17/03/2014

Resenha | Convergente

Convergente
  • Autor: Veronica Roth
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 528
  • Compre aqui: Saraiva | Submarino

A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

Se você ainda não leu os outros volume da série, essa resenha pode conter spoilers para você!  

Olás! Cá estou eu para contar um pouquinho a vocês do que eu achei de Convergente, fechamento da trilogia Divergente, escrito pela Veronica Roth e publicado pela Editora Rocco aqui no país. Ano passado existiu um grande burburinho a cerca do livro pelo seu vazamento e o descontentamento de muitos fãs da trilogia pelo final proposto pela autora. Não levei isso em consideração para não influenciar minha leitura e esperei pacientemente o lançamento do livro aqui no Brasil. 

Depois do final de Insurgente e da descoberta do que realmente estava em jogo, Tris, Tobias e tantos outros moradores das facções ficam um tanto confusos com o que o futuro os reserva. Com a perca do poder de Jeanine e a subida ao poder dos sem-facção pela mãe de Tobias, nenhum deles está contente com o que está acontecendo. E é por esse motivo que eles se juntam a um grupo rebelde que pretende descobrir o que há além dos muros que cercam a cidade.

Eu fico muito triste em dizer que Convergente me decepcionou em alguns aspectos. Eu gostei muito de Divergente, achei que Insurgente caiu um pouquinho e em Convergente parece que a autora desandou ainda mais. A narrativa da escritora, a meu ver, mudou bastante, deixando uma leitura um pouco mais lenta e sem muitos elementos de surpresa. Nesse volume, a narrativa é intercalada entre Tris e Tobias. Infelizmente, não consegui notar a diferença entre os pontos de vista, a não ser pela denominação dos capítulos. 

Tobias e Tris se tornaram um pouco diferentes dos outros volumes. Além disso, em várias partes em me senti enrolada pela Veronica. Achei que a proposta para a justificativa da distopia que ela criou foi até bacana, mas foi trabalhada de uma forma um pouco confusa e que não me trouxe muitos esclarecimentos. A trilogia para mim ficou em aberto.

O grande spoiler que percorreu a internet e trouxe muito desagrado aos fãs não me fez ficar revoltada. Pelo contrário, essa foi uma das ideias que mais gostei do livro. Apesar de achar que o como e o porquê disso acontecer poderem ter sido trabalhados de uma forma mais impactante e que trouxesse uma mensagem melhor. Mas a ação eu aplaudo de pé, pela coragem da autora. 

Mais uma distopia que se encerra e que eu não fico muito contente. Apesar dos pesares, acho que a Veronica Roth foi muito feliz pela criação desse novo mundo em Divergente. Foi uma trilogia que me trouxe muitos momentos bacanas e que, mesmo com algumas ressalvas, eu gostei de ler e de indicar aos outro leitores. Resta saber agora se a Veronica Roth tem planos futuros para novos trabalhos.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Comecei a ler esse livro hoje, e assim como você estou tentando não levar em conta o que todo mundo falou (inclusive você agora) sobre o livro.

    Para mim é mais fácil, porque eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de todos os livros, é muito raro eu dizer: Ta aí, esse eu não gostei... foi uma bosta! Nunca :/

    Eu estou louca para saber o que é isso que tanto causou revolta nos fãs e que você gostou. Eu não estou por dentro do spoiler, graças a meu Deus *-*

    Eu espero que eu não me decepcione com a Veronica, porque inicialmente Divergente foi o livro que eu mais gostei quando se trata de distopia. Mas agora é só esperar e ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ah, eu não li! É o último livro da trilogia e até a sinopse vai me dar spoilers hahaha
    Eu estou louca para iniciar a leitura dessa trilogia *-* Comprei o meu livro semana passada e estou, ansiosa, esperando ele chegar =)
    Mas parece que você não gostou muito do final, e isso me da um medo enorme! Eu estou esperando muito dessa trilogia, e quanto maior a expectativa, maior a decepção não é?!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa, o que tem neste livro, afinal? Eu realmente preciso lê-lo, mas devo reler Divergente e Insurgente antes, e para isso preciso de tempo!

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler essa distopia , até que eu peguei o primeiro emprestado , mas logo tive que devolver e nem li rsrs ..

    ResponderExcluir
  5. A tal falada distopia que conquistou mundo a fora . Ainda não li , não sei se agora eu irei , mas pretendo um dia , vi que esse último de decepcionou , não posso querer comprar , mas a outras leituras pedentes , então vou esperar mais um pouco .

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler essa trilogia, por causa da grande repercussão que ela está causando. Já vi vários comentários positivos sobre, e fico muito curiosa pra ler.
    Apesar de você não ter gostado muito desse ultimo volume, ainda quero ler e tirar as minhas próprias conclusões =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, infelizmente ainda não tive oportunidade de conhecer esta série. Acompanho apenas pelas resenhas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline, tudo bem??
    Esta trilogia esta no topo da minha lista mas ainda não tive oportunidade de iniciar ela...Mas dei uma espiadinha no final da sua resenha uma pena que não tenha te agrradado tanto o final...Beijos e espero poder ler em breve e matar minha curiosidade!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Vi algumas resenhas negativas deste livro , ainda não li , mas muitas pessoas me indicam ele , será que é isso tudo mesmo .. rs

    ResponderExcluir
  10. Oi adorei sua resenha, simplesmente fantástica....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo