09/11/2012

Resenha | A Sombra da Serpente

A Sombra da Serpente
  • Autor: Rick Riordan
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 352

Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar. Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.


Se você ainda não leu os outros volumes da série, essa resenha pode conter spoilers para você!

Olá pessoas! Hoje eu trago para vocês a resenha do livro A Sombra da Serpente, terceiro e último livro da série As Crônicas dos Kane, escrito pelo Rick Riordan e publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil. Mais uma série que fico órfã, mas apesar disso eu realmente gostei do trabalho do autor nessa empreitada e acho que três livros foram o suficiente para explorar o que ele queria. E o último livro é o melhor dos três.

Em A Sombra da Serpente, o Apófis está se reerguendo e o Caos começa a ameaçar a Terra. Sadie e Kane que trouxeram Rá (Deus sol e inimigo de Apófis) de volta no segundo volume da série, correm contra o tempo nesse livro para encontrar manuscritos que contém a forma de derrotar Apófis. Mas é claro que logo no primeiro capítulo descobrimos que não será tão fácil dessa forma. 

Além de Carter e Sadie precisarem salvar o mundo, Walt está morrendo graças a maldição que corre no sangue de sua família e Zia terá uma missão muito difícil: cuidar de Rá e muito mais está por trás disso. 

Eu gostei de longe muito mais desse livro do que dos dois iniciais. Não que os outros dois não sejam bons, pelo contrário. São muito bacanas mesmo. Mas nesse terceiro livro o autor colocou um ritmo bem agitado e eu gosto muito disso em livros, sem muita enrolação e ação na medida certa para nos deixar muito alertas e morrendo de vontade de chegar ao final para descobrir como tudo será solucionado.

Assim como nos outros volumes, Rick Riordan apresentam a cultura egípcia aos montes, o que eu realmente adoro, já que sou fascinada pela cultura deles. Novos cenários, principalmente no Duat, são mencionados e descritos, e o tão esperado Primeiro Nomo aparece na trama de uma forma mais descrita do que nos outros livros, tendo Amós como Sacerdote-Leitor Chefe. E devo dizer, mais poderoso que nunca.

E falando em Sadie e Carter. Eles continuam sendo os mesmos personagens. Tenho que confessar que gosto muito mais das partes em que Sadie narra. Não sei se por ela ser menina, mas eu me divirto muito, mesmo em um cenário de caos como o do terceiro livro. Carter é mais "centrado" no que faz do que Sadie, e apesar de seus conflitos também serem interessantes, eu prefiro as partes em que sua irmã maluca aparece. 

O final foi mais ou menos como eu esperava. Claro que eu tive algumas surpresas bem bacanas, principalmente em relação aos Deuses egípcios e sua ações de um modo geral, não somente de um ou outro. Claro que algumas ações de alguns dos deuses principais foram mais chamativas que outras, mas todos tiveram uma participação bacana.

O livro fechou com chave de ouro essa trilogia. Todos os pontos principais foram resolvidos. É claro que pequenas coisas não foram totalmente exploradas, o que nos dá a esperança de que talvez no futuro, Rick Riordan resolva se aventurar mais uma vez no mundo dos Kane. O que eu posso fazer é torcer muito para que isso aconteça de forma a acrescentar ainda mais ao mundo egípcio criado pelo autor. Quem sabe vamos nos deparar com outros heróis egípcios daqui a alguns anos?

Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Oie!!
    Eu adoro ele, mas achei essa trilogia muito parecida com o Percy aí desisti no segundo livro, mas quem sabe, gostei da resenha e me deu vontade de voltar =D
    Bjocass

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez vou ser "a chata". Eu não gosto deste tipo de história e realmente não me interessei pela trilogia.
    Não que o autor não seja bom, ou que os livros sejam ruins. Pelo contrário, todos que conheço têm elogiado muito. Mas realmente não rola para mim!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro a escrita do rick riordan, já li a série toda do Percy Jackson e agora vou ler Os heróis do olimpo, que de certa forma também é do Percy, mas creio que não seja tão concentrada em determinados personagens e cenários...
    Tenho muita vontade de ler toda a série dos irmãos kane, porém ando com outras preferências, daí eles estão ficando para trás.
    Porém, pretendo comprar e ler até o fim do primeiro semestre do ano que vem se Deus quiser!
    Adorei sua resenha, ficou muito boa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hmmm !!!!
    Tehho o primeiro volume dessa trilogia aa mais de um ano em cs e não li ainda D: . Mas já esperaava que seria uma ótima leitura pq se tratando de rick riordan... Td é bom!! Quando eu enfim curar totalmente minha ressaca de IAN o q acho q vai demorar q eu tô lendo e tão lançando mais *0* eu inicio essa leitura =)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Morro de vontade de ler essa trilogia, mas ainda não tive a oportunidade. Só ouço comentários positivos sobre eles

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu ganhei o primeiro livro da serie, porém não gosto muito do tema, nem li a sua resenha, por causa que tem spoilers

    ResponderExcluir
  7. esse livro está na minha lista de desejados a muito tempo

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Como vc avisou sobres os possíveis spoilers, não prossegui na leitura da resenha. Espero mto dessa série, mas o que já li foi bastante satisfatório.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler essa trilogia! Muita gente já me falou que é bom, assim tenho mais vontade ainda de ler :). E a capa é linda!!

    ResponderExcluir
  10. Adoro o Rick Riordan e tenho muita curiosidade de ler as Crônicas dos Kane. Meus livros estão chegando, então logo eu lerei *-*

    A capa desse livro é maravilhosa...

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. adoro os livros do autor, e ja amo este serie, com toda certeza q vou ler este livro

    ResponderExcluir
  12. Stephania de Souza Ferreira15 de novembro de 2012 05:48

    amo os livros dele, ainda to lendo o segundo, mas terminarei correndo pra ler o proximo..

    ResponderExcluir
  13. adorei a resenha... com ceerteza lerei o livro..

    ResponderExcluir
  14. O/ tem evento amanhãa !!! Espero ansiosamente ouvir alguns spoilers que possam me chamar atençaão e fazer com que eu inicie essa saga xDD

    ResponderExcluir
  15. Agora que já saiu todos os livros vou começar a ler.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Gente que vergonha, eu nunca li nenhum livro do Rick Riordan. Adorei a resenha, me deu uma vontade de ler agora. Acho que já achei minha leitura para domingo. heheh
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Queria muito ler este livro, já li o primeiro e gostei

    ResponderExcluir
  18. acredita que nunca vi a serie? gostei muito

    ResponderExcluir
  19. Sei que o Rick nao é tããão especial assim, na maneira q ele escreve, mas ele tem um magnetismo impressionante e eu adoro os livros dele!

    Dessa série eu só li o primeiro, mas espero poder ler os livros em breve.

    =**

    ResponderExcluir
  20. ADORO todos os livros do Rick Riordan, sua narrativa e as ideias são incriveis!!!

    ResponderExcluir
  21. Como todos vocês também adoro o Rick Riordan, mas ainda não comecei esta série. Apesar de eu ter lido uns 75 livros este ano, que foi o meu record, ainda não é o suficiente para ler todos os livros que tenho aqui em casa. mas este está na minha fila...
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  22. Eu sou louca pra ler essa série e espero ler ainda, eu só li um livro do autor que foi Percy Jackson e os olimpianos o ladrão de raios e amei tenho certeza de que os outros livros dele são muito bons.

    ResponderExcluir
  23. Nunca li essa série.
    Mitologia não é a minha praia...

    ResponderExcluir
  24. não conheço muito a serie , mas gostei basatnte do estilo dela, é algo bem forte

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo