28/05/2014

Top Top #11 | Livros que despedaçaram meu coração


Sabe aqueles livros que mesmo depois de terem sido lidos, ainda deixam uma marca bem grande dentro de você? E quando essa lembrança despedaça completamente seu coração? Às vezes por um lado bom outras vezes por um lado ruim. O que importa é que eles nos marcam de uma forma tão incomum que você se lembra sempre e guarda uma pequena contradição sobre o que você pensa do autor. Se você quer esganá-lo ou lhe parabenizar por um trabalho tão bem feito. Exatamente.


1 - Um Caso Perdido - Hopeless
2 - Príncipe Mecânico
3 - Soul Love - A noite o céu é perfeito
4 - A Culpa é das Estrelas
5 - O que aconteceu com o adeus

Um Caso Perdido, ou melhor Hopeless (prefiro chamá-lo assim, na resenha vocês compreenderão o porquê), foi o verdadeiro motivo para que esse Top Top saísse essa semana. Finalizei a leitura na sexta passada e ainda estou me recuperando dela. É completamente devastadora e maravilhosa ao mesmo tempo. A autora de Métrica conseguiu se superar e muito nesse livro. Não dá para dizer. Você precisa sentir e para isso, só lendo. 

Sim, sou a Senhorita Óbvia e como eu já havia colocado Princesa Mecânica no Top Top passado (que a propósito, fez meu coração se despedaçar mais do que o livro que citarei aqui, mas não quis ser tão repetitiva. haha), resolvi colocar Príncipe Mecânico para representar tanto ele quando o outro volume. A Cassandra Clare mostrou seu talento em acabar com meu coração nessa série com grande maestria, diga-se de passagem. Fiquei mais de uma semana (isso é muito para quem lê um livro atrás do outro) sem ler nada por conta deles. Nesse nível.

Como gosto de reviver o passado, principalmente se for meu passado literário bom, eu sempre preciso me lembrar de Soul Love. Antigo, muita gente não conhece, mas é incrivelmente maravilhoso. E pequeno. Provando que o livro não precisa ter centenas de páginas para ser comovente e marcar sua vida.

Chegamos agora a um livro que ninguém nunca ouviu falar, claro. Se você não conhece, prazer, o quarto livro que despedaçou me coração foi A Culpa é das Estrelas. John Green me fez chorar como se eu estivesse em TPM constante durante alguns momentos na leitura. E eu não preciso dizer muita coisa, se não vou ser ainda mais clichê do que costumo ser.

E como eu não poderia finalizar de maneira diferente: é claro que eu deixaria o meu maior clichê literário (depois da trilogia As Peças Infernais, claro) de fora! O que aconteceu com o adeus pode não ter tocado vários leitores, mas para mim marcou profundamente. Não sei se foi o momento na minha vida ou por eu me identificar tanto com a protagonista. O que importa é que ele despedaçou meu coração simplesmente por me mostrar muitas verdades que eu talvez não havia enxergado antes em mim.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi, Aline!
    Quanta leitura impactante, hein? Desses só não li Príncipe Mecânico e Um Caso Perdido; os demais já li, e concordo com você sobre Soul Love, é uma história maravilhosamente delicada e sincera, e deixa um aperto no coração que... nossa, é lindo, lindo, lindo. Queria muito que mais pessoas o lessem! ACÉDE também não fica de fora; me fez chorar verdadeiros rios de lágrimas, e fiquei desolada ao fim da leitura, mas é essencialmente ótimo! Porém... minha experiência de leitura com o livro de Sarah Dessen não foi das melhores. Não sei se foi por tê-lo lido no tempo errado ou algo assim, mas só sei que não consegui simpatizar com personagem algum, e mesmo o enredo ou a narrativa não conseguiram me prender. Faltou algo, sabe? Contudo, ainda quero ler mais um livro dela, antes de me precipitar em qualquer decisão; quero muito ler Just Listen, por exemplo.

    Beijos...
    Sâmella Raissa
    ♥ SammySacional.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Que top top maravilhoso! Eu AMO livros tristes por algum motivo muito bizarro porque não é possível uma pessoa gostar de sofrer tanto com livro que nem eu, hahahah
    Desses que você citou só li ACEDE e O Que Aconteceu Com O Adeus. O primeiro também quebrou meu coração PORQUE NÉ, TEM NEM COMO!!!! Mas o segundo eu achei normal... Inclusive não é um dos livros da Sarah que eu mais gosto.
    Sempre fui louca pra ler Soul Love! Mas como não é muito conhecido, não vejo ele por aí com muita frequência, então nunca consegui ler :/ Espero conseguir um dia, hahaha

    Bjs!
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dos seus eu só li ACEDE, mas se fosse uma lista minha colocaria também Love Story, Se Eu Ficar e o Céu Está em Todo Lugar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Realmente, SOUL LOVE consegue quebrar e encantar corações de um jeito muito lindo. É bastante antigo, mas uma leitura deliciosa e rápida. Lembro-me bem, que o li durante uma madrugada. E chorei uma semana. kkk

    ACEDE também consegue esse sentimento, juro que não sei como irei assistir o filme, se ainda nem me recuperei do livro. *-*

    Os outros não li, porém já ouvi muitos comentários dizendo como eles partem corações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Meu coração é despedaçado constantemente pelos autores sem coração que gostam de matar meus personagens favoritos hahahaha, um exemplo- As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martín

    ResponderExcluir
  6. Adorei o tema do top dessa semana, desses eu só li Anjo Mecânico, e estou com Princesa esperando eu entrar de férias para ler *-*, e é claro, A Culpa é das Estrelas também é um livro mt bonito. Quero mt ler Hopeless.
    Uma das minhas últimas leituras que foi uma grata surpresa foi Adormecida da Anna Sheehan.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo