22/03/2013

Resenha | Garota Exemplar

Garota Exemplar
  • Autor: Gillian Flynn
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 448
Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Olás! Hoje trago para vocês a resenha do livro Garota Exemplar, da autora Gillian Flynn publicado pela Editora Intrínseca aqui no país. Ano passado eu não li nenhum livro policial, mas tinha prometido para mim que esse ano isso seria diferente. Então, quando pude ter a oportunidade de ler Garota Exemplar, eu não perdi. As críticas lá fora estavam ótimas e eu tinha que conferir e ver se tinha uma opinião parecida.

Em Garota Exemplar somos apresentados a dois personagens bem peculiares. Nick e Amy, um casal que está completando 5 anos de casados. Mas o casamento não anda indo muito bem e para completar, no dia do aniversário Amy simplesmente desaparece. Há fortes indícios de que Nick seja o responsável, apesar dele aparentar não ser a chave para a solução do caso. É nessa premissa que o enredo vai se formando.

Quando comecei a ler Garota Exemplar já notei alguns, aspectos. O livro é dividido em três partes, sendo que a parte inicial varia de capítulo em capítulo entre a narração de Nick, na visão do presente e a narrativa de Amy, contando os fatos passados em seu diário. Foi uma ideia bacana da autora, até para conhecermos um pouco sobre a personalidade dos personagens.

E falando em personalidade. Nenhum personagem da trama me cativou. Amy é extremamente irritante e chaga a dar nos nervos algumas atitudes dela. Nick não fica por menos, sendo aquele personagem apático e que nem parece que tem uma esposa desaparecida. Age como se tudo aquilo não fosse com ele, inclusive fazendo algumas coisas que dão a entender que ele é o culpado por tudo.

Sinceramente, logo de cara já sabia o que havia ocorrido a Amy, reforçando ainda mais minha opinião em relação a alguns pontos. O livro não tem aquele suspense ou mistério tão bem feito que nos deixa com a pulga atrás da orelha querendo desvendar, porque já foi fácil sacar a ideia que a autora quis passar, já que ela mesma frisa isso diversas vezes ao longo da narrativa.

É um livro bom, mas que não me deixou empolgada com a trama. Além de tudo isso, a autora é bastante descritiva, tornando a leitura puxada em alguns momentos. 

Se você gosta de um bom policial ou está no início, se aventurando a procura de livros bacanas, acho que pode começar por Garota Exemplar. O mistério pode até não muito grande, mas vale a pena conferir e ver o que você acha em relação a esse plano de fundo que autora elaborou envolvendo relações entre casais e uma pontinha de mistério.

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Esse título nos deixa com um leque de possibilidades quanto a personalidade da personagem principal, em relação a que ela pode ser exemplar... mas com essa resenha fiquei mais intrigada ainda !

    ResponderExcluir
  2. esse livro parece ser muito bom, tem uma capa diferente!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de romances policiais e com misterios no ar. Isso deixa a gente mais curiosos para ver como o livro termina!

    ResponderExcluir
  4. gostei bastante achei bem inusitado a historia

    ResponderExcluir
  5. Assisti um vídeo onde a autora conta um pouco da história e achei super interessante. Bom, eu esperava (antes da sua resenha) um thriller com interação familiar, mas agora não sei o que esperar vou lê-lo para descobrir. =D Deve variar de cada um essa percepção do decorrer do enredo, eu chego a ser um tanto ingênuo demorando um pouco para descobrir os mistérios.

    http://www.defrentecomoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tive um bom pressentimento em não querer esse livro. Na verdade fui fuxicar o goodreads e vi que não tinha nada de misterioso nesse caso, e mesmo descobrindo quem foi e como aconteceu se não tiver uma ligação com os personagens não rola pra mim =/

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da capa!
    Estou aprendendo a me encantar por livros de suspense.
    E fiquei curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  8. achei um livro interessante, tem um estilo maravilhoso, gostei demais a capa

    ResponderExcluir
  9. A resenha me chamou a atenção, mas seu comentário me desanimou kkkkk, não gosto de livros obvios. Bom, estou começando um blog agora e estou a procura de parceiros. Da uma passadinha la => http://www.minhaestantecolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gosto de tramas policiais, mas personagens chatos ninguém merece heim!

    ResponderExcluir
  11. Demais esse livro! Super ansiosa pra ler o meu *-*
    Uma história muito boa pelo visto.

    ResponderExcluir
  12. Pode ate ser interessante, mas não gosto muito de livros policiais nao, prefiro meus bons romances, mas se tiver a oportunidade vou ler!!! bjss

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito de livros deste tipo. Mas o livro está sendo tão bem comentado que estou louca para ler. Espero ter está oportunidade!

    ResponderExcluir
  14. Devo dizer que a editora fez um ótimo trabalho, vi a foto do kit na internet e adorei! Já quero para mim!

    ResponderExcluir
  15. Olá Aline,
    Ótima sua resenha.
    Resisti muito para não assistir o filme...prefiro ler primeiro o livro...rs!
    Mas ainda não encontrei tempo...!

    http://livrosrocknrolleoutrosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo