30/09/2013

Resenha | Métrica

Métrica
  • Autor: Colleen Hoover
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 304

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 
 
Olás! A resenha de hoje é de um livro maravilhoso (virou favorito!) lançado pela Galera Record: Métrica, da autora Colleen Hoover. Eu não conhecia o livro antes dele ser lançado aqui no país, mas logo as opiniões positivas pipocaram em resenhas e redes sociais, e eu fiquei então bem curiosa para ler e ver o que tanto falavam a respeito da trama.
 
 A narrativa gira em torno das reviravoltas da vida de Lake, uma jovem que precisou mudar de cidade com sua mãe e seu irmão mais novo, já que seu pai faleceu e as condições financeiras não eram as melhores. Ao chegar nesse novo ambiente, Lake conhece Will, seu vizinho e um jovem fascinante que logo conquista a moça. É com Will que Lake conhece o Slam, uma prática de declamação de poesia bem diferente (com mais interpretação) do que ela conhece. 

O Slam se torna além de novidade, um apoio ao longo da história para ambos os personagens que vão descobrindo as dificuldades que a vida impõe. Umas maiores do que os dos outros indivíduos.

Sinceramente? Eu nem sei por onde começar a falar sobre Métrica. Esse livro me tocou de um jeito que eu nunca poderia imaginar. Eu esperava um romance bonito? Sim, esperava. Mas não esperava uma trama tão bem construída e tão emocionante quanto a que eu encontrei. Eu tendo essa "queda" por livros que mostram as dificuldades dos personagens e como eles passam por isso. E como devemos encarar tudo o que acontece, sendo ruim ou bom, com pessoas que amamos ao redor.

Assim como a Lake, eu não conhecia do Slam, e ele foi outra grata descoberta e aprendizado para mim na leitura. Eu adorei a abordagem desse assunto não tão conhecido aqui no Brasil (pelo menos, não por mim!) e de como ele é incrível. Em todos os momentos em que havia uma competição de Slam, eu me sentia inserida dentro daquele local, cercado por emoções e interpretações tocantes. 

O romance é o ponto forte do livro, mas não posso deixar de destacar também as relações familiares e de amizade. A relação de Lake com sua mãe e seu irmão sofre várias perturbações ao longo da trama, mas você vê como todos são fortes, apesar dos pesares. A amizade dos irmãos mais novos de Lake e Will é muito bonitinha e foi uma forma de me lembrar como é tão fácil fazer amigos quando somos crianças. Tudo parece mágico, sem preocupações. Bons tempos.

E o que dizer dos personagens? A Lake me convenceu muito como protagonista. Ela não me pareceu irritante em nenhum momento, e sim bem forte pelas situações que ela passou. E Will é simplesmente encantador. Não tem como não se apaixonar pela construção desse personagem. É bom lembrar ele também passa por muitos problemas no livro.

Eu bem esperava o final como ele realmente foi. Realista e um "bonitotriste" ao mesmo tempo. Só me surpreendi ao descobrir que o livro tem continuação. Sim, ele tem continuação, e não é só mais um volume. Pelo o que eu soube, existem pelo menos mais dois volumes vindo por aí. Para falar a verdade? Não achei necessidade. Métrica finaliza de uma forma bem amarrada, sem ter o porquê de uma continuação. Mas quem sou eu para dizer que Lake e Will não podem ter mais livros. É claro que podem! E eu com certeza vou estar esperando.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Hey! Eu também li Métrica e me encantei. Confesso que nunca chorei tanto em um livro kkkkkk Mas nao só porque ele tem suas partes tristes, mas também por suas partes lindas. O Will me conquistou totalmente, e a narrativa foi tão boa que me senti mais no papel da Lake a cada página virada. Eu descobri recentemente sobre a continuaçao, eu estou bastante ansiosa, e meio com medo de o segundo apagar o brilho do primeiro D: Enfim, amei a resenha, e compartilho da mesma opinião, bjos.

    ResponderExcluir
  2. Este será o próximo livro que vou ler. E confesso que espero muito dele. Não só um romance bonito, mas uma história cheia de emoções, sentimentos e relacionamentos interpessoais.
    Também adoro história de pessoas com conflitos que precisam amadurecer e crescer com ele.
    Espero amar este livro!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. É a primeira resenha que sinaliza essa continuação na trama.
    Desnecessário né, aff

    ResponderExcluir
  4. Esse livro toca no meu coração a cada resenha e fico mais apaixonada pela Lake e pelo Will e com continuação ah deve ser muito amor preciso muito ler esse livro nossa toda vez fico roendo as unhas para comprar só que não tenho dinheiro !rsrssr

    ResponderExcluir
  5. AMEI Métrica. Também esperava um romance bonito, mas a história realmente se superou. Gostei do foco nas relações familiares e na amizade!
    Uma das partes que mais me impressionou foi o Slam e a profundidade e veracidade nos sentimentos daqueles que participam da competição!
    Estou aguardando a continuação, apesar de achar que Métrica não precisava dela. Teve um desfecho perfeito, "bonitotriste" como você descreveu!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li Métrica, até tenho ele na estante mas fiquei sabendo da continuação e me assustei pensando que não conseguiria terminar ele sem o próximo, mas acho que não é o caso rs.

    Ownnn gente não fala que tem final bonitotriste que fico com aflição pra ler! Já tinha visto review desse livro antes de lançarem aqui e vi que eram tantas pessoas fãs por ele que desde de lá fiquei curiosa.

    Aline, acho que irei pular alguns livros e colocar Métrica na frente hihi
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai eu li este, peguei emprestado com a Dri, eu amei, mas confesso que gostei mais de belo desastre, que ler a continuação logo.

    ResponderExcluir
  8. Este eu gostei, a historia parece ser legal, e tenho visto bons elogios sobre ele.

    ResponderExcluir
  9. Quando comprei não sabia que era serie,mas pelo menos é um estilo que eu gosto, estou super curiosa para ler este livro, mas vou esperar os próximos lançamentos.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito deste livro depois que li essa resenha fiquei com muita vontade de lê esse livro achei muito interessante. E esta capa é linda demais =)
    Espero poder ler em breve!!

    ResponderExcluir
  11. Me pareceu um livro forte e muito envolvente, gosto de livros assim, pois eles prendem o leitor do começo ao fim! Adorei a capa do livro também. É um livro que me interessou bastante e com certeza entrou na minha listinha de desejados do skoob :p

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo