02/10/2012

Resenha | Divergente

Divergente
  • Autor: Veronica Roth
  • Editora: Rocco
  • Páginas: 504

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Oi pessoas! Hoje trouxe para vocês a resenha do livro Divergente, publicado pela Editora Rocco. Para quem não sabe, Divergente é uma distopia bem elaborada e diferente, escrito pela Veronica Roth. O lançamento dele foi em setembro, mas lá nos USA já tem o segundo livro da série lançado. Pelo o que eu soube, teremos mais uma trilogia distópica.

Em Divergente, o cenário é a antiga cidade de Chicago, que depois de muitas guerras, formou-se tendo como base uma sociedade formada por cinco facções: Audácia, Amizade, Erudição, Abnegação e Franqueza. O povo é dividido em cada uma dessas facções de acordo com suas características da personalidade. Mas para isso ao completarem 16 anos eles passam por um teste de aptidão em que escolhem em que facção devem se unir.

Lembrando que, se o jovem escolher uma facção diferente de sua família, ele ficará distante dela, sem contatos. E é nesse contexto que conhecemos Beatrice, uma cidadã da Abnegação que está prestes a passar pelo teste de aptidão para a sua tomada de decisão. Isso ocorre logo no início do livro, e já pela capa (quem conhece os símbolos das facções) já sabemos qual decisão ela tomará.

Acontece que Beatrice, acima de qualquer decisão, é uma divergente. O que é um divergente? Isso será transcrito ao longo da narrativa, mas é claro que esse tipo de pessoa de alguma forma trás desconfiança do governo. E vocês já imaginam onde tudo pode chegar.

Divergente se tornou um livro favorito para mim e uma surpresa também. Não esperava tanto, apesar de estar muito ansiosa para ler e de tantos pontos positivos nas opiniões fora do Brasil. Mas o livro me conquistou. Ele tem tudo o que uma boa distopia deve ter. Ação, uma proposta bacana a ideia distópica, uma pitada de romance, coragem... todos os elementos.

E personagens muito bem contruídos e maravilhosos. O livro é narrado por Beatrice e ainda bem que ela é uma personagem forte, que apesar de ser pequena, enfrenta muitas coisas, além de ter opiniões próprias. No decorrer do livro, ela muda/se descobre trazendo mais empatia a ela.

O livro é muito minuscioso. Digo isso porque ele é cheio de detalhes e caminhos. Não é só a história de Beatrice ou de qualquer outro personagem. Ele é um tanto denso e requer que você preste bem atenção nas pequenas coisas. Se você gosta de livro assim, corra e leia!

Insurgent se tornou para mim uma das continuações que mais aguardo no momento, mas sei que ela vai demorar um pouquinho a ser traduzida. Infelizmente. O livro para em um ponto importantíssimo e você quer saber mais e mais. Não parei de ler Divergente até saber onde toda aquela ideia de sociedade iria acabar, e fiquei na vontade! Para você que gosta de distopias, densidade em um livro, personagens fortes e uma narrativa muito bacana e fluída, te apresento Divergente.

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Eiii Aline!! Na verdade eu não tava muito animada com essa série não, até porque já li vários distópicos tipo jogos vorazes, Destino, ae vem mais uma trilogia, e já tenho tantos para ler, mas com sua resenha fiquei curiosa e vou sim dar uma oportunidade pra mais essa e vou ler!!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Todo vez q eu fico com vontade de ler uma série fico com peninha pq sei q minha pilha de livros de espera de leitura vai aumentar...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu amo distopias, então eu acredito que adorarei Divergente.

    Eu já estava animada com ele, mas como você, não esperava tanto assim. Agora que vi sua resenha já fiquei muito curiosa e doida de vontade de ler o livro.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Hmmm !!!
    Adoro distopiaas !! Mas antes de ler Divergente vo esperar o 2o sair pra nn ficar mt na ansiedade ...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!

    Depois do evento, eu fiquei bem mais curioso para ler esse livro. Espero que a Rocco não demore a lançar Insurgent por aqui. Ainda nem li Divergente kkkk

    Espero gostar tanto quanto você, mas espero mais ainda que a continuação seja muito boa. Porque, né, quando a gente gosta muito de um espera isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Após a resenha, fiquei interessada pela leitura desta série.Primeiramente ,saber que a protagonita possue uma personidade forte já é um grande incentivo e també gostei da ideia do teste aptidão.

    ResponderExcluir
  7. Sou suspeita para comentar, pois gosto bastante de distopias. Mas comparei as facções com as casas de Hogwarts. Preciso superar Harry Potter.

    ResponderExcluir
  8. Por se tratar de uma distopia eu fiquei logo curioso para ler Divergente, e já li muitas resenhas positivas sobre ele, mas algumas já falaram que ele é um livro bem denso, então eu acho que é melhor eu esperar até as férias para lê-lo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa.. estou super ansiosa para ler esse livro.. TODO MUNDO está falando desse livro e falando bem.. acho que vou ler pro pressão social mesmo kkkkk mas ruim não deve ser.. afinal tá fazendo bastante sucesso né?? :D

    ResponderExcluir
  10. Por se tratar de uma série, ainda não estou animada em iniciar a leitura do livro, mas é bom saber que tem de tudo para se tornar uma série de sucesso.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  11. Eu não sou a maior fã de distopias. Eu acho que vou espearar eles lançarem os outros livros, lançarem um box daquele lindo e barato! :)
    bj.

    ResponderExcluir
  12. Ain! Tô com ele aqui e não posso ler ainda! /o\
    Adorei a resenha Line! <3

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li , mas fui no evento da Marta e gostei da história ,mas como só tem 1 lançado no Brasil, vou esperar o lançamento dos outros para poder ler.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li divergente, mas como amo distopias, ele já é um dos primeiros da minha lista de desejados! As opiniões que eu li sobre o livro, só reforçaram a minha vontade de lê-lo, inclusive a sua resenha, aumentou bastante a minha ansiedade de tê-lo nas mãos, hihi. Fora que tem 504 páginas, simplesmente amo livros grandes, hahaha

    ResponderExcluir
  15. Nossa mais uma pessoa que adorou o livro, cada vez mais fico curiosa para ler este livro

    ResponderExcluir
  16. Divergente está na minha lista a muito tempo, quero muito ele

    ResponderExcluir
  17. Acho que já comentei por aqui antes falando que não gosto muito de distopias, acho que por experiencias ruins que tive com o gênero. A primeira resenha que eu vi desse livro foi no blog tempo a toa, e eu fiquei muito fascinada. Não tem como deixar de mencionar que o livro parece um pouco com jogos vorazes. Mas eu quero muito ler. E a propósito adorei a resenha *.*

    ResponderExcluir
  18. Amo distopias, então logo me interessei por Divergente.
    E nossa, que livro delicioso. Sabe aquele livro que você não quer largar e fica desesperado para saber o que vai acontecer? Então...é bem isso.
    Adorei ele

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler este livro, super curiosa

    ResponderExcluir
  20. Se eu não me engano o Tiago foi o primeiro a me falar sobre esse livro. Ache bastante interessante, mas tenho outros na frente. Vai ficar para o ano que vem

    ResponderExcluir
  21. Li este livro e fiquei muito surpresa, ele também superou todas as minhas expectativas. Ela conseguiu colocar muitos gêneros literários no livro e sem fazer confusão. Estou muito ansiosa para o lançamento de Insurgente, e pessoal, vai ser em Abril o lançamento, estou muito curiosa para ler ele.
    Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom esse livro. A história é bem legal e adorei esse sistema maluco que foi inventado. Eu acho que estaria ferrada se vivesse nessa época e lugar, porque não sei onde iria parar. É muito boa essa leitura, super recomendado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo