23/10/2013

Resenha | Conquista

Conquista
  • Autor: Ally Condie
  • Editora: Suma de Letras
  • Páginas: 360
Em uma Sociedade que não permite escolhas nem imperfeições, um pequeno erro pode ser o elemento que faltava para iniciar uma revolução. 'Conquista' é a continuação de Destino e Travessia. No livro, a autora retoma a história de Cassia Reyes, jovem que pertence a uma sociedade controlada por um Estado totalitário ainda que nele não haja pobreza e a população tenha acesso a direitos básicos, como alimentação, moradia e emprego. O futuro de Cassia não poderia ser mais incerto agora que ela resolveu seguir para as sombrias Províncias Exteriores, campo de extermínio dos não cidadãos banidos pela Sociedade. Ela está à procura de Ky Markham, com quem desenvolveu uma relação proibida, e que havia sido aprisionado, com um destino que se encaminhava para a morte certa.


Se você ainda não leu os outros volumes da série, essa resenha pode conter spoilers para você!

Olás! Resenha da semana chegando, e o livro da vez é Conquista, terceiro e último volume da série Destino, escrito pela autora Ally Condie e publicado pela Suma de Letras no país. Essa foi uma das primeiras distopias que li. Gostei muito da proposta do primeiro livro, achei que o segundo escorregou e estava bem curiosa para ver o que a autora tinha guardado para o último.

Em Conquista, Ky e Cassia estão separados. Depois de uma longa jornada em Travessia, os dois se juntam a Insurreição e partem para missões diferentes. Cassia está infiltrada na Sociedade, enquanto Ky trabalha dentro da Insurreição. Não vamos esquecer de Xander que também está na Sociedade e que trabalha como uma espécie de curador. Os três não sabem muito o que os aguardam, mas percebem que nada era o que imaginavam no decorrer dos fatos.

Decepcionante. É essa a palavra para descrever Conquista. E cansaço também, porque foi uma leitura extremamente cansativa e enrolada. Ally Condie me decepcionou muito com o desfecho da distopia que ela criou. Eu gostei muito de Destino, apesar de não ser uma das minhas distopias favoritas. Travessia foi bem enrolado, com os personagens vagando sem rumo e sem objetivo até que finalmente no final encontram a Insurreição. E em Conquista, nada do que eles fizeram/fazem leva a algum lugar.

O primeiro erro ao meu ver foi a separação dos personagens. Ky, Cassia e Xander passam praticamente todo o livro separados. A narrativa dividi-se entre os três, mostrando a realidade de cada ambiente em que estão inseridos. Apesar da tentativa de nos deixar a par de todos os "movimentos" em lugares diferentes, a autora não conseguiu me reinserir na história. Fiquei perdida uma boa parte, além de não entender o propósito da separação por tanto tempo.

Além disso, ela criou uma espécie de clímax para esse livro bem diferente do que eu esperava e que sinceramente, não fazia muito sentido. O livro foi todo tentando resolver esse problema criado, e as perguntas que foram feitas no decorrer dos outros dois volumes continuaram sem resposta. Ou com uma resposta muito rasa.

Pensei em abandonar a leitura, mas segui em frente, com a esperança de que a autora ainda poderia me surpreender no final, apesar de toda a enrolação e a anulação de ação de personagens. Mas de repente, o livro acaba. Sem respostas. Sem a resposta da principal pergunta que me conduziu a ler a trilogia. E sem o encanto que o primeiro livro deixou em mim.

Fiquei muito triste, já que eu torcia muito para a trilogia dar certo. As capas são lindas, a ideia era muito bacana. Mas achei que a autora pecou muito nesse último volume. Espero ter oportunidade de ler outros livros dela e que eu não me sinta dessa forma.


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Olá Aline!!
    Ainda não me decidi se quero ou não ler essa trilogia. Confesso que fiquei bem empolgada após ler várias resenhas de “Destino”, mas depois me desanimei um pouquinho.
    Mas confesso que amo estas capas =)
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Que triste isso né?
    Confesso que não tive vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, vi seu blog na lista de blogs parceiros da rocco, e vim conferir.

    Adorei o blog.
    Estou seguindo!!! :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahh que pena que não deu certo, :(

    As capas são legais, mas só isso não conta né, rs

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Poxa, acabar sem final realmente é muito triste heim? Também não gosto... Ainda não li essa série, mas lerei quando puder.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Eu me interessei muio por Destino e estava esperando lançarem o ultimo livro pra mim poder comprar os tres logo, mas a partir de agora não sei se vou querer ler essa trilogia apesar de eu amar distopias.

    ResponderExcluir
  7. a resenha ficou otima, gostei bastante e achei super intrigante... vale a pena conferir demais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo