13/11/2012

Resenha | As vantagens de ser invisível

As vantagens de ser invisível
  • Autor: Stephen Chbosky
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 223
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Olá pessoas! Hoje eu vou falar um pouquinho sobre o livro As vantagens de ser invisível. Esse livro já foi publicado a muito tempo atrás pela Editora Rocco, mas como o filme recentemente foi lançado, a Editora resolveu fazer um relançamento da obra, inclusive com a capa do filme. Já havia algum tempo que eu estava bem curiosa para ler a respeito e fiquei muito feliz com o que li.
Nessa trama, temos Charlie como protagonista. Diferente de vários livros, esse é formado por cartas que Charlie escreve a alguém. Não é um alguém dito, então todos os leitores se identificam muito, achando que é você aquele a receber as cartas. Depois de um acontecimento ruim, Charlie muda de escola indo para o High School. Lá ele conhece Sam e Patrick, já veteranos e prestes a se formar. Charlie é bem fechado e observador, mas com esses novos amigos ele passa a conhecer um pouco mais da vida adolescente de uma forma que ele jamais imaginou.
Bom, eu estava com uma expectativa grande em relação a esse livro, porque as opiniões são em peso positivas. E depois da leitura eu comecei a fazer parte desse time que se encantou com a obra de Stephen Ckbosky. Existe alguma coisa com Charlie que o faz ser como é. Ele, apesar da idade e se certa forma ter que saber de muitas coisas, é um tanto ingênuo com tudo ao seu redor, e o autor explora isso de uma maneira impecável.
Confesso que quando peguei o livro achei que Charlie sofria um bulling terrível desde a antiga escola e nessa também, por isso ele "é invisível". Mas isso é um engano. Charlie não sofre um bulling (pode até sofrer alguma coisa em algum momento), mas o sentido de invisível está em um outro contexto que é explicado em uma cena no livro. E achei super bacana.
Sam e Patrick são personagens formidáveis. Patrick é bem divertido e também tem segredos; já Sam é a típica menina que é bacana e que Charlie se encanta, apesar de ter um namorado. Os dois são de suma importância para a construção dessa "personalidade" nova que o Charlie constrói.
Li o livro em um dia e logo quando acabei precisei fazer pesquisas para confirmar certas coisas. É óbvio que aconteceu algo ao Charlie para ele se tornar um menino tão observador, receptivo aos amigos, fechado de certa forma e tão inocente em certos pontos. Eu desconfiei de várias coisas, mas só lá para frente que pude encarar a verdade e o que aconteceu com ele.
Com tiradas maravilhosas e diversas frases que eu vou guardar sempre, As vantagens de ser invisível me conquistou de uma forma diferente daquilo que eu havia pensado. É muito mais profundo em meio aquela narrativa que o autor faz parecer leve. E realmente dá a sensação de que você é infinito.
 

Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Fantástico!
    Acho que no final da resenha você disse tudo: "É muito mais profundo em meio aquela narrativa que o autor faz parecer leve."
    Penso que autor bom é o que faz o complicado parecer simples. A história triste ser contada com profundidade, mas com um pouco de leveza. Consegue fazer as páginas voarem e nossa imaginação também.
    Adorei e quero ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Geente, eu preciso desse livro! Acho que vou pedir ele de natal kkk :), Estou super ansiosa para ler ele!

    ResponderExcluir
  3. Estou muito ansiosa para ler esse livro. E a sua resenha me deixou mais ainda..rsrs

    Imagino que deva ser engraçado e interessante, não quero perder. *-*

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  4. Aline
    Gostei do livro pela seu entusiasmo no evento, mas não sei se quero muito ler agora, acho que vou dar vazão a minha estante cheia primeiro.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir
    obs: ainda esperando um beijo (o melhor o beijo certo) em Beauty and the Beast

    ResponderExcluir
  5. Já estava afim de ler esse livro, mas a sua resenha foi tão boa e tão entusiasmada que sinto necessidade de lê-lo o quanto antes!
    Não imaginei que o Charlie sofria bulling, mas também não fazia ideia que o livro era tão profundo assim, que mexia tanto com você e pelo visto é... gosto de leituras assim de vez em quando!
    Ótima resenha! :)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!
    Há eu quero tanto ler esse livro!!!! Tb achava que ele sofria bullying, vc só aguçou minha curiosidade em saber o que aconteceu com ele!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. Oiii !! Super entusiástica sua resenha ! Quero ler o livro e agora com filme a vontade se reacendeu mais ainda. Mas irei me segurar a fim de que eu leia o livro primeiro :)

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha me ganhou pela última frase moça: "E realmente dá a sensação de que você é infinito."
    Um livro que parece profundo mas de leitura leve. Quero ver se consigo ler antes de assistir ao filme...
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler o livro por causa do filme, que eu ainda não vi... eu prefiro ler o livro e depois ver o filme. O livro deve ser ótimo pelo tema bulliyng e você conseguir ler apenas em um dia.

    ResponderExcluir
  10. adorei sua resenha, vou ler o livro e ver o filme por sua causa..

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Stephania de Souza Ferreira15 de novembro de 2012 05:37

    gostei da resenha.. irei ver o filme...

    ResponderExcluir
  12. parece interessante, comparei pra ler,

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha, principalmente pelo seu entusiasmo. Foram mtas frases de impacto, coisas que nos fazem pensar.

    Parabéns!
    =*

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti o filme e achei maravilhoso! O livro deve ser muito melhor. O Patrick é muito divertido!
    :)

    ResponderExcluir
  15. Aline, você estava tão empolgada no evento desse livro e escreveu muito bem sobre ele.
    Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da sua rerenha. Já assisti ao filme a achei super bacana. Não dá pra desconfiar do que realmente aconteceu com ele. Passei o filme todo pensando uma coisa pra no final perceber que era outra totalmente diferente. Assim que tiver tempo vou ler o livro.

    ResponderExcluir
  17. Lendo o livro, depois eu volto aqui pra comentar mais

    ResponderExcluir
  18. UUUUUUUUUUUUUUUUU Adorei a resenha. Umas amigas minha assistiram o filme e recomendaram muito. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro, até que o filme foi lançado. Mas gostaria bastante de ler.

    ResponderExcluir
  19. Caramba! Não é a primeira resenha positiva que leio sobre esse livro, o que me empolga muito. Faz um tempo já que muita gente vem falando dele e, depois de ver que um filme sobre essa estória seria lançado, comecei a querer lê-lo. Me identifico muito com a estória e parece ser um assunto perfeito pra tratar. O Stephen, com certeza, tem muita coisa pra dizer com esse livro, e eu tenho grande vontade de escutar.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, to curiosa para ver o filme!

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da resenha, quero ler o livro!

    ResponderExcluir
  22. Tenho ouvido falar bastante do livro, mas nunca tive a oportunidade de ler.

    Creio que seja muito legal ler, especialmente se formos adolescentes, pq deve rolar uma identificação com os chars e coisa assim AIUSHAIUShIAUHS

    =**

    ResponderExcluir
  23. sinceramente estou curiosa com este livro pelo fato de ter saido o filme, porem o enredo tambem me chamou atenção. Ele ja esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  24. Comprei este livro porque li críticas muito boas, e com a sua resenha só fiquei mais ansiosa ainda para lê-lo! :D

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei o filme, e antes mesmo de assistir já estava curiosa para ler o livro. Sua resenha acabou me deixando mais ansiosa do que já estava!

    ResponderExcluir
  26. esse filme é bom demais, super interessante

    ResponderExcluir
  27. Adorei o evento, acabei ganhando o livro de presente mas ainda nao li, a historia parece bem interessante. Valeu a pena ver o intusiasmo de voces pelo livro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo