04/02/2013

Resenha | Extraordinário

Extraordinário
  • Autor: R.J. Palacio
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 320

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo.


Olá pessoas! Hoje trago para vocês a resenha do livro Extraordinário do R.J. Palacio, publicado pela Editora Intrínseca. Eu tive a felicidade de ser uma das pessoas escolhidas a ler a prova do livro antes do seu lançamento e como eu me surpreendi com ele. Confesso que antes dele chegar até a mim eu não sabia muito sobre o que se tratava, mas assim que li a sinopse já sabia que iria me encantar pela história.

Extraordinário conta a história de August, um menino que nasceu com uma rara deformidade facial graças a junção de diversos genes de seus pais. August é um menino extremamente inteligente e não possui nenhuma baixa na cognição. Durante toda a sua vida, seu contato maior foi com sua família, mas a partir do momento que ele entra para o ensino fundamental II, seus pais veem sua necessidade de frequentar uma escola regular (August era ensinado pela mãe desde pequeno). 

Durante essa nova experiência, acompanhamos um pouco da vida de August. Além dele, nós também temos o livro dividido na narrativa entre sua irmã Via, seus amigos Jack e Summer, o namorado e a amiga de sua irmã. Todos eles dão seus pontos de vista em relação a convivência com August e o que ele passa no seu dia-a-dia.

Sabe aquele livro que parece que caiu como uma luva naquele momento para você? Extraordinário foi assim para mim. Como eu estudo e futuramente trabalharei na área da saúde, vi alguns de meus pacientes em August. Uma criança que apesar de tudo o que sofreu, cirurgias, procedimentos invasivos, sem falar no preconceito, vive alegre e normalmente com uma personalidade que nos ensina muito.

O livro tem diversas passagens de músicas entre as partes em que é dividido. E além disso, também existem as frases mensais que um dos professores de August passa para reflexão. Eu particularmente adorei essas partes no livro, e junto com os personagens, refleti muito.

Não dá para mensurar tudo o que não só o August, como todos com ele envolvidos, passam. É uma coisa surreal tentar pensar. Parece que somos tão pequenos (junto com nossos problemas) perante a tanta garra de todos eles. E a família é tão preciosa para todos. Você sente como cada um precisa de cada um. Não é só um livro de um menino diferente. É um livro com tudo o que eu precisava ler nesse momento.

O título diz exatamente o que o livro é. Extraordinário. Não dá para expressar em palavras o quão fantástico ele é. Eu recomendo a todos vocês. Para que, além da reflexão, todos sintam o carinho pelos personagens como eu senti.


Comente com o Facebook:

35 comentários:

  1. Resenha "Extraordinária"!
    O nome parece mesmo dizer tudo, estou ansiosa para ler esse livro "Extraordinário"!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline!

    Eu estou ficando cada vez mais com vontade de ler esse livro. Gosto de livros assim, que fazem a gente refletir durante a leitura. PRECISO desse livro AGORA hahaha. A capa é bem simples, mas curti.

    Imagino que quem trabalha ou trabalhará na área da saúde consegue se emocionar bastante mesmo com essa história. Afinal, né, vê situações semelhantes no dia a dia.

    Espero conseguir lê-lo em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ah que livro super legal, gostaria muito de ler ele, parece ser super, acho que o nome coube muito bem com ele, demais.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de tramas que nos fazem refletir e aprender mais, ;)

    ResponderExcluir
  5. Primeira resenha deste livro que eu leio, se a história é igual ao nome, terei que ler.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu achei a capa super fofa e não esperava um tema assim...
    Fiquei curiosa por ler pois o ultimo livro que li com essa temática de problemas de saude e nao desistir de viver foi a culpa e das estrelas e me encantei *O*
    Quero meesmo lê-lo (:

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido tantas resenhas boas sobre esse livro! Já me chamou atenção logo de cara! Parece uma história muito bonita e que trazx uma mensagem importante! Vou ler com certeza e o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  8. Ain, Aline, eu quero muito ler o livro principalmente agora depois da resenha. :) Como eu já te disse (pelo menos eu acho que sim) mesmo tendo me encantado com o booktrailer fiquei com um pé atras por achar que seria do estilo do livro do Nick Vujicic.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tinha lido sobre esse livro. Pelo o que parece, o legal dele é a história de superação do garoto que enfrenta seus problemas.

    Bem, é uma história diferente das que eu já conheci, e parece ser interessante, mas só lendo pra saber se é tão Extraordinário assim.

    ResponderExcluir
  10. Incrível!
    Não tinha lido nada sobre esse livro ainda, mas já havia gostado muito do book trailer e achei que seria interessante mas depois dessa resenha realmente já coloquei ele na wishlist.
    Gosto bastante de livros emocionantes e esse parecer ser mesmo muito bom

    ResponderExcluir
  11. Para não perder o rebolado... O livro parece mesmo extraordinário. Ultimamente a editora vem lançando cada livro mais emocionante que outro, até pelo fato de abordar assuntos que chocam e alertam, neste caso Extraordinário nos dá boas lições de vida e acentua a realidade, espero ler para aprender com essa história. parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu achei o tema do livro muito bom, fala de preconceito e etc.

    ResponderExcluir
  13. Eu achei o livro muito bom!
    Adorei.

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Impressionante essa história. Adorei o que já vi do livro e com certeza a lição é bem bonita. Gostei.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria muito de ter esse livro, acho que seria uma orportunidade de aprendizado na nossa vida.

    ResponderExcluir
  16. tenho um filho especial, e sei como é difícil pra criança como para família, quando vi a sinopse desse livro sabia que ele mim agradaria, sua resenha só mim fez confirmar isso.

    ResponderExcluir
  17. gostei bastante da capa achei interessante a resenha !! parabens

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da capa do livro. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse liro e estou muito curiosa e quero ler. Parabéns pela resenha, muito boa.

    ResponderExcluir
  19. Não há uma resenha negativa. E se houvesse seria uma afronta a maravilha que este livro é.
    inspirador e reflexivo, creio que o livro nos deixa com um gostinho de quero mais, e com saudade de um personagem tão extraordinário como August deve ser, além dos problemas que ele passa é um menino muito forte, e não deve ser muito fácil para ele, mas enfrenta da melhor forma possível.
    Gostei da resenha.
    Beijoos :*
    - Gabriella Suzart

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline.

    UaU, fiquei com muita vontade de ler esse livro,gosto muito de livros que nos fazem refletir sobre ações em nossa vida, que quando acabamos de ler precisamos, ou melhor,automaticamente pensamos em coisas que fizemos que nos ligam a personagens do livro. O a sinopse do livro realmente parece muito atrativa. Gostaria muito de ler!!!
    E parabéns pela resenha, gostei muito.

    ResponderExcluir
  21. São tantas as opniões positivas quanto a esse super lançamento que é impossível não desejar essa leitura, deve ser extremamente emocionante, surpreendente, reflexivo. Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  22. Gosto de livros que nos levam a reflexão, fantasia é super divertido, mas precisamos ler coisas mais produtivas de vez em quando. Só não posso chorar.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  23. Este livro parece ser muito bom , achei que ele fosse voltado para um drama, mas como você ja me esplicou que não é , acabei me interessando por ele. Legal.
    Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Já li muita resenha postiva do livro e isso só fez aumentar minha vontade de ler.
    parabéns pelo blog e pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Logo que vi o lançamento fiquei interessada. O tema é extremamente delicado e já me disseram que é tratado de forma real e sem apelar para nosso emocional.
    Em tempos de supervalorização da imagem, do culto à beleza e da luta contra os preconceitos de toda ordem, parece-me que esta leitura nos traz reflexão e entendimento sobre o sofrimento de quem não se enquadra.

    ResponderExcluir
  26. Vejo sempre críticas muito positivas a respeito deste livro, o que acabou me surpreendendo muito, porque o nome nem a capa me chamaram a atenção. Acho que passa uma mensagem muito importante e estou louca para lê-lo! :D

    ResponderExcluir
  27. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que não sou muito fã de livros nesse estilo, mas acho que vale a pena dar uma chance por abordar um tema bem real e história de força e superação. Sem falar que me parece ser bem sensível. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. a resenha ficou muito boa parabens !

    ResponderExcluir
  29. Olaa!
    Acredito que todo mundo esta curioso pra ler essa historia, e comigo não esta sendo diferente, acho que vou me emocionar e aprender muitas coisas tbm!
    Bejos!

    ResponderExcluir
  30. Como voce já esplicou que não é drama eu até me animei em ler. A resenho ficou muito boa e o livro parece ser uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  31. Ansiosa para ler essa história, amei o kit que a intrínseca fez dele, achei maravilhoso.
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Acho que essa foi a melhor resenha que já li na vida eu entendo muito bem o que é ter alguém “diferente” na familia e por isso sofrer vários preconceitos , esse livro vai ser muito bem vindo na minha estante.Amo livros assim que me fazem chorar e rir e aprender .

    ResponderExcluir
  33. Nossa Aline que resenha maravilhosa, realmente não sabia sobre o que se tratava e agora quero muitoo le-lo!!!!

    ResponderExcluir
  34. Ah esse livro deve ser ótimo/lindo! Estou louca para lê-lo. O ganhei em uma promoção e não vejo a hora de chegar, vou devora-lo!

    ResponderExcluir
  35. Eu adorei a capa desse livro nossa e a historia mais ainda quero que saia o filme mais primeiro eu tenho que ler o filme.Adorei a sua resenha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo