17/09/2012

Resenha de "Zumbis X Unicórnios"

Zumbis X Unicórnios
  • Autor: Diversos
  • Editora: Galera Record
  • Páginas: 388

Nesta antologia, editada por Holly Black e Justine Larbalestier, diversos contos apresentam fortes argumentos a favor de Zumbis de um lado e de Unicórnios de outro. Os argumentos, que incluem tanto pontos negativos e positivos de cada lado, são expostos por renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfeld, que deixam clara a preferência por um time ou outro.



 
Hey peeps! Mais uma resenha quentinha saindo aqui no blog. Dessa vez é da antologia de contos Zumbis X Unicórnios organizada pelas autoras Holly Black e Justine Larbalestier, publicado aqui no Brasil pela Galera Record. Antes de tudo, o que mais chama atenção no livro sem dúvidas é a capa. Super colorida e para cima, qualquer leitor a avista de longe em uma livraria.

Nesse livro, diferente de outras antologias que já li com outras propostas de contos, tudo é muito bem arranjado e divertido. Holly e Justine formam dois grupos: Unicórnios e Zumbis respectivamente, e para que ganhem pontos e façam o leitor gostar mais do seu time, cada uma formou um grupo de feras da literatura para compor esse livro. Mais um ponto que chama atenção.

A cada conto relatado temos os comentários de Justine e Holly que me fizeram rir bastante, principalmente Justine. E tenho que confessar que já me arrastei para o lado do time zumbi. Os contos são bem diversificados. É claro que os que eu mais estava esperando para ler eram os da Meg Cabot, Cassandra Clare e do Scott Westerfeld que são autores que eu já conheço e tenho um carinho pelo trabalho. Como já esperava o meu conto preferido ficou entre a Meg Cabot e a Cassandra Clare. Um conto que me surpreendeu foi o da Libba Bray que é o último do livro, abordando os zumbis. Gostei demais.

Um ponto negativo (nem é tão negativo...) foi que os contos que eu mais gostei foram os mais curtos da coletânea. Ao todo são 12 contos e desses 12, apenas três me chamaram a atenção e me fizeram querer mais histórias. Os outros também são bacanas, mas nada de tão supreendente. 

Dentre os que eu gostei, um breve comentário. O conto da Meg Cabot (Time dos Unicórnios) foi o que eu mais dei risada. Conta a história de Liz, uma jovem que está completando 17 anos e que a família resolve fazer uma festa de aniversário (só com eles e seus dois amigos, já que o restante da escola está em uma festa mais badalada) com um tema muito hilário. E além de tudo, adivinha o que ela ganha de aniversário de uma tia distante? Exatamente. 

Em Mãos Geladas, conto da Cassandra Clare (Time Zumbi), é abordado a volta da "vida" dos mortos de uma cidade como zumbis. O foco do conto são Adele e James, um casal que se ama muito, mas que tem seu amor interrompido pela morte prematura de James. Não dá para contar muito, porque justamente esse conto é o menor! Uma pena.

E finalmente em A Noite do Baile por Libba Bray (Time Zumbi) uma cidade nos EUA passa a ser comandada pelos adolescentes, já que seus pais e irmãos mais velhos foram infectados e são zumbis. Muitos tiveram que ser mortos. Gostei muito do que Libba Bray fez, já que em um curto espaço, ela nos apresentou o cenário, deu a história de dois personagems principais (Tahmina e Jeff que são os policiais da cidade) e além disso deu o contexto de um baile de formatura da escola. Parece muito, mas ela soube escrever tudo muito bem. Fiquei envolvida e queria mais.

De um modo geral, a antologia é bem armada e possui contos bem diferentes, para todos os gostos. Por isso digo: não é porque eu não adorei todos os contos que o livro é ruim. Ele é bem diversificado para que todo o público goste dele. Por isso, eu recomendo a todos a leitura. Vale a pena você conhecer novos autores e escolher um time para torcer.

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Hmmm !!!
    Riu bastante ?!? Adoro !!!!
    Realmente o fato da capa ser coloriida chama bem a atenção =)
    Curti bastante a resenha Aline !

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler um livro de contos, mais ainda não tive oportunidade! A capa é bem bonita mesma! Super curioso pelo conto do Scott!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou maluquinha por esse livro!!

    Pena que o povo tá dizendo que o team Zombie está ganhando! IUASHAUHSIUAHS

    ResponderExcluir
  4. A proposta do livro é diferente, gostei da ideia. Também goste de rir quando estou lendo, mas pela capa achei que deve ser um pouco infantil para mim.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  5. A proposta realmente é muito original e interessante. Além dos temas do debate nem serem os mais normais, a ideia de fazer um "debate de contos" é deliciosa.
    Ainda mais com bons autores.

    Como ja disse, sou Team Zumbi até o fim...rsrs

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. ava esperando uma resenha para ler, e até que achei interessante. Apesar de ainda achar que não vou gostar..hehe

    ResponderExcluir
  7. que legal este eu não conhecia aline, capa bastante colorida mas linda e gosto de livro de contos, li da meg e outras autoras o formatura infernal e gostei e deve ser mesmo divertido esse de zumbis vs . unicornios!!! bjs

    ResponderExcluir
  8. Já vi este livre em alguns blogs , mas esta é a primeira vez que paro para ler uma resenha sobre ele e... gostei!!
    A capa realmente atrai bastante a nossa atenção...rs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Não li muitas antologias, mas gostei de saber que os contos são diversificados. Pretendo lê-lo, curiosa para descobrir: ficarei ao lado time dos Zumbis ou dos Unicórnios ?

    ResponderExcluir
  11. Após a resenha, eu me interessei por esta antologia, sobretudo pelos autores,pois já li algumas de suas obras e adorei. Creio que a leitura dos contos trará a mesma satisfação.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha e fiquei muito afim de ler o livro! Estava meio em cima do muro, não sabia o que achar dele, mas não sabia muito qual era a proposta e que era tão divertido!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, a última antologia que eu li acho que ainda tava no ensino fundamental kkkk
    Na verdade não gosto muito de contos, pq fico órfã muito rápido... prefiro os romances... quanto mais longo melhor hauhsusa

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, porém o livro não me chama a atenção.

    ResponderExcluir
  15. eiii aline, esse livro finalmente chegou aqui na livraria, eu vou pegar ele emprestado pra ler, ja que voce falou bem dele!!! ebaaa

    ResponderExcluir
  16. No começo eu não dei a mínima por esse livro, só curti quando eu vi que tinha contribuição da meg. kkkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Esse filme já está nos meus desejados a muito tempo! E acho que não vai sair tão cedo, afinal o preço deste livro é beeem salgado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo