22/07/2013

Resenha | Emmi & Leo: A Sétima Onda

 
Emmi e Leo: A Sétima Onda
  • Autor: Daniel Glattauer
  • Editora: Suma de Letras
  • Páginas: 168

Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor. Emmi e Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes. Daniel Glattauer reconquista os leitores e a crítica internacional com seu peculiar olhar sobre as relações amorosas dos tempos atuais. A prova do fenômeno editorial da dupla de romances: @mor e Emmi & Leo foram traduzidos para quarenta idiomas e tiveram 64 montagens teatrais na Alemanha e Áustria.


Hey pessoas! A resenha de hoje é do livro Emmi & Leo: A Sétima Onda, continuação do livro @mor, escrito pelo Daniel Glattauer e publicado pela Editora Suma de Letras no país. Eu me surpreendi e gostei bastante de @mor e quando soube que tinha continuação, fiquei bem empolgada para saber como o autor finalizou a história.

Em @mor temos a história de vida de Emmi e Leo cruzadas a partir de um e-mail trocado de forma equivocada por parte de Emmi. Pode parecer estranho, mas depois disso os dois acabaram se tornando amigos e dividiam os problemas que sua vida era apresentada. Depois de um final que me deixou indignada pela demora em saber o que teria acontecido, no segundo volume somos apresentados ao desfecho e a resposta a pergunta que ficou no ar no primeiro livro. E até mais além.

Para quem ainda não sabe, @mor e Emmi e Leo: A sétima onda se tratam daqueles livros em formato de e-mail. A narrativa é completamente nesse estilo, o que deixa a leitura bem fluente e quando você vê, já terminou o livro. Eu achei a ideia do autor muito boa e adorei tudo o que ele apresentou no primeiro volume, mas achei que o segundo não foi tão bom quanto o primeiro.

Senti que a narrativa ficou um pouco enrolada e arrastada, até mesmo por tudo o que os personagens estavam vivendo. E eu entendo isso. O autor transmitiu os "problemas" que ambos estavam vivendo nas linhas, o que foi bom mas ao mesmo tempo ruim. Apesar disso, você compreende exatamente o que sentem e o que esperam.

Acho um ponto positivo do autor deixar várias coisas pela imaginação dos leitores, como o encontro dos personagens. Nós não sabemos o que acontece, só mesmo nas entrelinhas do que Emmi e Leo conversam entre si. É ao mesmo tempo angustiante e bacana que nós tenhamos essa liberdade de pensar o que será que eles conversaram ou fizeram.

A finalização foi mais ou menos o que eu esperava. Queria um pouquinho mais de dinâmica, mas entendi a proposta. Um ponto que eu queria ressaltar foi a mudança das capas, que estão extremamente fofas. Vale a pena para você que gosta de uma leitura rápida e atual.

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Ai, comecei a ler a sinopse e parei. Não li @amor, então nada de spoilers! haha

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline !
    Estou bem curiosa por essa série principalmente pelo livro a história ser em formato de e-mail's já li alguns livros em que sempre tinham algumas passagens de emails ou até mesmo cartas e achei super legal ... A capa de fato é muito fofinha!

    ResponderExcluir
  3. Sou louca pra ler um livro nesse formato e @mor e Emmi e Leo me deixou com um vontade voraz de ler !
    As capas são muito fofas mesmo .

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline!

    Ainda não li @mor. Mas confesso que não sou muito fã de livros com narrativas desse tipo. São poucos que eu acabo lendo ou gostando. Achei essas novas capas bem mais bonitas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha agora quero ler os dois , não os conhecia e me apaixonei pela historia.

    ResponderExcluir
  6. Assim que terminei de ler @mor, corri para procurar uma continuação e na época só tinha a versão portuguesa.
    Eu adorei o segundo volume, até mais do que o primeiro, mas teve momentos que eu queria dar uns tapas na Emmi (ela estava absolutamente chata neste livro, mas dá para entender! rs).
    bjs

    ResponderExcluir
  7. não conhecia , parece legal mas não sei se leria. como disse gosto de aventura.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal , mas acho que ja tenho tanta coisa para ler , que não sei se colocaria estes na minha lista.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo