01/07/2012

Campanha Livrarias de portas abertas


Olá pessoas! O post desse domingo é um pouquinho diferente do que você já estão acostumados. Não é Caixa de Correio, mas é um pedido em forma de campanha. Acho que todos vocês sabem que pelo Brasil a fora nós temos leitores assíduos e apaixonados por livros. E para incentivo ainda maior, as Editoras brasileiras de muito boa vontade e com ideias muito criativas, realizam eventos de lançamentos pelos estados a fora, como um meio de divulgação do trabalho realizado. Não só eventos de editoras, mas também Clubes do Livro partindo da criatividade e ideia de leitores que adoram se reunir e discutir sobre um gosto em comum: a leitura.

Apesar de todo esse incentivo, todos nós também precisamos de um local adequado para que possamos nos encontrar. E então aí entra o papel das livrarias que nos acolhem e recebem na maioria das vezes os leitores. E então vocês devem estar se perguntando: Por que eu resolvi me mobilizar?

Infelizmente não são todos os lugares no Brasil que existem incentivos adequados por parte das livrarias aos leitores para a realização de eventos, sejam eles de editoras, clube de livro ou até mesmo receber autores. O que é um ponto muito triste, já que a divulgação além de alcançar ainda mais leitores, aumentando o número mínimo que nosso país possui, trás lucro para as empresas. Então, por que negar um espaço?

Acho que assim como eu, muitas pessoas concordam que as livrarias são um dos poucos lugares em que nos sentimos a vontade para conversar e interagir em relação aos livros. Tudo o que escrevo aqui não é nenhuma crítica negativa ou algo ruim. Só peço para que os donos e gerentes das grandes e pequenas livrarias tenham um carinho especial com o leitor que tanto frequenta esse local ainda tão pouco conhecido pelo povo brasileiro.

Se você apoia e acha que devemos ter mais atenção nesse quesito ou queira demonstrar sua opinião a respeito do assunto, sinta-se a vontade. Divulgue, faça um post no seu blog, converse com seus amigos loucos por livros. Tudo o que eu quero é um olhar especial ao leitor. Claro que isso existe em alguns locais, mas que isso se expanda e chegue até nas pequenas cidades.

Espero que vocês tenham entendido a ideia e que a apoiem. Um ótimo domingo recheado de leituras para vocês!

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Stephania Ferreira1 de julho de 2012 08:55

    apoio a ideia, realmente faz falta um lugar para encontro relacionados aos livros...

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Salvador as maiores livrarias (Cultura e Saraiva) têm seus espaços abertos. Graças aos céus! Mas imagino como deve ser ruim em outros locais as livrarias não cederem. Acho que no fim das contas, todo mundo ganha.

    Boa iniciativa, Aline.
    Cris Sanlim
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  3. Eiii Aline, concordo com vc, e já até te falei sobre o assunto e além de livrarias, axo que principalmente nos shoppings, acho que falta um espaço para eventos, que além de um local de compras, seja um lugar para encontros, e faz falta #ficaadica para os novos shoppings e pros atuais em suas expansões!!! Poxa tantas divulgações e tantos leitores como eu e vc muiiitos outros e não temos um lugar para conversar e debater o gosto em comum!!! Triste isso :(

    ResponderExcluir
  4. Eu sinto falta de um clube do livro :( Deveria ter um na Ilha do Goveernador.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que todos os amantes da leitura apoiam essa ideia. Eu pelo menos acho essencial e necessário isso.

    ResponderExcluir
  6. A maior livraria aqui de minha cidade cede o espaço, mas pena é que acontecem poucos eventos e quando acontecem são pouco divulgados, algumas vezes só sabemos depois que já aconteceu. Uma pena, por que como já foi dito, todos ganham com isso. Bjkss

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Sim, eu super apoio o seu post, realmente não temos muito espaço nas atividades culturais em muitos lugares do Brasil viu. Aqui na minha cidade mal tem livraria, quem dirá então uma que permita eventos do tipo.
    Parabéns pelo post, ótima iniciativa
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aline
    Moramos na capital do estado do Espírito Santo e estamos passando por este problema de falta de espaço e "apoio" das livrarias, então imagino como deve ser ruim também nas cidades menores. As livrarias deviam promover estes eventos, pois isso é até uma maneira de aumentarem a venda de livros. Vou divulgar sua campanha no meu blog. Parabéns pela iniciativa.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  9. Aline, espero que venha para o Estado uma livraria empenhada em divulgar e patrocinar os eventos relacionados com livros.

    ResponderExcluir
  10. Apoiado! As livrarias que tem por obrigação/interesse incentivar a leitura e que tem espaço deveriam apoiar os eventos literarios. Afinal, as pessoas que frequentam os eventos compram os livros.
    Até.

    ResponderExcluir
  11. Gostei dá ideia...
    super apoio esse tipo de atitude,aqui mesmo onde eu moro não tem muitos eventos literarios...Se tivesse iria em todos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post ALine"
    De fato aqui no Es os eventos literários são bem raros e não dispomos de muito apoio das livraras... Mas creio que isso vai melhorar uma vez que a população leitora está crescendo cada vez mais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: SD DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo