26/03/2013

Dica | Livros Steampuck


Olá pessoas! Hoje trago para vocês um mais um post com dicas literárias. E a dica da vez é sobre Livros Steampuck. Conheci esse gênero literário ano passado, através da Mari do Psychobooks. A partir da leitura do primeiro livro com esse tema, eu fiquei maluca para conhecer ainda mais enredos desse gênero. Para quem não conhece, Steampuck não existe só em livros, mas no cinema e nos quadrinhos também, por exemplo.

Falando um pouquinho sobre o tema para quem ainda não é familiarizado, Steampuck é um subgênero da ficção científica, em que suas obras ambientam-se no passado ou em um universo alternativo a uma época anterior semelhante a nossa. Dentro desse ambiente, a tecnologia moderna ocorreu mais cedo do que na nossa História Real. É claro que toda essa tecnologia era realizada com os mecanismos e a ciência existente na época.

Para dar alguns exemplos literários de Steampuck, trago para vocês alguns livros bacanas que eu já li (ou estou lendo!) sobre o tema. Vale muito a pena conhecer e qualquer um dos livros abaixo é um ótimo começo.

Anjo Mecânico
Cassandra Clare

Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.
 



Dearly, Departed
Lia Habel
Ela é Nora Dearly, uma garota neovitoriana de 17 anos que sofre com a morte dos pais e vive infeliz aos cuidados da tia interesseira. Ele é Bram Griswold, um jovem soldado punk, corajoso, lindo nobre...e morto! No ano de 2187, em meio a uma violenta guerra entre vitorianos e punks, surge um perigoso vírus, capaz de matar e trazer novamente à vida. As pessoas tornam-se zumbis, mas nem todos são assassinos e devoradores de carne. Há os que lutam para que o vírus não se espalhe. Apenas Nora tem o poder da cura em suas mãos, ou melhor, em, seu sangue. Ela não sabe disso, e corre perigo. É papel de Bram protegê-la...

Alma?
Gail Carriger

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? 

Leviatã
Scott Westerfeld


Scott Westerfeld, autor da série Feios, reinventa aqui a Primeira Guerra Mundial em uma narrativa steampunk. Em lados opostos, mekanistas lutam com aparatos mecânicos movidos à vapor e darwinistas usam imensos animais geneticamente modificados, e adaptados para a batalha. Alek Ferdinand, príncipe do império austro-húngaro, está sem saída. Perdeu seu título e o apoio do povo, restando apenas um imenso ciclope Stormwalker e um grupo leal de homens. Por outro lado, Deryn Sharp é uma jovem plebeia que se disfarça de homem para ingressar na Força Aérea Britânica. Os caminhos dela e de Alek se cruzarão de maneira inesperada, levando-os a bordo do Leviatã para uma viagem que mudará suas vidas.


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. AI que legal Aline adoro este estilo e não sabia !
    Ja li Anjo Mecânico e ameei e Leviatã está na minha lista de proximas leituras !

    ResponderExcluir
  2. Sempre tinha visto o nome, mas nunca parei para procurar o que significava (pura preguiça) hehe.
    Não sei exatamente por qual eu começo, mas acho que será pelo "Leviatã" ou "Alma?" (puro encanto com as capas) kk
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada desse gênero Steampuck, mas estou curiosa com Leviatã, li bons comentários, ;)

    ResponderExcluir
  4. Legal esses livros e eu nem sabia que esse era o gênero deles. Muito bacana saber agora.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito das escolhas, massa demais

    ResponderExcluir
  6. Já tinha lido que os livros era sobre esse tema mais nunca tive a curiosidade para saber o real significado.. parava pra ler apenas a sinopse do livro e ver se ela me agrada ou não. para decidir sobre ler ou não ler...rsrs

    ResponderExcluir
  7. Nosss.. que interessante, eu não conhecia esse gênero... foi pegar algum livros desses que você indicou para conhecer... =)

    Isis - www.minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aline eu gosto bastante de steampunk, já li alguns e torço muito que continuem publicando aqui outros! No momento tô morrendo para ter Alma?. Vi várias reviews e já amo hahahahha
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Alma? é meu favorito, adorei a capa e a sinopse.

    ResponderExcluir
  10. Que legal aline, não sabia q esses livros eram neste estilo!!! Quero ler o Dearly Departed!!! *-*

    ResponderExcluir
  11. Anjo Mecânico foi um dos melhores livros que eu li ano passado! Cassandra Clare mais uma vez está de parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aline!
    Fico feliz que você tenha gostado da minha indicação do gênero =)
    Os livros de Steampunk (flatou um 'n' na sua postagem) são bem diferentes, divertidos e geralmente cheios de ação.
    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo