20/10/2013

Top Top #2 - Filmes baseados em livros clássicos


Olás! O Top Top de hoje é sobre um assunto que eu gosto e aprovo demais. Nada mais é do que a maravilhosa ideia de trazer clássicos da literatura para filmes mais jovens e que tenham uma dinâmica um pouco mais receptiva para aquele público que até então não se interessava pelos grandes clássicos. Grande parte dessa lista está nos meus filmes favoritos e que eu não me canso de ver.


1 - A Megera Domada de Shakespeare - ou melhor - 10 coisas que eu odeio em você

Quem não assistiu a 10 coisas que eu odeio em você? Fala sério, todo mundo já assistiu pelo menos uma vez. Eu particularmente assisto a TODAS as vezes que passa na TV (e não me canso!). Adoro os atores e achei incrível a colocação da ideia central do livro A Megera Domada da Shakespeare para a trama. Aliás, esse livro é bem popular nesse quesito de "readaptações". Aqui no Brasil, por exemplo, a antiga novela O Cravo e a Rosa (que está passando no vale a pena ver de novo! xD) segue o mesmo barco. Mas para mim, nada se compara ao mal humor de Kat e a cantoria de "Can't take my eyes of you" do Patrick. Sério, tem como resistir? Além de tudo, o filme tem vários lembretes à Shakespeare (além da trama!).




2 - Emma por Jane Austen - ou - As Patricinhas de Beverly Hills

Dia em que eu comemoro a sessão da tarde é dia que tem As Patricinhas de Beverly Hills. Sério, não sei quantas vezes eu já vi esse filme, mas não tem como não amar (em todas elas!). E você, caro leitor, por acaso sabia que esse filme é uma readaptação do romance Emma, escrito pela maravilhosa Jane Austen? Pois é, querido leitor. Cher Horowitz nada mais é do que uma Emma nos anos 90 que mora em uma família rica e que sabe cuidar muito bem da vida de todos a sua volta. Menos a sua, claro. Percebeu as semelhanças? Ok, agora corra e leia Emma, porque eu garanto que você vai adorar! E sim, me deu vontade de assistir ao filme... (vendo programação da sessão da tarde para essa semana).




3 - A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne - que se transformou em - A Mentira (Easy A)

Confesso que antes de ver o filme A Mentira, não tinha conhecimento sobre o livro de Nathaniel Hawthorne. Aliás, já tinha ouvido falar, mais nada muito claro. Até que eu assistir, reparei que já tinha visto aquilo de algum lugar e então... Ponto! A Letra Escarlate era o livro que aquele filme era baseado. Eu particularmente adorei o filme, e a forma adolescente como foi retratada é a chave para chamar a atenção do público jovem. E como eu posso esquecer da música daquele cartão que a avó de Olive dá para ela? Cantei durante dias... haha




É claro que existem outros espalhados por aí, então se vocês souberem de mais, me avisem! Uma semana abençoada para todos!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Adorei o post. Adoro essas matérias comparativas, já estou com vontade de ler os livros.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHA , adoreeeei a Megera Domada! Primeiro por que eu AMO Shakespeare, segundo porque a Megera Domada é a minha segunda história favorita dele, e terceira porque eu amo demaaaaaais esse filme e adorei a comparação! ( e é como ela é chamada no filme tb hahaha) , adorei o post! (muito criativo, quero mais rs)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que Emma era a inspiração das Patricinhas...

    Bjo!

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei demais este post!! Não sabia da maioria somente do filme 10 coisas que odeiro em você!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante dos três, e foi através de A mentira que conheci A letra Escarlate e pude ler um livro maravilhoso e clássico ainda por cima. Eu lembro que quando soube que As Patricinhas era baseado em Emma fiquei até meio chocada haha adorei o post.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  6. O único que assisti foi 10 coisas que eu odeio e você acho esse filme super legal e são sabia que era retirado de um livro, nossa eu fiquei com vontade de ler esse livro !

    ResponderExcluir
  7. Sério que As patricinhas de beverly hills é adapatação de Emma? omg, eu nunca ia adivinhar hahaha eu amo todos os três filmes, apesar de nunca ter lido nenhum dos livros (mas estou morrendo de vontade de ler Emma, prinicipalmente por causa de Emma Approved), mas sabia que 10 Coisas que Odeio em Você e Easy A eram adaptações - apesar de que mais para reinterpretação, né? nem sei haha
    anyway, estou morrendo de vontade de reassistir Clueless agora, os outros dois assisti pela última vez há pouco tempo, mas esse tem literalmente anos!
    xx
    Flávia - http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. amo ler livros e depois ver os filmes é bacana demais

    ResponderExcluir
  9. NÃO ACREDITO QUE TEM O LIVRO DE 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ E EU NÃO SABIA :O
    decepcionada. Eu AAAAAAMO esse filme, por mais que seja 'velho'. Esse livro é um típico romance adolescente que gosto muito de ver. Nada meloso nem dramático. É tipo... tipo o filme Meninos e Meninas (se não viu, veja. é muito bom). Agora que eu já vi um milhão de vezes posso conferir nas páginas né? Espero gostar, rss. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo