16/07/2014

Resenha | Cidade do Fogo Celestial

Cidade do Fogo Celestial
  • Autor: Cassandra Clare
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 532
  • Compre: Saraiva | Submarino
ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Se você ainda não leu os outros volumes da série, essa resenha pode conter spoilers para você!  

Olás! Sim, chegou a minha vez de falar um pouquinho para vocês sobre o que eu achei do último volume da série Instrumentos Mortais - Cidade do Fogo Celestial -, escrita pela (adorada e odiada ao mesmo tempo) Cassandra Clare e publicado pela Galera Record. Como eu contei os dias para ler esse livro! Tanto que quando ele chegou eu larguei tudo o que estava lendo para logo descobrir o que aconteceu. Apesar disso, li com bastante calma para absorver todos os detalhes.

Depois de terem lutado contra Valentim, Clary, Jace e seus amigos caçadores de sombras possuem uma luta ainda maior para travar contra Sebastian. Além de irmão de Clary, Sebastian possui um lado maligno e forças muito piores do que todos os caçadores de sombra imaginaram. E para que a guerra iniciada acabe, uma jornada inimaginável começa entre os protagonistas trazendo perdas e muitos desafios.

Sempre que sai qualquer livro escrito pela Cassandra Clare, eu mal me contenho. Minhas expectativas vão lá em cima e sempre são alcançadas. Até mesmo superadas. Foi exatamente assim que a leitura de Cidade do Fogo Celestial foi para mim. A cada livro da autora, tudo vai ficando ainda melhor do que foi encontrado por mim no anterior. A narrativa dela sempre se supera.

Como disse anteriormente, apesar de ser muito difícil, eu li o livro com muita calma e sem pressa, principalmente porque os detalhes são extremamente importantes para o enredo. E a riqueza desse detalhamento me trouxe tantas alegrias e alimentou de uma forma tão positiva a história que não me importei em ler devagar (apesar de querer correr para o final).

A Cassandra descreve muitos personagens e não dá o foco só nos protagonistas. Como esse livro foi o ápice (além dela inserir ainda mais personagens novos), ela não deixou em nenhum momento a peteca cair na descrição ou respostas para cada um deles. Eu me senti muito feliz em encontrar todos eles apresentados e, de certa forma, finalizados. 

Para mim, o melhor (e grande trunfo) do livro foi o entrelaçamento de todas as séries escritas pela autora, inclusive uma que ainda nem foi lançada. A autora nos apresentou os personagens da sua próxima série também no mundo de caçadores de sombras. E não se engane, ela não dá só uma pincelada neles, mas sim usa e abusa das suas participações, os inserindo de forma intensa e propícia em momentos fundamentais desse livro.

Ressalto então a entrada de Emma e Julian, protagonistas do seu próximo trabalho. Eu já me identifiquei e adorei tanto suas personalidades nesse livro que mal posso esperar para lê-los com um foco ainda maior. É incrível como eles me cativaram de cara assim que apareceram. 

E agora é a hora que você me pergunta: "Mas você disse todas as séries Aline. Então quer dizer que temos alguma coisa envolvendo As Peças Infernais?" Sim! E isso me deixou tão feliz! Não é novidade para ninguém meu favoritismo por TID, então me imagine dando pulos de alegria quando tinha alguma passagem com detalhes em relação a essa série? Por isso, aqui faço uma observação: por favor, leiam As Peças Infernais ANTES de ler Cidade do Fogo Celestial. Os spoilers sobre a outra série são bem abertos e esses são essenciais para os outros livros. 

Sobre o desfecho eu não poderia ter imaginado melhor. Como sempre, em diversos momentos a Cassandra deixou meu coração na mão, me fazendo amá-la e odiá-la. É por isso que gosto tanto de seus livros. Sou envolvida de uma tal forma que não tem como não gostar. Me sinto inserida e vivendo aquilo. E o que é melhor para um leitor do que isso? A conexão entre narrativa e personagens?

Sem dúvidas, esse foi o melhor livro da série para mim. Ele é relativamente bem mais grosso que os outros. Os personagens cresceram, a narrativa cresceu e teve seu ápice. Tudo se uniu e se tornou grandioso, se encaixando exatamente como o planejado. Me sinto um pouco órfã agora que a próxima série vai demorar um pouco a ser lançada. Porém, vou esperar com muita ansiedade e certeza de que será mais um trabalho maravilhoso da Cassandra. E que vai partir meu coração e trazer alegrias (tudo ao mesmo tempo) mais uma vez.
 

Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Oi Aline! Também tentei ler o livro com calma, mas não consegui rs. Li o livro inteiro praticamente de uma vez essa madrugada (com exceção do epílogo, que vou pegar para ler daqui a pouco), e o livro superou as minhas expectativas, que também eram altas. Acho que o que eu mais gostei do livro foi a introdução da Emma e do Julian, mal posso esperar para ler a série deles. Simplesmente adorei os personagens. Sobre As Peças Infernais, me falaram para ler antes, mas quis ler separado, e acabei pegando todos os spoilers possíveis. Mas fazer o que, né? Culpa minha rs. Adorei a resenha.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Há quanto tempo! O blog continua lindo! (:
    Cidade do Fogo Celestial é minha leitura do momento e estou adorando!
    A leitura está demorando muito mais do que o previsto, mas é sempre assim com os livros da Cassandra, gosto tanto que tento viver os conflitos deles por mais tempo hahaha Pretendo terminar nesse final de semana, duvido que sofrerei mais que Princesa Mecânica ): Mas, confio totalmente na autora para fechar essa série com chave de ouro!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  3. menina que resenha grande! tava inspirada né?
    Li algumas partes e já gravei spoillers :(
    Comprei ainda o dois e três hoje, pra ver se ando com minha leitura. kkkkk
    Enfiim, ainda bem que gostou do desfecho da obra. :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Awww, eu li meus próprios sentimentos na sua resenha! Sou grande fã da Cassandra Clare, e as séries dela consequentemente são minhas favoritas, então ler esse último livro da saga foi tanto uma empolgação extrema, quanto uma tristeza por saber que enfim terminaria, apesar de que né, com certeza a próxima série ainda vai apresentar personagens de instrumentos mortais, então não tem tanto que sofrer haha eu também amei esse envolvimento de três séries num livro só, com certeza é algo que só ela consegue fazer! No final eu fiquei com muita raiva, achava que o lance do Simon ia estragar tudo, mas ficou tãaao liiindo! Resumindo, essa série é mesmo perfeitaa

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu so li até o terceiro livro e não continuei a ler, eu tenho o quinto aqui...e so vou ler quando tiver todos, pois a autora sempre termina os livros com uns desfechos que você surta querendo o proximo rs, gosto de resenhas como a sua fala sem contar..pois pra quem nao leu como eu é chato ficar sabendo o livro todo cheia de spoilers,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Xará, tudo bem?Não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo que vi o livro será o máximo, cheio de surpresas (um pouco de Peças Infernais..ebaaa), cenas lindas e marcantes.. Estou louca pra ler e apreciar essa obra incrível. Amei sua resenha,icnrível como sempre..Espero amar esse livro tanto quanto vc.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Só falta este livro para eu completar minha coleção...
    Nem acredito que a saga chegou ao fim!
    Amo muito Jace e adorei como terminou "A cidade dos anjos caídos" e estou mega curiosa para saber onde Sebastian foi parar, hehe...
    Torço muito pelo casal Jace e Clary... e fico feliz em saber que o desfecho foi bom e que o livro foi o melhor na sua opinião, só aumenta minas expectativas!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou na maior expectativa por esse livro, apesar de só ter lido os três primeiros da série, os outros dois já estão na estante só esperando pelo último para eu poder ler todos um logo depois do outro. Eu ainda não li As peças infernais, os livros estão na minha lista de desejados, e acho difícil ler antes de ler esse, mas de qualquer maneira eu nem sou tão neurótica a respeito de spoilers e acho que posso lidar com eles. Adoro a escrita da Cassandra e é uma boa notícia que ela vai escrever uma outra série nesse mesmo universo.

    ResponderExcluir
  9. Serei sincera: não li a resenha. Como só li até Cidade de Vidro, morro de medo, tenho pavor, de pegar algum spoiler. Na verdade, evito qualquer resenha... não li nada sobre o livro ainda, nem a sinopse. Mas to maluca pra completar minha série e assim dar continuidade.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Está além do que esperava. A história continua empolgante e envolvente. A autora como sempre nos surpreendendo com suas histórias e seus personagens. Não vejo a hora de poder conferir tudo isso. Ansiosa por este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal! é um livro muito elogiado e querido por muita gente, né?. Todas as resenhas que eu li eu só vi o quão mágico ele é , cheio de mistérios, coisas de outro mundo, coisas que chamam a atenção mesmo e prendem o leitor. Infelizmente eu não li nenhum ainda, mas adoraria ler essa série. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Como só li o "Cidade dos Ossos", preferi pula para o último parágrafo dessa resenha. Só posso dizer que estou mais do que ansioso pra conseguir todos os volumes, e começar a ler essa série. Fico muito feliz em saber que a Cassandra fechou a série com chave de ouro, fazendo desse último volume o melhor de todos. Não vejo a hora de começar a ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Nem preciso explicar como eu amo essa série!! Só quem já leu para entender, neh? kkkkkkkk
    É simplesmente incrível.. eu não consigo explicar...e estou muito triste q esse seja o ultimo livro.. e ao mesmo tempo curiosa pra ver finalmente o que vai acontecer :D Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, livro 6 e eu ainda nem comecei a série. Apesar de já ter ouvido infinitos elogios em relação a todos os livros, séries assim com tantos livros me dão um certo medo. Quero muito ler mas não sei se quero comprar (meu bolso chega a sangrar só em pensar em comprar tudo isso). Então vou ver se encontro alguém pra me emprestar rsrs
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  15. Resenha muito boa, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei mais do que feliz em saber que a Cassandra conseguiu dar um desfecho para tudo que tinha deixado em aberto (e o que mais deve ter inventado nesse 6º livro). Essa é uma das coisas que mais gosto em seus livros. Nada é irrelevante e tudo tem um motivo para acontecer, cada detalhe. Fora os personagens que são bem construídos e nos cativam tanto. E o que dizer da sua resenha. Fiquei subindo a página só para ver se tinha mais. Desespero me define sobre a vontade de lê-lo logo. Mesmo sendo triste saber que é o último. Pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  17. Apesar de ter Cidade das Almas Perdidas, ainda não li, saber que a série chegou ao fim dá uma tristeza, saber que praticamente TUDO acontece no último livro dá uma ansiedade, ao mesmo tempo que quero ler e saber tudo não quero que acabe, tia Cassandra não teve dó dos leitores neste último livro, pelo menos dizem que o final é mais que perfeito, quem sabe se eu ganhar este livro me animo para ler o fim dessa série maravilhosa...

    @jan_araujo7

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo