17/07/2012

Resenha de "Resposta Certa"



Resposta Certa
  • Autor: David Nicholls
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 352
O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais...




Olá pessoas! A resenha de hoje é do livro Resposta Certa, escrito pelo David Nicholls, mesmo autor de Um Dia. O livro foi publicado aqui no país pela Editora Intrínseca. Para quem ainda não conhece Um Dia, é um livro bem dramático e emocionante. Diferente dessa ideia, Resposta Certa é um tanto cômico e bem mais leve do que sua outra obra.
Na narrativa somos apresentados a Brian, um estudante que inicia sua jornada pela universidade no início do livro em Literatura Inglesa. Assim que chega em sua universidade, logo se encanta pela estudante Alice, que nem preciso dizer, é popular, linda e distante. Além de todas as novidades, Brian resolve se inscrever em um concurso chamado Desafio Universitário, um programa televisivo de perguntas e respostas de conhecimento geral.
É claro que apesar de gostar dessa sensação e se achar capaz de participar do programa, Brian fica ainda mais motivado já que Alice também está no time.
Quando peguei o livro para ler, já estava esperando um tipo de texto muito diferente de Um Dia, e foi realmente o que eu li. David trouxe muitas experiências que todo o jovem universitário passa. A ansiedade, a mudança, a sensação de "estou virando um adulto" e tudo com muitas risadas. Além desses temas, é claro que ele também ressalta pontos mais ingleses da vida universitária.
A narrativa ocorre em primeira pessoa, mostrando totalmente a visão de Brian a respeito dos acontecimentos e personagens. Falando em personagens, o autor soube construir muito bem todas as personalidades envolvidas, principalmente de Brian. Em certos pontos se sentindo dono de si, mas logo na outra página se acha o pior ser do mundo, trazendo muito do mundo jovem.
Gostei de ter lido esse diferente lado do autor, mais engraçado. Só tenho um ponto negativo. Eu achei que o Desafio seria abordado ao longo da leitura, mas infelizmente isso só ocorre nos capítulos finais e muito rápido. Mesmo com essa ressalva, um ponto positivo que quero levar em consideração é que em todo o início de capítulo existe uma "pergunta" que de certa forma tem a ver com o capítulo. Uma jogada super bacana.
Espero ler mais trabalhos do autor e ter ainda mais experiências bacanas como foram nesse livro e no seu trabalho anterior.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Já é a segunda resenha deste livro que estou lendo hoje.
    Gostei muito de Um dia e agora acho que estou pronta para ler outro livro do David. Por mais que seja diferente de Um dia, acho que vou gostar.

    Beijocas,
    Thais - http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já li muitas resenhas positivas sobre Um Dia, mas eu ainda não me sinto seguro para ler o livro, eu tenho algum tipo de preconceito com livros que tratem apenas de romance. Por outro lado eu fiquei bem curioso sobre esse outro livro do David, como você falou ele parece ser uma leitura mais cômica.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu não li nenhum livro do David ainda, mas tenho muita vontade. Acho que é válido ler livros de autores diversos pq cada um tem uma maneira diferente de escrever.

    ResponderExcluir
  4. Aline
    Quando vi este livro me deu a maior vontade de ler, simplesmente porque gostei muito de Um Dia, da maneira do autor escrever e também porque os livros dele não são de série, coisa rara hoje em dia. Esta é a primeira resenha que leio sobre o livro, e agora então, fiquei com a certeza de que quero muito.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  5. Adoraria ler o livro Um Dia e principalmente este!

    http://achadosandcomprados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. tenho um marcador desse livro, desde que recebi fiquei doida pelo livro

    ResponderExcluir
  7. Que historia interessante parece ser bem legal, deve valer muito a pena ler, e acho que é um livro bem gostoso e divertido vou dar uma pesquisada pelas livrarias.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente eu ainda não li nada do David Nicholls, mas dizem que a narrativa e ótima.
    A história me parece ser muito boa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo