18/06/2014

Resenha | Partials

Partials
A raça humana está quase extinta após a guerra com os Partials – seres criados em laboratório, idênticos aos humanos. Eles liberaram o vírus RM, ao qual apenas uma pequena parte da população é imune. Os sobreviventes da América do Norte se reuniram em Long Island ao mesmo tempo que os Partials se retiraram da guerra misteriosamente. Kira é uma médica em treinamento que vê, dia após dia, todos os bebês morrerem, pouco tempo após o nascimento. Há mais de uma década nenhum nasce imune ao RM. O tempo está se esgotando e, com ele, a esperança. Decidida a encontrar a cura, Kira descobrirá que a sobrevivência dos humanos tem muito mais a ver com as ligações entre eles e os Partials do que se imagina. Ligações das quais a humanidade se esqueceu, ou simplesmente não sabia que existiam...



Olás! Nesse ano de 2014 eu estou tendo muitas surpresas positivas em minhas leituras. Algumas vocês já puderam conferir as resenhas por aqui e a resenha dessa quarta-feira segue o mesmo modelo. Partials, do Dan Wells publicado pela Editora iD me surpreendeu de um jeito que poucas distopias vem me surpreendendo ultimamente. O gênero passou a ser tão mais comum que as surpresas acabaram ficando de lado em certos livros, mas Partials me fez reforçar mais uma vez porque gosto tanto desse gênero literário.

Após uma guerra onde os seres humanos foram quase extintos do planeta contra os Partials (seres iguais aos humanos, mas criados em laboratório especificamente para as batalhas), os sobreviventes tentam manter a espécie viva de todas as formas. Apesar disso, um vírus liberado pelos inimigos deixa a situação muito mais difícil, já que pouco são os humanos imunes e todos os nascidos vivos morrem rapidamente por não terem imunidade. Kira, uma estudante de medicina decide correr atrás da cura e, segundo seus estudos, para a sobrevivência do ser humano, eles precisam entrar em contato com os Partials.

Eu não imaginava que iria gostar tanto de leitura de Partials quanto eu gostei. No início da trama escrita pelo Dan Wells, tudo me pareceu muito parado e intrincado. Foi uma leitura um pouco lenta e só deu uma dinamizada a partir da página 100 em diante. Creio que isso acontece pela apresentação do mundo criado pelo autor, mesmo eu tendo ficado confusa em algumas partes. Mesmo assim, logo você entende a proposta e as páginas começam a passar rapidamente.

Além do mundo distópico proposto, o autor insere uma pitada de ficção científica, que foi uma sacada muito boa. A inserção desse gênero - mesmo não sendo muito - trouxe outro diferencial para o livro. Os personagens escritos pelo autor são muito bem construídos. Particularmente, achei a Kira mesmo sendo muito nova - 16 anos - bem madura, até pelo cargo que ela tem no seu mundo. A propósito, todos os jovens apresentados tem uma maturidade acima do esperado, graças ao mundo que lhe foi apresentado, condizente com a história.

Mesmo Kira sendo a protagonista, os personagens secundários não ficam atrás. Eles tem um aparecimento bem grande em vários pontos da história, o que enriqueceu o enredo, uma vez que a narrativa é feita em terceira pessoa, dando pontos de vista um pouco diferentes em determinados momentos. A história começa a realmente ficar boa quando ficamos sabendo um pouco mais sobre os Partials, o encontro com eles e o que isso vai acarretar para Kira e o governo.

Para quem gosta de um bom romance: ele existe sim, mas é segundo plano nas ideias do autor, o que eu achei bem válido. Tenho uma suspeita de que pode ter início um triângulo amoroso, mas nada muito evidente e que comprometa o seguimento da história de início. Ele foi tratado de uma forma bem secundária nesse volume, talvez no futuro o autor possa explorar mais.

O final me deixou de boca aberta e eu realmente não esperava a revelação que estava por vir. Não achei tão óbvio e eu realmente me surpreendi. Fragmentos, segundo volume da série, foi lançado recentemente pela editora iD e eu já estou com ele para leitura. Em breve, conto para vocês se o segundo volume me surpreendeu tanto quanto o primeiro. E para quem gosta de uma distopia um tanto diferente, vale a pena embarcar na série.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Não faz muito meu estilo de leitura!
    Adorei a forma como você tratou dele, nota 10!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu já comentei por aqui o quanto tenho gostado de distopias, mas achei a história dessa muito intrigante.
    Acho que os assuntos tratados são legais, primeiro a doença ( o vírus), que são tratados em outras obras, mas que foi proposto de uma maneira diferente, e fiquei pensando no que pode ser essa cura, e isso de "precisar" dos Partials para que aconteça pode deixar mais interessante a história ainda. Enfim, quero ler já. E estou esperando sua resenha do segundo livro.

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro, mas curti bastante a premissa!

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  4. Eu queria muuito ler esse livro, e agora com a sua resenha eu quero mais ainda! A história parece mesmo muito criativa, diferente da maioria das distopias que já tão até cansando

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar desse livro quando foi lançado, mas como não li nenhuma resenha dele acabei esquecendo. Sou fã de carteirinha de distopias. E como você mesma disse, ficou tão na moda que é até difícil achar algumas realmente boas. Bom saber que está vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  6. Acho que esta foi a segunda resenha que li deste livro, e confesso que nem lembro como estava a primeira. Me interessei e vou procurar por ele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Tem todo o mundo de distopia se desdobrando diante de nossos olhos! Quero ler esse, sim! Parece ser muito legal!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro ,mas no momento estou babando por ele ,amei esse enredo ,e parece uma distopia bem diferente dessas todas iguais que vemos por ai ,tmb adorei essa capa ,muito linda...
    Sua resenha está ótima ")

    ResponderExcluir
  9. Li bastante resenha sobre e parece interessante.
    mas como estou acompanhando muitas séries, muitas leituras pendentes, este acaba ficando para bem depois.... mas parece uma boa leitura, em todo caso =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo