31/03/2014

Resenha | Recomeço

Recomeço
  • Autor: Cat Patrick
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 304
  • Compre aqui: Saraiva | Submarino

Tudo começou com um acidente de ônibus. Daisy Appleby era pequena demais para lembrar — tem apenas flashes do acidente que a matou, e de ter sido trazida de volta à vida. A partir daquele momento, ela se tornou uma das catorze crianças que fazem parte de um programa secreto do governo que visa aprovar um novo medicamento: o Recomeço. Daisy já morreu algumas vezes, e a cada morte ela recebe um novo sobrenome, vai para uma nova cidade e ganha uma nova história. A única constante em sua vida é a própria inconstância. Ao conhecer Matt e Audrey, seus primeiros amigos de verdade, após sua quinta morte, ela tenta criar raízes em mais um lar e começa a descobrir segredos sobre o programa Recomeço. Quanto mais informações vêm à tona, mais Daisy percebe que não passa de um peão em um jogo sinistro, que pode revelar que seu mundo — e tudo no ela que acredita — é uma grande mentira.


 
Olás! Ano passado eu pude conhecer um pouco o trabalho da autora Cat Patrick em seu primeiro livro publicado aqui no Brasil. Como achei a narrativa leve de se ler, resolvi conferir mais esse trabalho dela publicado pela Editora Intrínseca. Inicialmente, achei que Recomeço era a continuação do livro anterior dela (que acabou com pontas soltas), mas não. Recomeço é um livro com um foco completamente diferente.

Daisy faz parte de um projeto secreto do governo muito peculiar em que um medicamento que evita a morte da pessoa está sendo testado. A cada nova morte, Daisy muda de casa, amigos e até mesmo sobrenome, sem pertencer realmente a qualquer lugar. Mas isso muda um pouco quando a jovem faz sua mais recente mudança e passa a ter amigos de verdade, além de começar a descobrir segredos que esse programa em que faz parte esconde.

Como disse anteriormente, gosto bastante dos livros dessa autora por serem bem leves e gostosos de serem lidos. São livros sem grandes pretensões e que acabam me conquistando exatamente por isso. No caso de Recomeço, o que me conquistou foram as personagens. O círculo que Daisy vive é bem peculiar. Por conta do programa, ela vive com "pais adotivos", sendo esses pesquisadores do próprio programa. Daisy é uma protagonista bem ok, dá umas escorregadas, mas gostei muito de algumas de suas atitudes.

Matt e Audrey, os amigos da cidade que Daisy chega, são os personagens que mais gostei na trama. Audrey é muito para cima e trás essa felicidade que o livro precisa em vários momentos um pouco mais pesados. E Matt é o mocinho por quem Daisy se encanta logo de início. Apesar de alguns momentos tensos de decisões que ele toma e que me deixa um pouquinho nervosa, ele acaba conquistando aos poucos.

A narrativa é feita em primeira pessoa sob o olhar de Daisy. O livro é bem pequeno e mais uma vez eu fiquei com aquela sensação de que talvez precisasse de uma continuação, mas eu acho pouco provável a autora nos dar. De certa forma, achei que a resolução dos problemas foi muito rápido e corrido. Praticamente tudo se resolve de uma forma bem mágica, sem grandes perturbações. Essa parte final não me convenceu tanto.

O bom e o ruim dos livros da Cat Patrick é exatamente esse "não desfecho" completo. Ficamos pensando "Ok, é agora?" e ela não nos responde. Deixa por conta da nossa imaginação o que vem a seguir. Por isso, o lado bom e o ruim ao mesmo tempo. Por ela trabalhar com volumes únicos, compensa para aqueles que já estão cansados das séries. Quem sabe outros trabalhos dela não estejam vindo futuramente para o país?

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Eu ainda não tive oportunidade de ler algum trabalho da autora, mas é a segunda pessoa que comenta que os livros dela são leves e despretensiosos, mas que conquistam seus leitores.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada da Cat Patrick, porém estou ansiosa a algum tempo. Depois de sua resenha fiquei com mais vontade ainda, porque você apenas confirma tudo que eu pensava que era: uma leitura leve e gostosa.
    Adorei sua resenha, novamente. Apenas fico triste com o fato de um desfecho não ser propriamente um desfecho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline,tudo bem?
    Adorei poder ler sua resenha...Pois quando este livro foi lançado achava que era a continuação do livro anterior da autora, mas agora sei que não é. Mas ainda estou bastante interessada deste historia pois realmente é um tema bem diferente e fiquei curiosa para saber o desenrolar desta trama, e como ainda não li nada da autora, fiquei ainda mais animada!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro já está nos meus desejados! Eu amo livros assim e esse enredo me chamou muita atenção, fiquei curiosa para saber o desenrolar da história. :33
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Já vi esse livro , não sei onde , quero ler ele a um tempo , parece ser uma estória bem legal .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo