29/04/2013

Resenha | Insurgente

Insurgente
  • Autor: Veronica Roth
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 512
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.



Se você ainda não leu o primeiro volume da série, essa resenha pode conter spoilers para você!

Olá pessoas! A resenha de hoje é sobre uma das continuações que eu estava mais esperando e finalmente pude conferir. Insurgente, segundo volume de Divergente, escrito pela Veronica Roth e publicado pela Editora Rocco aqui no país. Ultimamente o gênero distópico tem sido o meu preferido nas leituras, e a série Divergente se tornou minha segunda distopia favorita, só perdendo para THG. Então, vocês já devem imaginar como eu estava curiosa para saber o que a autora propôs nessa continuação da trama.

Em Insurgente, depois do ataque da Erudição na Abnegação utilizando soldados da Audácia controlados, Tris e seus companheiros de facção, além de outros refugiados, mudam-se temporariamente para a Amizade. A partir dessa mudança e de tudo o que aconteceu com as pessoas que Tris amava, além de suas ações realizadas em Divergente, a personagem precisa lidar com outros possíveis ataques e novas descobertas relacionadas a essa sociedade em que ela vive. 

Antes de ler Insurgente, como de costume ouvi comentários e opiniões a respeito do que a autora trouxe para esse volume. Muitas pessoas disseram que esse livro não era tão bom quanto o primeiro, que a personagem não foi boa o suficiente, enfim. Mas eu preciso discordar. Gostei tanto de Insurgente quanto de Divergente. Os dois possuem visões diferentes e, na minha opinião, de acordo com tudo o que está acontecendo ao redor.

A protagonista Tris, está um tanto "dramática", não sei se essa palavra representa muito bem. Mas eu gostei da mudança em sua personalidade. Para mim, dessa forma a personagem aparenta mais humanidade. Não adianta ela ignorar tudo o que ela passou e tudo o que ela está vivendo e seguir em frente "forte", como se nada tivesse acontecendo. A recaídas e momentos um pouco deprimentes por parte da Tris faz com que ela tenha que vencer tudo isso para conseguir lidar com o que está por vir.

Alguns "novos" cenários são implementados nesse volume. Além da facção da Amizade, conhecemos um pouco também da Franqueza e ainda mais da Erudição. E também somos introduzidos ao mundo dos sem-facção que passam a ser figura importante no enredo. Novos personagens surgem e é bom ficar de olho em todos eles. Ressalto a aparição de uma personagem em especial que é de extrema importância.

A revelação de um segredo ao final de tudo me deixou de queixo caído, querendo o terceiro exemplar o mais rápido possível. Fiquei com o mesmo (ou até mais) gosto de quero mais, assim como no final de Divergente. Eu realmente gostei de todo esse novo questionamento que cresceu durante Insurgente.

Acho que o segundo volume fez o seu trabalho de criar uma tensão ainda maior do que o primeiro livro e deixar os leitores ansiosos. Espero que a autora saiba fechar com chave de ouro essa série, já que ela tem tudo para dar certo e não decepcionar os fãs.

Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Adorei sua resenha, concordo com o que voce disse e na minha opiniao Insurgente bateu minhas expectativas foi um livro que me prendeu de inicio fim, o final foi sensacional a autora deu um gostinho de " quero mais", muitos segredos revelados me deixaram de queixo caido.
    Tambem gostei muito do fato da Veronica ter investido mais nos personagens secundarios que tiveram grande importancia nesse livro.
    Como uma grande fa dessa distopia estou muito ansiosa pra ler o proximo livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa capa é bem diferente e bonita.
    Não acompanho essa série, mas sei que possui muitos fãs ardorosos, rsrs.
    Tomara que a autora mantenha o ritmo e não decepcione.

    ResponderExcluir
  3. Ainda quero muito ler primeiro Divergent..rsrsrs
    Vi/ li coisas muito positivas sobre esta série e tenho vontade de conhecer mais da história.
    Assim que surgir uma oportunidade quero ler.

    ResponderExcluir
  4. *O*
    Estou muito ansiosa por esta Distopia aline , pois toooods voces do clube estão falando muito bem dela, mas esperarei sair o ultimo pra iniciar a leitura :] , e obvio não poderia esquecer da cpa que é LINDA né ? :]

    ResponderExcluir
  5. estou ansiosa para ler ele parece ser incrivel

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li o primeiro livro que é Divergente, mas tenho muita vontade de ler acho que essa série deve ser muito boa e eu sou muito interessada em ler a série.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    Estou louca pra ler Divergente e Insurgente, parece uma série incrível!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu ainda não li Divergente. Mas pelas resenhas e comentários essa distopia parece ser a melhor atualmente. Insurgente é bem mais intensa e sangrenta do que Divergente, pelo que eu pude perceber! Parece que a trilogia vai melhorando a cada livro!
    Espero ter a oportunidade de ler me breve!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  9. SUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURTANDO
    To muito a fim de ler, mas o que falta é dinheiro

    ResponderExcluir
  10. Fiquei feliz em ler seu ponto de vista pois tinha lido umas resenhas criticando o comportamento da Tris e fiquei preocupada, mas concordo com você se você passa por uma dificuldade é claro que você se preocupa fica triste..não existe essa coisa de sou forte o tempo todo...ou olha como estou feliz, quero ler a continuação, tomara que não demore, beijos.

    ResponderExcluir
  11. se era pra deixar ansioso conseguiu foi matar de ansiedade mesmo, doida com esse livro! Ficou bom demais *-*
    O segundo está melhor que o primeiro pelo visto.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louca para ler essa série, não li Divergente ainda, mas todo mundo fala super bem, eu adorei Jogos vorazes e esse parece ainda melhor.A resenha esta muito boa. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ei Aline,

    Sua resenha ficou muito boa, e com certeza esse livro superou todas as minhas expectativas, esse livro é simplesmente incrível. A sequência ficou muito certinha, o começo acompanhando fielmente o final do primeiro. Eu gostei muito, a história me envolveu do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  14. Estou completamente ansiosa para ler esse livro!!! A palavra para Divergente é magnífico, e ao ler as resenhas fico muito feliz de saber que Insurgente não decepciona *____*

    ResponderExcluir
  15. Eu confesso que não li a resenha, mas é só porque ainda não li Divergente e não gosto de spoiler. Você já sabe muito bem como sou com isso. Não gosto de ficar sabendo de nada. Mas sei que a resenha deve estar muito boa ;) Estou louca para começar essa série.

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline
    Ainda não li Divergente, mas depois de tantos elogios e não só seu mas de todos que conheço que estão lendo o livro e gostão muito. Com certeza vou ler futuramente , vou esperar mais um pouquinho.
    Bjs
    Adriana.

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler essa trilogia, as resenhas tem falado muito bem a respeito de todos os livros, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não li nenhum livro da trilogia, mas to louca pra ler ouvi falar muito bem dela e acho que séria muito interessante ler o livro.
    Aline eu só estou comentando neste post para poder participar da promoção Insurgente.

    ResponderExcluir
  19. não resisti e li, mesmo não tendo lido divergente, mesmo assim ainda estou com altas expectativas, principalmente em conhecer a Tris. ^.^
    jah surtei com as duas capas que lançaram aqui, mas da última nem tanto, mas parece uma boa série e q acho qvou curtir mt ~.~

    ResponderExcluir
  20. Também gosto muito de distopias e tento ler o maior número delas. Como ainda não tive oportunidade de ler "Divergente", li apenas o primeiro e os dois últimos parágrafos dessa resenha. Pelo que deu a entender, esse não sofreu a síndrome do segundo volume, e deu um up na história. Então só posso dizer que estou mais curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Só escuto todo mundo falar super bem dessa série mas só vou começar a ler quando tiver todos os livros não gosto de ficar esperando sair, ainda bem que leio as resenhas e fico bem curio a mas sei esperar.Gosto muito de distópias e não vou deixar de ler .

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do livro! Estou curiosa pro terceiro!

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda estou lendo insurgente, quase acabando. E já estou pensando se o Alliginat vai demorar muito.

    ResponderExcluir
  24. JÁ NÃO TENHO MAIS UNHAS DE TANTA ANSIEDADE PARA LER ESSE LIVRO! Já cansei de escutar boas criticas sobre ele, poderia procurar o download na internet (em um dia que estivesse com MUITA paciência) mas esse prefiro ler com o livro físico. Não quer me dar de presente não, Aline? ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo