algumas coisas sobre a própria série de GG que já me desanimam de ler qualquer coisa dela...
    Mas estou com expectativas altíssimas para todos os outros, principalmente o do Fábio! Nunca li nada dele, mas todo mundo é só elogios pra esse homem, então ele tem que ser bom! hahahaha
    Adorei a resenha!

    Bjs
    Nas Quartas Usamos Rosa

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa!
    Fiquei chateada porque você não conseguiu aproveitar a Bienal como esperava, uma pena :/
    Sobre o livro, quero muito lê-lo!
    Não tinha lido nenhuma resenha dele até agora, mas só o fato de ter um conto da Carina Risse e outro do Yabu já me fez querer muuuuito ler!
    Fiquei mais curiosa, adoro torcer para vilões hahaha

    Beijos,
    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi baby !
    Estou morrendo de vontade de ler essas obras a algum tempinho, tanto o Livro das Princesas, e o das Vilãs agora. Mas não crio expectativas nesse, e espero que seja uma coisa boa. kkkk
    Fico feliz que seu aproveitamento tenha sido satisfatório. Três contos de quatro ? Muito bom mesmo.

    Fiquei feliz e mais curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro das princesas e adorei, e ao que parece o livro dos vilões não deixa a desejar também! Espero encontrar contos envolventes, os autores escalados são ótimos! Pelo seu comentário as histórias parecem ser legais, de certa forma, estou ansioso para ler o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!
    Ainda não li O livro das princesas, então provavelmente vai demorar um pouquinho para eu ler esse, mas estou bem curiosa! Gosto bastante de releituras dos contos de fadas e a ideia de focar nos vilões é bem diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo