05/11/2012

Resenha | A estrela mais brilhante do céu

A estrela mais brilhante do céu
  • Autor: Marian Keyes
  • Editora: Bertrand
  • Páginas: 598

Existe um misterioso espírito que paira sobre o edifício número 66 da Star Street, em Dublin, Irlanda. Ele está em uma missão para mudar a vida de alguém. Em A Estrela Mais Brilhante do Céu, Marian Keyes demonstra mais uma vez sua técnica como uma dos grandes contadores de histórias da atualidade e sua vontade de ultrapassar limites na literatura. Os inquilinos do prédio 66 formam certamente um grupo excêntrico. Na cobertura mora Katie, uma mulher de 39 anos que trabalha como relações públicas de cantores e que só se preocupa com o tamanho de suas coxas e se seu namorado irá propor casamento. No apartamento abaixo, dividem o espaço dois poloneses mais a engraçada Lydia. No primeiro andar está Jéssica, a octogenária que vive com seu malvado cachorro e o filho adotivo. Já no térreo estão os recém-casados Maeve e Matt, que por mais que tentem esquecer o passado, não conseguirão.

Olá pessoas! Hoje trago para vocês a resenha do livro A estrela mais brilhante do céu, da autora Marian Keyes, publicado pela Editora Bertrand aqui no Brasil. Eu nunca tinha lido nada da autora antes e era bem curiosa para ler o seu trabalho, principalmente porque muitas pessoas elogiam muito a forma como ela escreve nesse gênero Chick-lit. E eu comecei de uma forma bem bacana.

Em A estrela mais brilhante do céu já temos um mistério logo de cara. Não sabemos quem é o narrador da história, apesar de algumas suspeitas terem me cercado. E esse narrador misterioso acompanha a vida de um prédio em que quatro famílias (ou grupos) vivem. No último andar mora Katie, uma mulher prestes a fazer 40 anos que ainda não se casou. No andar debaixo temos o apartamento de Lydia, Jan e Andrei que são apenas colegas de apartamento. No segundo andar vive Jemima, uma senhora que mora com seu cachorro Rancor e que é uma espécie de "medium". E para finalizar no primeiro andar, temos o casal Maeve e Matt, o núcleo mais misterioso da história.

Como eu nunca tinha lido nada da autora, eu me preparei para um livro leve e engraçado, mas me surpreendi. Nesse caso, apesar de ser chick-lit, a autora envolve muito o leitor com vários mistérios, e não só a história de uma mulher com alguns problemas, como em outros chick-lits. São vários conflitos completamente diferentes, envolvendo pessoas diferentes, em um livro só. Achei muito bacana todo esse envolvimento que não conhecia muito em chick-lits.

No início do livro, até um pouco para lá da página 120, temos muitas apresentações de personagens, o que deixa a leitura lenta. Afinal, são vários núcleos com suas próprias construções. E além disso, outros personagens vão sendo inseridos ao longo da narrativa. Fiquei um pouco lenta no início, mas depois li muito rápido as 400 páginas restantes. Você acha que é um livro grande, mas o tempo passa voando enquanto lê, graças a mudança constante de pontos de vista.

Sim, os capítulos são intercalados em pontos de vista. A príncipio eu me confundia um pouco, mas quando você se acostuma, percebe que dessa forma o livro ficou muito melhor. E a respeito dos personagens. Eu gostei de praticamente todos, mas a Lydia me chamou bastante atenção por ser bem maluca e dar graça a trama. Além dela, o mistério envolvendo o casal Matt e Maeve é bem legal. Você suspeita que algo está errado, mas não desconfia até estar bem no final do livro.

E sobre o narrador. Ao longo da história, ele vai dando pequenas pistas de quem é, além também de pequenas pistas sobre os mistérios adjacentes. 

De um modo geral, eu gostei bastante do primeiro livro que li da Marian Keyes. Escolhi esse por não fazer parte de uma série, e eu recomendo para você que quer ficar um pouco longe das séries e que também que uma história mais pé no chão, sem muitas coisas sobrenaturais. É uma ótima pedida para conhecer o trabalho da autora. 
 

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Olá! Acho a série grande, tanto os livros de forma individual quanto a série em si. Vejo muitos comentários com opiniões divergentes, alguns falam bem, outros falam mal, daí não dá pra saber em que confiar, haha!
    Tenho vontade de ler o livro de Los angeles, é o unico que eu acho que tenho interesse de ler...
    Adorei sua resenha, ficou muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro de tudo, a capa é linda. Segundo, não gosto de livros que mudam a narrativa, acho muito cansativo, além disso a algum personagens que narram e que dá vontade de pular todas as paginas até chegar a outro personagem.

    ResponderExcluir
  3. A capa de fato é muuito foofa!
    Tb acho meio chatos livros que mudam muito o ponto de vista, mas por não ser série estou disposta a ler este livro .
    ótima resenha Aline ! =]

    ResponderExcluir
  4. A capa é uma gracinha mesmo. Eu gosto (moderadamente) de chick-lits. As vezes, enjoa. Mas pelo fato da autora incrementar um pouco, adicionando mistério e desviando do padrão, acho que já vale um olhar mais atento à obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de ler chick lit, e os livros desta autora sempre são tão divertidos,
    achei curioso que não da para saber quem narra o livro até proximo do final..diferente,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. ME encantei pela Marian Keyes a alguns anos e desde então não parei de ler seus livros... acho que já tenho quase toda a coleção falto apenas Casório?! (q li mais ñ tenho); Agora ou nunca e este.
    Além de gostar de ler chick lit gosto muitos das histórias q a autora escreve.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    É uma série enoooorme, mas vale mto a pena. Leia "Melancia", esse por enqto é meu favorito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Achei o livro muito interessante, principalmente por causa da capa que é linda.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o livro, mesmo não gostando muito de livros assim, achei muito interessante, vou procurar saber mais

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser ótimo e amei a capa, é muito linda e fofa *--*! Marian Keyes é sempre uma ótima leitura! Então esse livro já esta na minha listinha de livros que quero!!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da Marian Keys, mas como não sou muito fã de Chick Lit nem sinto muita vontade. Gostei da sua resenha, mas mesmo assim não me animei pelo livro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  12. Stephania de Souza Ferreira15 de novembro de 2012 06:06

    parcece interessante, vou adicionar a minha lista

    ResponderExcluir
  13. gostei, vou comprar


    boa resenha

    ResponderExcluir
  14. adoro os livros dela, e gostei deste tbm
    vou correndo na livraria comprar!!!

    ResponderExcluir
  15. ah, adorei a resenha, boa como sempre Aline

    ResponderExcluir
  16. Que capa mais fofinha.
    Não faz muito o meu estilo. Mas sua resenha está ótima Aline. Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Eu sou muito pé atras com essa autora, comei tentando ler Sushi e depois Melancia, mais não consegui ir em frente com nenhum do dois, achei muito chato. Dizem que ela é um pouco parecida com a Sophie Kinsella, mas quem dera se fosse porque eu amo os livros da Sophie. Mais no ultimo mês, vi duas resenhas incluindo a sua, sobre os ultimos livros dela, e pelo que me falaram parece muito bom, então pensei em dar mais uma chance para ela.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, principalmente a capa, é linda!

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nenhum livro dessa autora, mesmo o povo falando tanto, dá pra acreditar?

    Assim, sei q todo mundo acha ela uma p#t$ escritora, mas pelo q eu sei das histórias ela simplesmente nao sai do previsivel, confortavel, etc tec

    =**

    ResponderExcluir
  20. minhas duvidas a respeito do livro, gostei da capa e do enredo da historia, mas a narrativa iria me confundir e muito no momento da leitura.

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda nao li nenhum livro dela, mas pelo que o povo comenta eles sao demais e sua resenha mostra que ele é bom mesmo!!

    Tambem achei a capa muito linda, eu quero muito ler algum livro dela

    ResponderExcluir
  22. Os moradores desse prédio são bem diferentes, rs.
    Parece bem interessante, ;)

    ResponderExcluir
  23. Adoro a autora.ja li alguns e tenho mais alguns ainda kkk
    Ja vi este livro em promocao mas nunca me interesei, agara se eu ver vou comprar adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo