01/04/2013

Resenha | Alma?

Alma?
  • Autor: Gail Carriger
  • Editora: Valentina
  • Páginas: 308
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Olá pessoas! Trago hoje para vocês a resenha do livro Alma? lançamento da Editora Valentina, escrito pela  Gail Carriger. Desde o ano passado, na divulgação dos lançamentos para 2013 que a Editora mostrou aos leitores, que eu estava ansiosa para ler Alma? Primeiro, a capa é maravilhosa e segundo, tem aquele elemento steampuck que eu passei a gostar tanto nos livros. 

Em Alma? somos apresentados a Alexia, uma heroína um tanto peculiar que vive na Inglaterra do século XIX cercada por moças loiras e de certa forma submissas. Alexia já com o legado de seu pai italiano nas costas, é completamente diferente do esperado para uma senhorita da época. Tem personalidade forte, é solteirona (para a época!) e ainda por cima uma preternatural, ou seja, aquela que possui o dom de tirar completamente o poder dos seres sobrenaturais que habitam a Londres vitoriana, sendo eles lobisomens e vampiros.

E para completar, logo se início Alexia participa de um evento que é o estopim para uma sequência de outros eventos envolvendo sobrenaturais, e por isso passa a ser investigada/auxilia o órgão competente de investigação desses atos, justamente com Lorde Maccon, o Alfa dos lobisomens de Londres. A trama toda se desenrola a partir daí.

Pode-se dizer que Alma? juntou um pouquinho de cada coisa que eu adoro em livros. A época vitoriana, alguns elementos steampuck, Londres e histórias sobrenaturais. Pronto! Já com isso o livro me encantava. Mas eu ainda não tinha sido apresentada ao trabalho de escrita da autora. Ao final da leitura eu tinha me apaixonado pela história com todos os seus componentes.

A autora trouxe de certa forma elementos novos para as mitologias sobrenaturais abordadas, tanto vampiros quanto lobisomens. E ainda mais com os seres preternaturais como Alexia. No início pode parecer um pouco confuso, com novos nomes e ideias, mas depois de um tempo você se acostuma e vê o quão bacana foi a ideia da escritora. 

Além de toda essa premissa que me chamou atenção, eu não posso me esquecer dos personagens. Adorei a Alexia e o quão sarcástica e de personalidade forte ela tem. É visível a diferente de personalidade dela para as outras personagens femininas, que são bem irritantes. Lorde Maccon é aquele cara durão que também sabe surpreender o leitor. Além deles, ressalto a participação do Beta da alcateia de Maccon, o Professor Lyall que é bem importante.

Li o livro em pouquíssimos dias e já queria a continuação em mãos. Dei uma olhada e já vi que existem cinco livros publicados lá fora da série. Parece desanimador o número, mas não tenham medo. Vale a pena investir na série se você gosta dos elementos que citei ao longo da resenha. Me encantei com O Protetorado da Sombrinha e logo logo espero ter o segundo volume para conferir como toda a trama continuará a se desenrolar. 

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Aline tô namorando esse livro faz um tempo!! Já sei que vou amar a Alexia! ahahahhaha Adoro personagens com personalidade e olha que ser desse jeito na era vitoriana é ousar rs. Pois é, são vários livros mas acho que a Editora Valentina vai olhar com carinho pros fãs e agilizar as outras publicações =D
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Poxa não posso me apaixonar por mais uma série :( uahsuahs
    vou esperar lançarem mais livros no Brasil
    Adorei a resenha

    beijos
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Me interessei por este livro desde que li a sinopse.. achei a personagem muito boa...
    ME dá um desespero qdo me interesso por série...pq fico agoniada enquanto não lança a outra.

    ResponderExcluir
  4. LOL'
    Novos mistérios e tipos de criaturas ? Adoro !
    Estou bem curiosa para conhecer esse estilo literário mixado com SteamPuk que voce já falou tão bem aqui...

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei desse livro e venho querendo ler. Muito bacana, boa a história.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, mas tô super curiosa quanto a ele, sério mesmo! Acho super bacana Steampunk, acho que o único que li que é nesse estilo foi Clockwork Angel da Cassandra Clare, fora esse não me lembro de mais nenhum... Acho bacana e claro, vou ver se consigo adquirir esse livro, pois reúne vampiros, então eu ADOOOOORO!

    Beijão! -- www.punkreader.com

    ResponderExcluir
  7. Eu achei muito interessante o livro acho que eu ia gostar muito dele se lesse, a capa é diferente e o nome intrigante, mas deve valer a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Aiii Aline adoreii a capa e a sinopse e ele já ate chegou aqui na livraria essa semana, eu queroo, mas o que me desanima é que é serie e já tenho tantas e mesmo com meus %% haja $$!!! Mas é um caso a pensar!! *-*

    ResponderExcluir
  9. Estou curiosa com esse livro desde o lançamento eu fiquei com vontade de saber mais sobre ele, agora que li sua resenha entao :O
    Só me diga uma coisa o que é : 'elemento steampuck'

    ResponderExcluir
  10. Essa trama parece que acontece de tudo!
    Estou fugindo de séries, rsrs.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
    Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
    Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
    A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  12. Eu to louco por esse livro, mas ele ta bem carinho e a Valentina não me aceitou como parceiro #chora, sua resenha está ótima parabéns

    Robs - http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro , adorei a resenha , estou anciosa para ler e sqaber mais sobre a Alexia .

    ResponderExcluir
  14. Quando vi essa capa com esse titulo fiquei com um pé atrás , mas como ele me foi muito bem recomendado por você e por Tiago, fiquei curiosa . Agora quero muito Ler. Com certeza vai para minha lista de leitura.Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. essa resenha realmente me deixou curiosa, achei cheia de misterios e encanto!

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de ler esse livro, só não gostei muito da capa

    ResponderExcluir
  17. Eu PRECISO desse livro! Adorei os elementos que vc citou e só tenho visto resenhas positivas, elogiando a escrita da autora bem como as personagens criadas por ela. A Editora Valentina está arrasando... Estou lendo Garota Tempestade e gostando mto! Ansiosa, então, por Alma? tb! =)
    Bjs,
    Nica

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural. 

    ResponderExcluir
  19. estou mega ansiosa em ler esse livro, ele parece ser tão bom!

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei super interessada nesse livro desde que vi um post do lançamento dele. Achei a capa bem legal. Gostei da sua resenha e pretendo ler esse livro ainda esse semestre.

    ResponderExcluir
  21. Vampiros, fantasmas etc. vivendo entre os humanos, nunca li um livro que tivesse uma história parecida. A protagonista tem cara de ser um pouco engraçada! Gostei muito dessa capa, quando a olhei pela primeira vez fiquei muito curiosa para saber da história! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  22. Eu confesso que fiquei um pouco desanimada por ler que é mais um livro sobre vampiros e lobisomens... mas achei interessante a principal personagem - sem alma - do livro. Vi um mistério nessa história e digo que esse foi o ponto do meu interesse.

    Boa resenha, gostei :)

    ResponderExcluir
  23. Estou super curiosa sobre esse livro. Só leio resenhas positivas sobre ele.
    Ainda não sei o que é steampuck, mas gostei bastante de a protagonista ser forte e independente e não aquela menininha frágil, que precisa de proteção.
    Confesso que da primeira vez que li a sinopse não tinha me interessado mto pelo livro, mas depois de ler tantas resenhas, ele entrou para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de sobrenatural, e com esse não poderia ser diferente. Como já gostava desse sub-gênero Steampunk, essa união só fez aumentar minha vontade de ler essa série. Assim como você, também gosto de personagens fortes e com um senso de humor um pouco mais sarcástico.
    Enfim, espero ter a oportunidade em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Imagina minha vontade de ler o livro, estou me coçando rsrs. Achei bem diferente o fato da protagonista ter 26 anos e so não entendo direito esta coisa dos vampiros viverem em colmeia..so lendo mesmo rs.
    Nossa ja tem cinco livros, tomara que os proximos continuem tão bom quanto este, beijos.

    ResponderExcluir
  26. estou mega curiosa com relação a este livro

    ResponderExcluir
  27. Stephania ferreira5 de maio de 2013 13:28

    adorei a historia, tbm gosto de personagens femininas que sao sarcástica e de personalidade forte.
    realmente um serie grande assim, desanima, mas se sair rapido aqui e nao for mtooo caro da pra comprar.. axo q ficaria lindo na minha estante!

    ResponderExcluir
  28. Aline, gostei do livro pois para mim também "juntou um pouquinho de cada coisa que eu adoro em livros." Só que me espantou o número de livros da série, 5 já? Mas quando gostamos muito de uma série, isso não importa muito. Vou ler.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  29. Estou interessadíssima no estilo Steampunk, que ainda não conheço. E quero estrear com essa leitura. Adorei Alma? desde a primeira vez que vi...
    Achei a resenha instigante, com uma protagonista nada convencional em plena época vitoriana, cheia de regras e tabus, numa sociedade certinha e '(en)quadrada'. E ainda lobisomens ilustrando o cenário de uma mocinha sem papas na língua, adorei a rebeldia.

    ResponderExcluir
  30. O livro parece ser bem interessante, porém quando se fala de série fico meu com pé para trás. Mas acho que vou querer ler esse livro, pois se trata de um gênero que eu gosto muito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo