15/08/2012

Resenha de "A culpa é das estrelas"

A culpa é das estrelas
  • Autor: John Green
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 288
Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Hello people! Sim, chegou a minha vez de mostrar mais uma resenha caregada de emotividade e sem sentido (de certa forma) do livro A culpa é das estrelas, do autor John Green, publicado pela Editora Intrínseca. Sinceramente, mais uma vez fico sem palavras para começar uma resenha. A única coisa que se passa em minha cabeça para falar a vocês é: Leiam esse livro agora!

A culpa das estrelas conta a história de Hazel Grace, uma paciente diagnosticada com câncer e que se encontra em estado terminal, apenas se medicando paliativamente para que ela possa ter uma vida um pouco mais longa e tranquila de certa forma. Hazel frequenta um grupo de apoio de pessoas com câncer e é nesse local que ela conhece Augustus, um rapaz que também teve câncer e por esse motivo teve de amputar uma perna, mas que nesse momento está controlado.

Depois do repentino encontro, logo os dois passam a ser amigos e a história cresce aí. Ok. O que dizer? Não tenho um defeito. Um defeito sequer ao livro. Você deve estar pensando, mas é só mais uma história de um casal em que um (ou os dois no caso) está doente, virá uma bela lição de moral para um dos dois e para nós autores e no final possivelmente já sabemos o que irá acontecer.

Para algumas pessoas pode ser assim que o livro pode parecer, até mesmo depois da leitura. Mas, John Green teve uma delicadeza e um tato muito grande de trabalhar com esse tema que o tornou diferente dos outros. Tudo o que acontece em seu livro, bom ou ruim, tem um propósito que você entende ou não, mas tem.

Não espere só lágrimas. Dei muitas risadas ao longo do livro junto com Hazel e Augustus. Ambos os personagens são grandiosos em seus mundos. Outro ponto que eu necessito ressaltar. Os dois adoram ler! Até nos pequenos detalhes o livro me conquistou.

Desde o lançamento dele nos EUA eu estava esperando sua publicação aqui no Brasil e assim que pus as mãos nele mal pude me conter. Li o livro em um dia e junto com ele fiquei divagando inúmeras vezes sobre o que o autor escreveu. E sim, tive supresas apesar de todo o enredo "clichê".

Eu chorei, eu ri, eu senti tudo ao mesmo tempo. Não dá para descrever. O que você pode fazer para entender tudo o que eu escrevi (de forma maluca xD) é ler. Foi de longe até agora minha melhor leitura de 2012 e acho difícil algum livro bater.

Simples, romântico, encantador, profundo, etc... etc... etc.... São muitos adjetivos para tentar se aproximar, mas nada para mostrar realmente o que acontece. Apenas leia. 

Comente com o Facebook:

42 comentários:

  1. Eu preciso desse livro agora. Tenho lido resenhas tão boas sobre ele e mesmo já suspeitando do que vai acontecer no final e saber que vou chorar horrores, quero muito ler. E eu entendo quando vc diz talves a gente não compreenda sua resenha, mas é que com um livro como esse só lendo mesmo pra entender.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem um bom enredo, muito emocionante em certos momentos. Mas agora eu não tenho vontade de ler, por mais li ótimas resenhas. Quem sabe mais tarde.

    ResponderExcluir
  3. Aline, eu tenho esse livro aqui em casa mas estou simplesmente morrendo de medo de ler e não curti tanto quanto várias pessoas curtiram. Eu espero gostar.

    ResponderExcluir
  4. Aline, quero muito ler esse livro, desde que ouvir falar sobre ele, quero muito e sei que vou chorar, mas já falaram tão bem e agora vc com a resenha!!! parabéns adoreii *-*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse livro tem gerado muitos comentários por aí não é? Espero poder ler logo, mesmo sabendo que vou chorar até secar quando estiver lendo!

    Bjuuss

    ResponderExcluir
  6. Estou participando da promoção, pois ameeei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro me parece ser daqueles que nos fazem parar e refletir sobre a nossa própria vida. Quero muito ler.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. eu quando vi esse livro nem dei ousadia a ele mas...agora ai meu deus EU QUERO com toda a força do meu ser #montodesesperada já esta na minha lista de compras rsrsr sua resenha esta perfeita

    ResponderExcluir
  9. Nusss, deu pra ouvir a sua voz falando do livro Aline! kkkkk
    Agora, já que vc disse que foi a melhor leitura do ano até agora, pre-ci-so saber o que é que esse livro tem de tão especial?!
    Me resta o que? torcer pra ganhar a promo dele, já q tá fácil pra ngm e comprar não é opção agora... kkk

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é muito lindo. Eu adoro livros, então para mim são todos perfeitos. Meu amor é infinito.

    ResponderExcluir
  11. Livro super bem falado e que estou amando ver. Muito legal, real, e está fazendo tanta gente chorar que quero ler o livro só pra chorar também! É, é legal chorar lendo um livro. A gente nunca esquece u.u

    ResponderExcluir
  12. Aline
    Depois desta resenha vou ter que ler o livro, mas pelo tema com uma toalha de banho do lado, pois em se tratando de adolescentes, já sei que vai mexer lá no fundo dos meus sentimento... Só de ler a resenha já estou com vontade de chorar, imagine lendo o livro?
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro, li várias resenhas positivas sobre ele. Tenho certeza que é ótimo e que vou gostar!

    ResponderExcluir
  14. Livro de chorar hem .... quer muito ler, http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu li o primeiro capítulo e estou LOUCA para continuar!!!!!!
    Essa história te prende já no primeiro capítulo!
    Já estou vendo que vou chorar mtu >.<

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro, nunca vi NENHUMA resenha negativa desse livro, e sempre vejo a pessoa dizendo de como é emocionante esse livro que nos levam a riso ao choro. Quero muuuuuuito lê-lo logo!!!!

    ResponderExcluir
  17. Tem tudo para ser um livro muito bom, assim como vem mostrando o autor em suas obras, claro tive apenas a oportunidade de ler o primeiro capítulo do livro que foi disponibilizado no site do autor, porém em uma resenha vi um trecho que achei bem legal: "(…) - Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?"
    Me deixou muito curioso quero demais ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  18. quero muito esse livro, todos dizem que é muito emocionante, e que choram horrores. kkkkkk
    eu quero! :*

    ResponderExcluir
  19. Aline,depois da sua resenha A Culpa é das Estrelas será leitura obrigatória para mim!O fato de ser divertido já me atraiu bastante e sem dramas em excesso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Não conheço nenhum trabalho desse escritor, mas muitos já me indicaram, e depois desta resenha, como dissse a comentarista a cima, será uma leitura obrigatoria. Estou animado com o livro.

    ResponderExcluir
  21. Uau, você ficou supeeeer encantada com livro !
    Só resta ter um exemplar em mãos para ler, me emocionar, amar, ou odiar o livro !
    Realmente a estória é bastante clichê, mas o que não é clichê hoje em dia ? O que importa é como autor escreve o livro, isso que diferencia!
    Confesso que no começo não dei muita importância ao livro, mas depois de parar para ler a sinopse, ele me conquistou :]
    Beijoos :*

    ResponderExcluir
  22. Eu quero muito ler esse livro, ele está sendo muito bem elogiado nas resnhas que li, sem falar que a sinopse dele é muito linda. Adoro dramas.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi. Todo mundo falou a mesma coisa, que chorou e sorriu ao mesmo tempo, esse livro parece ser tão bom, foi sua melhor leitura até agora, então devo correr pra ler esse livro se eu não ganhar. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Realmente cativante, muito bem escrita, um convite a leitura, agora vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
  25. To louca pra ler esse livro. Já li várias resenhas positivas o que me deixa muito curiosa sobre ele. Também achei enredo meio clichê, acho que já li outros livros e vi filmes que tem esse tema, mas se a historia é bem contada não há problema. Espero ler em breve e também ler quem é você alasca, super curiosa.
    Bj

    ResponderExcluir
  26. Nossa todo mundo fala tao bem deste livro que terei que ler para conferir.Achei o tema interessante e a sinopse é bem convidativa.
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Depois de todos os depoimentos emocionados no CDL e desta resenha eu acho que vou continuar resistindo, mas no fim vou acabar lendo essa história que apesar de triste parece ser linda.

    ResponderExcluir
  28. Eu li e tbm acho que vale muito a pena ler.
    Eu que eu mais gostei é que apesar de ser drama a gente bastante, como vc disse.
    Muito bom!!!
    :)

    ResponderExcluir
  29. Nossa que curiosidade!!Me parece bem emocionante, e trata de assunto delicado apesar de clichê..Acho interessante o lado do bom humor importante né!Já tava doida pra ler depois da resenha então ANSIOSA.. ♥

    ResponderExcluir
  30. Esse livro está na minha lista de leitura, não sei se exatamente em breve, mas vou ler, com certeza. Sou extremamente chorona, então acho que vou desidratar e ficar muito revoltada com as estrelas...rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  31. Gente eu preciso ler esse livro, todo mundo fala que não sabe explicar o que sentiu pelo livro, se chorava se ria, preciso muito ler. Quero me emocionar também. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  32. Eu li esse livro e também é bem difícil falar sobre tudo o que eu achei!
    É bem como o Markus Zusac disse: "Você vai rir, chorar e ainda vai querer mais". O livro é bonito, divertido, inteligente, romântico e totalmente fora do padrão. John Green simplesmente me encantou e conseguiu fazer de A culpa é das Estrelas o melhor romance que já li! Recomendo a todos.
    Depois de ler, você consegue entender bem o significado de "Alguns infinitos são maiores que outros"...

    ResponderExcluir
  33. Eu quero muiro ler esse livro, ele parece ter uma história bem emocionante e dramática e as resenhas sobre ele foram bem positivas, então eu não acho que ele vá me decepcionar, mesmo ele sendo triste...

    ResponderExcluir
  34. quero demais ler esse livro é uma mistura de emoção com surpresa, a capa bonita

    ResponderExcluir
  35. Estou louca pra ler esse livro e vários outros livros do autor, são minhas próximas comprinhas!

    ResponderExcluir
  36. Li esse livro,praticamente comendo as frases, não tinha como parar, eu senti que se parasse, perderia algum detalhe da história. A escrita de John Green te leva "participar" das cenas, é uma escrita jovem e tem seu encanto, principalmente no 'Okay'..., e ainda termina de um modo completamente inesperado. Gostei muito desse livro.

    ResponderExcluir
  37. Apesar da resenha ter sido muito legal, a livro tem uma estoria muito triste para mim , não gosto de livro assim.

    ResponderExcluir
  38. a resenha fico otima, eu adoro esse livro

    ResponderExcluir
  39. a resenha fico legal, embora naum goste muito desse livro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo