07/06/2013

Resenha | O Futuro de Nós Dois

O Futuro de Nós Dois
  • Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 384

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...



Olá pessoas! A resenha de hoje é de um lançamento da Galera Record, O Futuro de Nós Dois escrito pelo Jay Asher e pela Carolyn Mackler. Esse livro chegou de surpresa aqui em casa e eu não sabia muito bem do que se tratava, até que procurei e vi que a narrativa se passava nos anos 90 e fiquei bem curiosa a respeito dessa volta no tempo que os autores trouxeram.

Em O Futuro de Nós Dois, que se passa em 1996, Emma acabou de ganhar seu primeiro computador de seu pai. Naquela época, a internet não era essas coisas e tudo era na base da internet discada, aquela que ocupava o telefone e fazia barulho de fax? Exatamente. Mas seu amigo e vizinho Josh a presenteia com um CD da AOL e agora ela tem um período de internet grátis. Só que quando Emma faz seu primeiro acesso, logo descobre uma página estranha. Nosso facebook. E para piorar a situação, ela encontra um perfil com uma foto muito parecida com ela. Anos mais velha.

A partir dessa curiosa descoberta, Emma e Josh ficam se perguntando se as respostas para seus problemas estão ali e se realmente vale a pena ficar tanto tempo preocupado com sua vida virtual. Esse é exatamente o questionamento que eu fiquei fazendo durante a leitura. Será que vale a pena ficar preso em um mundo virtual enquanto sua vida inteira está lá fora dependendo das suas ações para ter um rumo?

Depois da descoberta do facebook, fica claro que principalmente Emma fica obcecada com seu futuro e faz tudo para mudá-lo ou não. Já Josh é mais tranquilo com tudo e deixa as coisas acontecerem, apesar de ser bem curioso também. O relacionamento dos dois é um pouco confuso, pois eles eram bem amigos no passado, mas depois de um tempo eles não passavam de bons vizinhos. A descoberta do facebook teve o lado bom de uni-los novamente.

Por essa experiência e por todo o enredo, notei a personalidade de Emma um pouco insegura. Ela é uma personagem ok, sem grandes desafios. Já Josh é um pouco mais divertido e fofo, apesar também de não chamar tanta atenção como em outros casos. A narrativa é em primeira pessoa, revezando os capítulos entre os protagonistas, o que nos mostra mesmo como cada um pensa, em cada ambiente. Se estão separados ou não. 

O Futuro de Nós Dois é um livro rápido de ser lido, com um enredo bem leve. Foi bom voltar ao passado e se lembrar de tudo isso. Sim, eu também já tive esse CD da AOL e toda essa internet pré-histórica retratada no livro. Apesar disso, é uma leitura de entretenimento, sem muitas expectativas ou lições. Uma leitura de uma tarde tranquila sem muitas preocupações.

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Recebi o livro e estou curiosa pra ler-lo. Tá bem dividida as opiniões sobre ele. O kit e a capa são lindos, espero que a estória seja bacana. Mas estou sem expectativas.

    Beijos,
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto a capa e lido a sinopse, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda. Gostei. Fiquei bem interessada em ler.

    Beijos,
    Carissa
    http://www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. para quem gosta de leitura leve e tranquila para passar o tempo, e não leituras mais intensas com um enredo mais elaborado, parece ser uma boa indicação, fiquei bem curiosa para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o que mais me atraiu nesse livro é mesmo o fato de me trazer de volta à memória aqueles tempos de internet discada e o fato de nem imaginarmos todas essas redes sociais e tudo o que fazemos online hoje em dia. Tenho bastante curiosidade em relação à história, apesar de às vezes ter a impressão de que é um livro ok, nada de espetacular.

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Não dava por esse livro. Acho a capa tão feinha, rs.
    Mas li várias resenhas positivas e acabei mudando de opinião.
    Darei uma oportunidade a leitura.
    Deve ser uma leitura legal, ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente quero que os autores tragam essa nova onda, de escrever hoje sobre o que aconteceu no passado. Eu não vivi o tempo de CD para Internet, porque eu demorei para ter computador e um pouco mais para ter acesso a ela. Quero ler esse livro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro!
    Ainda não conhecia o blog. Adorei e estou seguindo.

    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline
    A capa é linda mas a historia não me chamou a atenção. Ai meu Deus eu também já tive um CD da AOL XD .Poxa Aline internet pré histórica já é sacanagem kkkkk. Mas é bem legal mesmo relembrar o passado.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gosto deste tipo de leitura,nem sempre um livro precisa ter uma lição de vida né rsrs

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a capa desse livro e dei uma olhada (muito) superficial na sinopse nem me interessei por ele, mas tinha imaginado algo totalmente diferente. Agora acho até que vou ler kk

    http://fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu não acho que seja um livro para minha faixa etária, então vou pular esta leitura...
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  12. Rindo da internet pre historica, ela fez parte da minha adolescencia rs,
    um livro que fale de coisas que vivi e fala de amor, não tem como não gostar, ja quero!!
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Aline eu vi esse livro quando chegou aqui na loja, mas não sabia se ia ler ele ou não, mas até que pela sua resenha dá pra ver que é uma historia interessante!! Gostei!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Não me parece uma leitura muito elaborada mas vale á pena .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo