13/01/2014

Resenha | O Chamado do Cuco

O Chamado do Cuco
  • Autor: Robert Galbraith
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 448

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.



Olás! A quanto tempo quis fazer uma resenha de um livro novo de uma das melhores escritoras dos últimos anos. J.K. Rowling ou melhor dizendo Robert Galbraith, seu pseudônimo. Logo que lançou Morte Súbita fiquei extremamente curiosa para ler, mas assim que soube da maioria esmagadora que o livro não era tão bom, fiquei na esperança de ler algum outro trabalho. Assim, O Chamado do Cuco caiu como uma luva para eu matar as saudades.

O Chamado do Cuco é completamente diferente do que eu conheci em HP. Então se você está esperando isso no livro, infelizmente não vai encontrar. Aliás, é até bacana que isso ocorra, para que assim possamos conhecer outra faceta da autora. O livro se passa em meio a uma investigação de uma possível caso de assassinato de uma modelo muito conhecida. E aí entra em cena Cormoran Strik, um detetive um tanto caricato, e sua assistente Robin que está trabalhando temporariamente com Cormoran.

Confesso para vocês que eu demorei muito a ter a sensação de uma leitura fluida com o livro. Ele é repleto de descrições do início ao fim, e isso pode ser um empecilho para a leitura se desenvolva de uma forma mais rápida. Em contrapartida, são exatamente esses detalhes que dão a narrativa a diferenciação. A sutileza de investigação do Cormoran faz com que você vá entendendo e pegando nas entrelinhas o que ele quer em cada depoimento ou estudo sobre o caso.

Além disso, a expectativa do livro não é criada só no crime em si, mas também nas relações interpessoais entre os personagens. É um plano de fundo bem feito para alimentar não só o livro, mas a série. O carisma e a personalidade de Cormoran são peças fundamentais para que o livro seja bom. Pelo o que eu entendi, cada livro terá um mistério independente.

Gostei do cenário escolhido pela autora para o desenvolvimento da história: a linda cidade de Londres. E o enriquecimento de vários outros pontos. Me fez sentir que eu estivesse ali por perto, sendo parte da trama e resolvendo o caso juntamente com a dupla. Apesar disso, eu ainda esperei um pouco mais de ação e dinâmica na premissa. A leitura seria muito mais rápida e mais bem aproveitada por mim.

Resta saber agora o que o autor/a vai reservar para os próximos volumes. Me parece que o segundo livro sai esse ano ainda, então vou ficar de olho para conhecer um pouco mais sobre o detetive e sua assistente, e esperar que o ritmo da narrativa melhore um pouco mais. 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. /estou louca para ler esses livros, e fico feliz que você tenha feito isso. Quase comprei ele esse fim de semana.... E amei a sua resenha line.
    Você fala com uma sutileza que faz a gente querer comprar e ler o livro mais rápido possível.

    Parabéns pela leitura, você merece. Eu tambem me decepcionei bastante com Morte Súbita, então, eu espero que O Chamado do cuco mude a ideia que eu criei da j.K. Rowling após H.P.

    Beijinhos.
    http://pausaparaum-livro.blogspot.com

    PS. O livro chegou lindo, intacto, perfeito. Adorei de coração, inclusive os marca paginas. Obrigada mesmo. E sua cartinha ficou linda, muito fofa mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o livro é incrível, com um cenário diferenciado e inteligente... Vale a pena ler!

    Sobre Morte Súbita, discordo da maioria... Eu amei o livro!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei intrigada por conta do título não muito animador, mas as resenhas que tenho lido me fizeram dar uma chance ao livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oie, Aline!

    Eu nunca li nada dela, sinceramente :x Não por falta de interesse, mas sabe quando você simplesmente vai passando outras coisas na frente? Pois então, eu deixo me julgarem por eu não ter lido HP AHHAHAH quem sabe esse ano?

    De qualquer maneira, eu tô MUITO curiosa pra ler esse livro, vi muitas resenhas positivas e é um tema que me interessa demais. Aliás, sou apaixonada por livros policiais, assim!

    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Leeh - ex-hangover, agora caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu to louca para ler O chamado do Cuco, adorei a resenha! E na verdade eu nunca me interessei por HP. E morte súbita eu li e gostei (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo