03/06/2013

Resenha | O Teorema Katherine

O Teorema Katherine
  • Autor: John Green
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 304

Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Olá pessoas! Hoje é dia de resenha, e para começar a semana bem vou falar para vocês um pouquinho do que achei sobre O Teorema Katherine, escrito pelo John Green e publicado pela Editora Intrínseca. Desde de A culpa é das estrelas o autor me encantou muito com sua escrita e eu queria ler todos os seus livros publicados. Li em alguns lugares que O Teorema Katherine não era muito bom, mas mesmo assim resolvi apostar minhas fichas nele.

No livro somos apresentados a Colin, um prodígio (que ainda não é um gênio!) que já teve dezenove namoradas chamadas de Katherine, escrita exatamente dessa forma. Agora, com o rompimento de seu namoro com a Katherine XIX, Colin ficou ainda mais para baixo do que qualquer outro término. De repente, ele e seu amigo Hassan resolvem sair em uma pequena viagem de carro. Durante a viagem (e suas paradas), Colin tem a ideia de construir um teorema matemático que visa esclarecer e prever o término de todos os namoros. Mas é claro que algumas coisas não dão tão certo.

Se você leu A culpa é das estrelas e está indo procurar o mesmo "tema" retratado nele em O Teorema Katherine, pode desistir. É um mundo bem diferente do que eu fui apresentada no primeiro livro. Na verdade, o que dá para comparar é realmente a escrita do John e o humor, sempre presente. 

Dá para notar que Colin tem um certo "trauma" com relação aos seus relacionamentos passados e é bem inseguro. Ele também é um pouquinho egocêntrico, mas não o culpei por isso. A criação de seus pais tiveram uma influência pesada nisso, o forçando a ser um prodígio desde sempre. Sim, Colin é extremamente inteligente e não deixa de nos poupar com várias informações (importantes ou não) relacionadas a tudo a que já leu a respeito de tal assunto.

Hassan é o único amigo de Colin e é hilário. Dei muitas risadas com suas falas e atitudes, principalmente com o que o John Green propôs para a amizade dos dois. Eles são muito diferentes, de culturas não ligadas. Mas isso não os impede de ter um próprio jeito de conversar e serem amigos. É muito divertido a interação dos dois.

E como posso me esquecer das notas de rodapé que aparecem constantemente nas páginas? São muito boas e eu achei uma peça muito bacana inserida pelo autor. Algumas informações (daquelas inteligentes de Colin) desnecessárias, outras engraçadas. Mas sempre presentes no momento certo. A narrativa do livro é em terceira pessoa, tendo o foco no Colin. Achei a escolha certa.

Durante o enredo, além da história presente, nós conhecemos um pouco sobre o que aconteceu durante a vida de Colin e todas as suas Katherines. É claro que nem tudo é dito logo, mas dá para você já ter uma ideia do que aconteceu nesse último relacionamento para o ter deixado tão para baixo. Eu já tinha uma ideia de como o final se desenrolaria, até porque é um pouco previsível.

Não foi uma leitura marcante como o primeiro volume que li do autor, mas gostei bastante de O Teorema Katherine. É uma leitura leve e divertida, para entreter o leitor. Fique tranquilo se você não gosta de matemática, dá para passar. Gostei da premissa e acho válido para quem gostou da escrita do John Green se aventurar na leitura. 

Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. O Teorema é muito divertido mesmo, não imaginei que iria gostar tanto desse livro <3 Adorei as notas de rodapé, nunca gostei muito de lê-las mas neste livro é impossível ignorar! :D John Green definitivamente é um dos meus autores favoritos da atualidade!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline
    Confesso que ja tinha visto o livro mas pela capa , não dava nada por ele , mas pela sua resenha já vi que vou gostar muito do livro . Adorei.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. A primeira coisa que pensei quando li a sinopse desse livro foi: Como assim ele já teve 19 namoradas que se chamavam Katherines? Só o John mesmo para criar coisas assim...rs Sei que não dá para comparar com A culpa é das estrelas. São focos diferentes, mas mesmo assim quero muito ler. John Green já me conquistou, então tenho que ler.

    ResponderExcluir
  4. Como eu tinha minhas suspeitas não parece ser um livro que equivale a A Culpa é Das Estrelas, mas pelo jeito parece ser muito legal seguindo o jeito Jhon Green de escrever. Pela sua resenha ele pareceu ser bem interessante, só conseguir uma oportunidade para ler agora... :)

    ResponderExcluir
  5. Estou hiper curiosa para ler este livro, sim minhas expectativas andam nem altas!
    Acho que de fato nenhum supera A culpa é das estrelas mas como foi bem colocado o modo de escrita de Green é que me encantou :]

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço a escrita do Green.
    Se tiver uma oportunidade o lerei, :)

    ResponderExcluir
  7. Eu amo matematica mas um livro que fale muito do tema é preocupante rsrs, mas fiquei tranquila em saber que não atrapalha a leitura.
    Sempre bom quando tem um amigo engraçado na historia para nos animar,
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. ADOREI a culpa é das estrelas, e estou doida pra ler esse livro!!
    John Green é um ÓTIMO escritor, e estou bem impressionada com a narrativa dele!
    torcendo pra que ele nunca pare de escrever AAHAH
    Esse livro, como os outros, parece ser fantástico!
    estou realmente curiosa para ler!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Amo John Green, logo estou doida pra ler este livro... Sou de exatas e quero muito entender este Teorema, kkkkkkkkk...
    Muito boa a sua resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Estou super ansiosa para ler os livros do John. Vou começar com a "A Culpa é das Estrelas" e pretendo ler este em breve também. Já li várias resenhas e vi algumas fotos dos livros e ele parece ser um ótimo livro. Amei a sua resenha :)

    ResponderExcluir
  11. Soou louca para ler os livros do John, só vejo elogio! Em relação a parte da matemática tomara que não tome uma boa parte do livro.

    Beijos, adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  12. ainda não tive a oportunidade de ler os livros do John , mais pareçe que ele é um belo autor e suas historias são bem emocionantes !

    BEIJOS !

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha!
    Sou louca para ler esse livro por três motivos:
    1- A sinopse
    2- O autor <3
    3- E agora, por sua resenha.
    Parece ser ótimo!
    Beijos.

    CAPRICORNIZANDO

    ResponderExcluir
  14. Eii Aline, adoreii sua resenha, pretendo sim ler este livro dele, até pq achei ele fofo, mas minha lista ta tão grande, mas vou ler sim!!! ;)

    ResponderExcluir
  15. Resenha bem escrita, abordando pontos importantes do livro, despertando o interesse dos leitores,vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  16. Noossa kkk, gostei!! Sério, o primeiro livro que leio a primeira linha da resenha e ja começo a gostar ate o final :O Nossa. Gostei muito do objetivo do protagonista e de todas as ocasioes que acontece, realmente levar o fora de 19 katherines merece fazer esses calculos kk, Gente, adorei! quero super ler!

    ResponderExcluir
  17. Acho que o garoto devia namorar uma garota com outro nome, talvez fosse mais feliz.
    Brincadeiras a parte, achei a resenha interessante, posso sim dar uma chance ao livro.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  18. Tenho o "A Culpa é das Estrelas" aqui em casa, mas ainda não o li. Sempre leio resenhas positivas em relação aos livros do John e a cada uma delas, minha vontade de ler, só aumenta. Gosto de narrativas mais leve e divertida, e pelo que entendi, isso é o que não falta nesse. Pretendo ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro do autor, mas diante de tantos elogios para "A Culpa é das Estrelas", me interesso automaticamente por qualquer livro dele e realmente gostei muito da história de "O Teorema Katherine", descrita na resenha. =D

    ResponderExcluir
  20. Eu odeio matematica "pronto falei" mas quero muito ler o novo livro de Jonh Green por que gostei muito de A culpa é das estrelas, acho que eu preciso saber esse monte de informações que o livro trás.
    Meu filho vai amar esse livro to achando a cara dele.

    ResponderExcluir
  21. Estou louca para ler esse livro e vc me deixou mais curiosa ainda :)

    ResponderExcluir
  22. Estou muito curiosa pra ler esse mas eu vou ler primeiro a culpa é das estrelas pois a muito tempo eu já quero ler !

    ResponderExcluir
  23. Li ACEDE e já me apaixonei pela escrita do Green. Essa resenha me deixou com mais vontade ainda de ler, tô sofrendo :/

    ResponderExcluir
  24. Queria ler esse livro só para saber por que o Colin só namora garotas chamadas Katherine! Isso já é esquisito o bastante. O livro parece ser bem divertido mesmo, e fiquei louca para conhecer o Hassan, os personagens engraçados são sempre os melhores!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li a Culpa é das estrelas e todo mundo fala muito bem dele. Acho legal que o foco não é romance ou drama no Teorema Katherine, porque não gosto muito. Curiosa para ler, parece ser um livro engraçado!!

    ResponderExcluir
  26. Comprei A Culpa é das Estrelas essa semana, e estou empolgada demais! Já pela sinopse, dá para se notar uma trama totalmente diferente, como você disse, mas ainda assim creio que seja um bom entretenimento, tratando-se de um autor já tão bom como o Green! Ótima resenha, me empolguei bastante a ler o livro!

    ResponderExcluir
  27. Eis um problema que os autores enfrentam quando fazem um sucesso enorme, como em ACEDE: altas expectativas para os próximos livros.
    O que salva o autor, aqui, é a diferença do tema, a despretensão em emocionar o leitor. Pra mim, em 'O teorema', Green apenas quer nos contar uma boa e divertida história.
    Quam nunca curtiu uma bela dor-de-cotovelo? E se a situação se repete, como não fica traumatizado? rsrs
    Quero ler, sim. Tadinho do colin!

    ResponderExcluir
  28. Olá! Todo mundo fala tão bem dos livros do Joh Green que eu nem li tanto a sinopse de O Teorema Katherine e já me interessei na hora. Ainda mais agora, depois dessa resenha! haha!
    Ainda bem que o fato de não gostar de matemática não afeta em nada, pois eu não sou nenhum pouco fã dessa matéria!
    Achei interessante quanto as "dezenove Katherines", imagina só a confusão!!
    Não gosto muito de livros narrados em 3ª pessoa, mas não custa nada tentar, certo?
    Ainda não li nada do autor - sim, me julgue - mas todos vivem elogiando ele, então estou bem ansiosa para ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo