18/01/2013

Resenha | Legend

Legend
  • Autor: Marie Lu
  • Editora: Prumo
  • Páginas: 256
Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Olá pessoas! Hoje eu trago para vocês a resenha do livro Legend, escrito pela Marie Lu e publicado pela Editora Prumo. Logo quando lançou o livro fiquei bem curiosa para ler, afinal é uma distopia e eu adoro esse gênero literário. Acabei ganhando-o em uma promoção e só agora pude lê-lo e aprovar o trabalho da autora.

Legend se passa em um futuro onde os EUA foram divididos em República e Colônias que vivem em constantes conflitos. O foco do livro é no governo da República onde os personagens principais vivem. Dentro desse governo (assim como já vi em outras distopias) temos a opressão realizada por um lado militar e poderoso do estado e um lado mais pobre, onde a maioria da população vive.

Apesar das semelhanças que encontrei em outros livros distópicos, a sociedade de Legend sofre com uma Praga onde só o governo tem o controle. E, como vocês já devem estar imaginando, os privilegiados recebem a vacina e cuidados contra essa Praga, enquanto que a população periférica sofre com a doença e é visitada com bastante frequência pelos soldados do governo para fiscalização.

É nesse conflito entre República, Colônias e mistérios a parte, que conhecemos June, uma filha de cientistas já falecidos que vive na parte rica da sociedade, estudando para se tornar mais uma militar em seu governo; e Day, um morador da periferia, e o mais importante: o rapaz mais procurado pelo governo por seus "crimes" contra a República.

Depois de um acontecimento muito grave envolvendo June e Day, temos aos poucos um conhecimento maior sobre o que a República representa, o que ela esconde e como isso irá afetar na vida de ambos personagens.

Primeiro de tudo. Legend é um livro muito tranquilo de se ler. Eu gostei principalmente por ser um livro curto e sem enrolação. A autora poderia muito bem ter enrolado mais, aumentado o número de páginas, mas ela resolveu jogar tudo às claras e mostrar realmente aquilo que interessa ao leitor. Adorei sua atitude.

Além disso, a personalidade dos personagens ajuda ainda mais na leitura. June é uma garota que aparenta ser mais madura do que sua verdadeira idade, graças a tantos acontecimentos que a vida lhe propôs. É forte, inteligente e sabe o que quer. Day é exatamente a versão masculina de June, com uma personalidade tão forte quanto. Além de ter um certo mistério.

A narrativa do livro é feita intercalando a visão dos dois personagens em primeira pessoa. Mais um ponto positivo, já que cria sentimentos de ambos e nos dá mais veracidade. Eu me surpreendi bastante. Não imaginava que iria gostar tanto da leitura. E lá fora já ouvi rumores de que a sequência do livro é ainda melhor. Mal posso esperar.

A sociedade construída por Marie Lu, apesar de não ser uma "grande novidade", tem um quê de diferente. Ela nos mostra ao longo do livro muitas coisas em relação a ela e não nos deixa no escuro para o próximo volume. Confesso que já desconfiava de algumas coisas, mas isso não interferiu na minha opinião.

Recomendo a todos vocês que são loucos por distopias como eu. E até para vocês que ainda não deram uma chance para esse gênero. O livro é curtinho, rápido de ser lido e você nem nota. Além de tudo, é uma leitura fluente e gostosa. Recomendadíssimo.


Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro de dispotia e quero muito ler esse livro. Amei a resenha e espero conseguir esse livro em breve!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro, mas estou bem ansiosa. Já vi inúmeras recomendações positivas sobre esse livro. Curiosidade tá matando.
    Beijos,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante de distopia.. ainda não li esse mas realmente falam muito bem dele..bom saber que os personagens são fortes.. gosto de personagens assim.. sem muito mimimi

    ResponderExcluir
  4. Adoro distopias e gostei mt da história quero mt ler ((:

    ResponderExcluir
  5. tenho muita curiosidade para com esse livro, ele parece ser surpreendente

    ResponderExcluir
  6. Venho vendo várias resenhas sobre esse livro e comentários ótimos. Curto muito distopias por isso estou louca pra poder lê-lo

    ResponderExcluir
  7. Esse livro tá na minha lista de desejados desde que lançou... adoro distopias tambem e sua resenha está incrivel...

    Fiquei sabendo que ele faz parte de uma trilogia, é verdade?

    ResponderExcluir
  8. Oi Line,

    Legend foi uma das minhas melhores leituras de 2012! Juntamente com Divergente, A Seleção, Estilhaça-me ixi, já deve ter percebido que sou louca por distopias como você!

    hahahaha

    Beijoooooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nenhum livro de distopia.

    Li ótimos comentários a respeito desse livro.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou muito fã de distopias e são tantas por isso não me animei de ler mais essa.
    :)

    ResponderExcluir
  11. amei a resenha e to muito louca pra ler esse livro, ele parece ser muito bom mesmo, me chamou muita atenção espero que eu consiga o livro para que eu possa desfrutar desse historia magnifica.

    ResponderExcluir
  12. De cara ja tinha gosta desse livro pela capa (apesar de nao conseguir imaginar o mundo em 2.130 ), o mundo que a autora relata deve ser muito.. louco. Curiosidade a parte para conhecer Day, gostei da personalidade dele.

    ResponderExcluir
  13. acho a capa desse livro linda, a esta otima, valeu a pena tira um tempo e ler !

    ResponderExcluir
  14. capa curiosa , fico imaginando o que posso espera da leitura

    ResponderExcluir
  15. Muito boa essa história e pretendo ler em breve. Adorei as resenhas que vi do livro, me deixaram cheia de curiosidade!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li este livro , mas essa onda de distopia veio para ficar . Legal, e sua resenha me deixou curiosa .
    Bjs
    Adriana
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline.

    Também gosto muito de livros distópicos, faz você pensar em um outro mundo em um mesmo lugar. Estou muito ansiosa para ler Legend apesar de notar algumas semelhanças com outros livros que li recentemente, mas mesmo assim não diminuiu minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  18. Não sei se quero ler...
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  19. Eiii Aline, apesar de gostar de livros distopicos, esse não me chamou muita atenção não, mas vamos ver!! bjs

    ResponderExcluir
  20. Amo distopias, só de falar nelas me da uma dor no coração por não ter nenhuma aqui para ler ):
    Enfim, já li este livro e ele se tornou o meu queridinho! Day, porque tão perfeito? Porqueeeeeeeeeeeee?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo