17/05/2014

Resenha | The 100 - Os Escolhidos

The 100 - Os Escolhidos
  • Autor: Kass Morgan
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 288
  • Compre aqui: Saraiva | Submarino

Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


Olás! Antes mesmo de saber da existência do livro, The 100 - Os Escolhidos, escrito pela Kass Morgan e publicado pela Galera Record, eu já tinha começado a ver o seriado de mesmo nome e baseado no livro. Eu acompanho a série e gosto bastante da trama na televisão. Então, quando surgiu a oportunidade de ler o livro adaptado, fiz questão de conferir. E se você vê o seriado e quer ler o livro (ou o contrário) se prepare, porque não temos quase nenhuma semelhança.

Em The 100, uma guerra nuclear acabou com a vida da forma que conhecemos na Terra, e parte da humanidade se mudou para uma grande Estação Espacial. Com o passar dos anos, os recursos necessários para a sobrevivência acabaram ficando escassos e 100 jovens prisioneiros são mandados de volta a Terra em uma missão para descobrir se a Terra é mais uma vez habitável. Mas a missão acaba mostrando que a radiação é o maior perigo que eles pensavam.

A autora de The 100 escolheu uma forma muito inteligente de narrar sua história. Cada capítulo é contato por uma personagem, dentre 4 escolhidos principais. Temos a Clarke, que é filha de dois grandes cientistas e futura médica. Depois que seus pais foram julgados e condenados a morte, Clarke foi presa e foi enviada a Terra. Comparando a Clarke do seriado com a Clarke do livro, essa última tem uma personalidade bem melhor que a outra. Apesar de não estar tão em foco, ela defende muita gente e mostra que não pensa só em si própria.

Temos também a visão de Bellamy, um intruso no meio dos prisioneiros que se infiltrou na missão para proteger sua irmã mais nova, Octávia. O Bellamy é bem menos, bem menos mesmo no livro do que tudo aquilo que vi no seriado. Dessa vez, eu prefiro a forma que o personagem foi retratado no seriado. Digo isso porque no livro ele não se destaca tanto e não mostra que tem uma personalidade tão forte. 

Wells, filho do Chanceler da Estação, foi preso de propósito para seguir Clarke até a Terra, uma vez que ele ama a jovem, apesar da situação atual de briga em que vivem. Wells é um personagem que tenta aparecer e ser bacana, mas que para a minha leitura foi bem indiferente. Não gostei, nem desgostei dele e de suas atitudes. Assim como no seriado.

E temos a Glass, uma prisioneira que fugiu e que ainda está na Estação Espacial. A Glass é uma personagem que não existe no seriado, talvez por isso ela tenha sido minha personagem preferida da trama. Apesar de viver um romance bem clichê com um rapaz de uma zona inferior a sua, achei as partes narradas por ela bem mais bacanas de se ler, até porque só temos a visão dela do que está acontecendo com o resto da humanidade que não está na Terra. Por isso dei bastante importância.

De uma forma geral, a escrita da Kass Morgan é fácil de ser lida e a ideia dessa distopia foi bem feita. Eu particularmente ainda não tinha lido nenhum livro do gênero ligado ao espaço e gostei da novidade. Apesar desses pontos positivos, senti falta de personagens ainda melhores. É inevitável a comparação com o seriado. Mesmo assim, fiquei com aquela vontade de saber o que vou encontrar nos próximos volumes da série de livros, uma vez que espero que prossiga contendo fatos que não ocorreram ou vão ocorrer no seriado.

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Não sabia que era tão diferente, fiquei ainda mais curiosa pra ler. Ótima Resenha

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Eu também assisto a série e gosto bastante, por isso fiquei feliz quando soube que o livro ia ser lançado no Brasil (essas editoras não perdem tempo). Mas nem imaginava que era tão diferente! Agora estou super curiosa pra ler.
    O Bellamy da série pra mim é um personagem conflituoso. Na maior parte do tempo não sei se gosto ou desgosto dele. O mesmo digo da Clarke. Já o Wells é tão indiferente, mas tão indiferentes, que eu nem senti falta dele quando partiu dessa pra uma melhor hahaha. Quero muito ler o livro pra ver como os personagens são diferentes!

    Bjs
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nem assisto a série, nem tenho curiosidade enorme de ler a obra. Se por acaso viesse parar na minha mão, tudo bem, eu até leria. Mas essa não é o tipo de obra que eu pagaria pra ler. Não sei, não sou muito fã de histórias no Espaço. Nunca fui. Então não me cativa muito The 100. Espero que para os que gostem seja uma boa leitura/ bom divertimento.

    Beijos

    ResponderExcluir


  4. Olá tudo bem?
    Estou vindo aqui porque vi seu link em um dos blogs e resolvi dar uma olhadinha, até porque é sempre bom a gente conhecer blogs novos né? Eu simplesmente adorei o seu cantinho, sem contar que seu layout é lindo. PARABÉNS. Espero que possamos ser boas amigas. Vou te seguir, me retribui? Ficarei feliz com sua visitinha em meu blog e que seja sempre bem vinda também =]


    Outra coisa, sua postagem me chamou bastante atenção, porque ontem mesmo eu vi o primeiro episodio da série THE 100 e eu gostei bastante. Quero dar continuidade para saber o que irá acontecer. Mas eu espero gostar do livro também, embora o pessoal que tem resenhado tem falado que é apenas uma introdução e bem diferente da série em si. Mas enfim...Quero muito ler o livro. Gostei da sua resenha =]


    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não foi desta vez que me interessei por este livro oi por conhecer a série.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Sou muito fã da série e quando soube do livro fiquei muito ansiosa para ler. Mas uma pessoa me disse que o enredo é meio parado :/
    Mas agora estou com vontade de ler novamente ;P

    ResponderExcluir
  7. Já li várias resenhas que falam da diferença entre o livro e a série televisiva e quero tanto ler o livro quanto assistir a série, só preciso de férias para ter um tempinho rs. Tentarei dissociar um do outro durante a leitura.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo