21/07/2014

Resenha | A Evolução de Mara Dyer

A Evolução de Mara Dyer
  • Autor: Michelle Hodkin
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 406
  • Compre aqui: Saraiva | Submarino
As misteriosas e perigosas habilidades de Mara continuam a evoluir. Ela sabe que não está louca e agora precisa se prender desesperadamente à sanidade. Mara sabe que é tudo real: pode matar com um simples pensamento, assim como Noah pode curar com apenas um toque e que Jude, o ex-namorado morto por ela, está realmente de volta. Mas para descobrir suas intenções, deve evitar uma internação em um hospital psiquiátrico. Confusa com as paredes se fechando e ruindo ao seu redor, ela deve aprender a usar seu poder.

Se você ainda não leu o primeiro volume da série, essa resenha pode conter spoilers para você!  

Olás! Cá estou eu de volta para contar a vocês o que achei do livro A Evolução de Mara Dyer, segundo livro da trilogia escrita pela Michelle Hodkin e publicada pela Galera Record por aqui. Quando o primeiro volume foi lançado e eu pude conferi-lo, confesso que o li muito pela curiosidade a cerca da premissa apresentada e pelas opiniões que tinha ouvido de alguns vloguers americanos. Gostei da apresentação que a autora trouxe no livro um e não sabia muito o que esperar para o segundo. Me surpreendi e acabei gostando ainda mais que o primeiro.

O que para Mara era dúvida em A desconstrução de Mara Dyer, agora passa a ser certeza. Ela realmente possui uma habilidade incomum de machucar as pessoas. E além disso, seu antigo namorado - teoricamente morto por ela em um desabamento de um sanatório - realmente está vivo e passou a assombrar sua vida. Mesmo com tantas certezas, sua sanidade anda em jogo entre sua família e conhecidos, tendo que evitar a qualquer custo ser internada e que Jude estrague sua vida.

A autora foi bem sagaz em trazer um tema recorrente - habilidades especiais em humanos - junto com problemas (ou não!) psicológicos de quem cerca a narrativa. O desfecho do primeiro livro me deixou de boca aberta a espera do que ela poderia trazer para o segundo volume. Teríamos respostas? Mais perguntas? É claro que tive mais perguntas. Michelle Hodkin não deu uma pista sequer do que eu queria saber. E isso foi o mais bacana.

Cada página alimenta mais o mistério e a curiosidade sobre todos - personagens e enredo - e é isso que faz você continuar devorando o livro e querendo rapidamente o próximo para entender exatamente do que tudo se trata. A narração continua sendo em primeira pessoa, tendo Mara como ponto de referência para todos acontecimentos. E vale a pena ressaltar: você não consegue confiar no que você está lendo. Algumas vezes tudo aquilo parece exatamente o que está acontecendo; em outras o cenário simplesmente parece uma alucinação da personagem. Não dá para saber o que vamos encontrar em seguida.

Uma das coisas que mais gostei que a autora realizou foi a inserção de pequenos flashbacks; no início confusos e sem sentidos, mas que aos poucos passam a se tornar peças que vão se encaixando no decorrer dos acontecimentos. Além disso, o tom um pouco obscuro e algumas passagens um pouquinho sinistras permanecem deixando o livro diferente.

Mesmo sem as respostas que eu esperava, acho que o último volume da trilogia tem tudo para trazer elementos ainda melhores do que encontrei no segundo, principalmente porque o final mais uma fez foi de deixar o queixo caído. Apesar de não ter toda a confiabilidade, gosto de me manter um pouco a cegas nesse caso. Espero ser surpreendida ainda mais.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu já li várias resenhas sobre a Desconstrução de Mara Dyer e agora Evolução de Mara... Gente, só com o que vocês falam eu já fico boquiaberta! Parece ser um livro que prender bastante, fazendo você não querer abandonar a leitura.
    Minha vontade tem aumentado bastante, ou seja terei que comprar. kkkk
    Essa coisa de habilidades especiais humanas, como matar e curar quem quiser, como eu vi que curar é o caso de Noah. Enfim, fiquei muito curiosa a cerca dessas habilidades, o que aumenta minha vontade de ler.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tô lendo esse livro agora mesmo! Adorei o primeiro livro, e já tô gostando bastante desse também :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o primeiro livro, estou esperando sair ou pelo menos ficar proximo do lançamento do terceiro, ando com medo de algumas series não sair a continuação rs.
    Mas esta serie parece ser boa e o tema me agrada, e fico so pensando como é um livro narrado por uma pessoa que acha que é louca rs, curiosa,
    beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo