28/08/2013

Resenha | Fale!

Fale!
  • Autor: Laurie Halse Anderson
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 248
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Hey pessoas! Hoje trago a resenha do livro Fale! escrito pela Laurie Halse Anderson e publicado pela Editora Valentina aqui no Brasil. Esse livro já foi publicado lá fora a um bom tempo, ganhando vários prêmios e tenho inclusive uma adaptação para os cinemas, que eu fiz questão de ver para poder comparar com a leitura.

Fale! conta um pouco sobre a história de Melinda, uma menina bem solitária e que foi vista como "pária" social pelos colegas de escola, já que em uma festa chamou a polícia e acabou com tudo. Mas mal sabem eles o motivo para essa ligação. Por não saberem, muitos a insultam e não a tratam educadamente. É visível o sofrimento dela, tanto na escola, quanto em casa, já que o relacionamento do seus pais não é o dos melhores.

Para passar por todo esse tempo ruim, Melinda encontra um ponto de escape nas aulas de arte e passa a compreender que às vezes o melhor é falar e não guardar tudo para si.

Esse livro retrata um tema bem delicado que é o estupro em jovens. Foi o primeiro livro que li com essa temática e fiquei muito tocada com a realidade das emoções que a autora soube transmitir com a Melinda. É palpável o tanto que ela está se corroendo por dentro para não prejudicar ninguém com o que aconteceu. Além de tudo, a escrita é de uma delicadeza bem peculiar.

Não vou mentir. Estranhei um pouco a forma da narrativa apresentada pela autora. A narração é toda em primeira pessoa na visão da Melinda, nada é dividido em capítulos, mas sim em ações que ocorrem com a protagonista. Além disso, é difícil a presença de diálogos. Eles são bem raros, mantendo assim o espaço bem grande para que a Melinda transmita seus pensamentos ao leitor. 

As partes mais bacanas para mim foram nas aulas de artes em que a Melinda conseguia se abrir um pouco em seus desenhos e trabalhos, além de conseguir falar um pouco com seu professor e uma colega de sala. Dava um certo alívio por ver que ela não estava totalmente sozinha. 

É um livro fino, mas é bem denso de ser lido. Não li muito rápido, pela quantidade de pensamentos e ideias que se passavam pela Melinda. Você vai absorvendo aos poucos e vendo o quão ela sofreu e sofre por tudo o que aconteceu naquela noite. É bem tocante. Leitura recomendada.

Só quero fazer um adeno sobre o filme. Foram poucas as adaptações que eu vi que fora fiéis ao livro, e Fale! é uma que posso enumerar. O nome do filme aqui no Brasil é O Silêncio de Melinda e vale muito a pena assistir. Está muito parecido com o livro e eu gostei demais. Vale a pena dar aquela complementada depois da leitura.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oi Aline!
    Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro (ou no filme), até a Editora anunciar o lançamento.. e aí começaram os comentários positivos sobre a autora (que se não me engano é autora de Garotas de vidro, né?) e sobre o livro Fale! também, para quem o leu em inglês. A partir daí, minha curiosidade em relação ao livro só aumentou. Tenho um certo receio de ler histórias sobre estupros.. não sei, me sinto meio incomodada sabe? Mas não sei se vou conseguir deixar de ler esse livro por conta deste motivo! Quero muito assistir ao filme também, mas pretendo ler o livro primeiro.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  2. Aline como tinha dito antes vi o filme e achei muito bom, e espero a mesma coisa do livro.
    Essa temática foi bem abordado no inicio da década passada, lembro que li alguns livros assim. Muitos nem foram lançados aqui, nos EUA esse tema é bem comum. Pena que não é apenas ficção, é um assunto real e que ainda ocorre :(
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou muito interessada no livro. Temáticas densas e mais realistas me interessam muito e cada vez mais estão despertando a minha atenção. Com certeza vou ler. Gostei muito da resenha!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. uma capa belissma, sem duvida encanta tem um estilo incrivel... adorei

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que essa trama tinha uma adaptação cinematográfica.
    Fiquei curiosa por ambas, ;)

    ResponderExcluir
  6. Não me senti aráda pelo livro não sei o por que mas daria uma chance depois de sua resenha me deixou curiosa possoo dizer mas não seria um livro pra mim ler agora mas sim depois de algum tempo.

    ResponderExcluir
  7. não faaz muito meu estilo de leitura , mas gostei muito da capa e da narrativa, bem bonito

    ResponderExcluir
  8. ahhhh, eu li esse livro em inglês e amei, adoro a escrita da Laurie Halse Anderson, e achei o livro muito bem escrito e lidou bem com o tema, que é bem difícil de ser bem trabalhado.
    xx
    Flávia - http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Aline!
    Não conhecia esse livro e fiquei curiosa para lê-lo. Ainda não tive a oportunidade de ler algo em que o foco fosse nessa temática.
    Faz algum tempo que quero ver o filme e não fazia ideia que era baseado nesse livro haha.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!!
    Adorei sua resenha...Apesar de ser um tema bem delicado e complexo , deve ser uma leitura interessante.
    Fiquei bem curiosa pela leitura. E para saber se ela supera está dificuldade. Bjuss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo